Bolsistas de Iniciação Científica produzem vídeo para auxiliar pais e cuidadores de crianças

Estímulo à criatividade das crianças ajuda a enfrentar o período de quarentena

Alunas da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas estão gravando vídeos para auxiliar a comunidade a enfrentar as dificuldades causadas pelo isolamento durante a quarentena. O primeiro teve como tema a forma de usar a criatividade para cuidar das crianças confinadas em suas casas. Um segundo vídeo deverá abordar a relação com adolescentes.

A iniciativa foi de duas bolsistas de Iniciação Científica, orientadas pela Profa. Dra. Solange Muglia Wechsler, do Grupo de Avaliação Psicológica do Potencial Humano da PUC-Campinas. O grupo também lançou recentemente uma cartilha que orienta como usar a criatividade como instrumento de desenvolvimento durante este período (Clique aqui para baixar a cartilha).

“Como trabalhamos com criatividade no nosso grupo de pesquisa, decidimos fazer um vídeo informativo com atividades diversas para serem utilizadas pelos pais e cuidadores durante este período, focando principalmente a utilização da criatividade como auxílio”, disse Maria Júlia Scarparo.
A outra bolsista, Júlia Negreiros, destaca a importância da relação de pais e filhos neste período. “No início da quarentena, tivemos uma reunião com a professora Solange, e abordamos essa questão do desenvolvimento da criatividade no lar, e da importância dos pais de darem atenção e proporcionarem momentos propícios para isso”, disse.

O primeiro vídeo pode ser visto abaixo e os próximos estarão disponíveis no site da PUC-Campinas.

Marcelo Andriotti
27 de abril de 2020