Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Informações do Curso


Objetivos

Formar docentes e pesquisadores de alto nível na área de Psicologia contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino da graduação no país e da produção de conhecimentos científicos.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas foi criado no final da década de setenta. Originou-se a partir de um Curso de Especialização que ao consolidar-se oportunizou a criação de um Mestrado Acadêmico com uma área de concentração em psicologia clínica. Do ponto de vista teórico foram respeitadas as duas principais abordagens que já estavam presentes na formação dos graduandos do então Instituto de Psicologia – comportamental e psicanalítica.  A construção do curso de Mestrado contou com a vinda de docentes prestigiados, reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior, que contribuíram para a formação dos primeiros mestres em Psicologia Clínica da Universidade e da região. Do final dos anos 70 ao início dos 90, foram formados 125 mestres em Psicologia Clínica e o corpo docente do programa integrava quinze pesquisadores. A partir de 1990, em função de uma demanda crescente, foi criada uma nova área de concentração no mestrado – psicologia escolar. Com o funcionamento desta nova área, várias mudanças ocorreram, dentre elas a reestruturação do espaço físico e a ampliação do corpo docente. A diversidade de posicionamentos teóricos e o contexto propício ao debate científico contribuíram para o necessário amadurecimento do Programa, qualificando-o para a submissão à CAPES da proposta do curso de Doutorado que contou com a aprovação, apoio e entusiasmo institucional. O incentivo havia surgido dos próprios avaliadores da CAPES que consideraram que já havia maturidade suficiente para a criação do nível doutorado de forma a tornar o Programa completo. Em 1995, inicia-se o doutorado em Psicologia da PUC-Campinas, constituindo-se na primeira experiência institucional neste nível de formação.

 

De maneira processual e contínua, a PUC-Campinas foi respondendo a evolução das políticas públicas para o ensino superior brasileiro e constituindo, em seu âmbito, as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa, desde a implantação do Programa de Iniciação Científica filiado ao PIBIC/CNPq até a implantação de uma carreira docente que prioriza a vinculação em tempo integral de todos os docentes pesquisadores com a Universidade, com metade das horas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no contexto dos Grupos de Pesquisa institucionais certificados junto ao Diretório de Grupos de CNPq. De modo análogo, a Faculdade Psicologia ao longo das décadas vem reestruturando seu currículo de forma a atender não só às diretrizes da área, mas também às mudanças estruturais da própria sociedade brasileira com repercussões para a categoria profissional do Psicólogo. As reestruturações curriculares objetivam, dentre várias dimensões, a integração da pesquisa com o ensino, da graduação com a pós-graduação, qualificando a formação do psicólogo de maneira integral e inserindo-o nos debates nacionais.

 

A Pós-Graduação Stricto Sensu, por outro lado, foi se ajustando às mesmas exigências, reformulando suas linhas de pesquisa e produção para dar consistência à área de concentração PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA, que passou a caracterizar o Programa como um todo a partir de 2005. A estrutura curricular atual permanece com uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa – intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, e instrumentos e processos em avaliação psicológica – em relação às quais integram-se grupos de pesquisa que contemplam a diversidade de teorias e práticas que constituem a profissão.

Público Alvo

Graduados em Psicologia e áreas conexas.

Processo Seletivo

Período de Inscriçõesde 20 de setembro a 08 de novembro de 2023 (inscrições prorrogadas)

documentos necessários - clique aqui

calendário - clique aqui

 

PUC-Campinas realiza, anualmente, um processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares em seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. As inscrições ocorrem, regularmente, no mês de outubro, e a seleção, no mês de novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

O número de vagas é fixado, anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto, cartão de crédito ou pix.

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.

Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

 

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos

14/11/2023 (das 9h às 12h)
Local: Auditório Monsenhor Salim - Campus II

 

Exame de suficiência em língua estrangeira

14/11/2023 (das 14h às 17h)
Opção: Inglês
Local: Auditório Monsenhor Salim - Campus II

 

Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)

14/11/2023 (das 14h às 18h)
Local: Auditório Monsenhor Salim - Campus II

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)

24/11/2023

 

Entrevistas (on-line)

28 e 29/11/2023

 

Publicação dos resultados classificatórios

12/12/2023 (às 17h)

 

Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:

PUC-CAMPINAS (CAMPUS II)

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Avenida John Boyd Dunlop, s/nº - Jardim Ipaussurama - Campinas/SP

CEP 13060-904

Ver mapa no site//www.puc-campinas.edu.br/campus-ii/

 

 

Documentos Necessários

Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:

- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).

- Histórico Escolar do Curso de Graduação *

- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **

- RG (ou RNM, se estrangeiro)

- CPF

- Anteprojeto de Pesquisa

 

* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.

 

Anteprojeto:

O anteprojeto deverá ser apresentado de maneira clara e resumida ocupando, no máximo, 10 páginas digitadas em espaço 1,5, letra Arial 12.

Deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social, pessoal para realização da pesquisa); Fundamentação teórica (referencial teórico e conceitos básicos envolvidos nos eixos dos fundamentos); Métodos (fundamentos metodológicos, participantes, material e procedimento); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências.

Observação: Trata-se de um anteprojeto, que deve exclusivamente fornecer ao colegiado do Programa condições para identificar possibilidades de acolhida do candidato nas diferentes Linhas de Pesquisa, bem como dar indicações do grau de familiaridade do candidato com o campo da pesquisa/ciência.

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.

 

- CNPq/MCTIC (*): Mestrado (GM).
* As bolsas da CAPES/MEC e do CNPq/MCTI dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 03 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
2) 03 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
3) 03 Módulos de Seminário Avançado de Pesquisa – disciplina obrigatória de 02 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos;
6) Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em língua estrangeira (preferencialmente em inglês).

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Ensino e Supervisão em Psicologia

- Métodos de Pesquisa em Psicologia I

- Métodos de Pesquisa em Psicologia II

 

A duração mínima do Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:

 

1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Obrigatória (3) Eletiva (3) Orientação
Obrigatória (2) Eletiva (2) SAP III -
Eletiva (1) SAP II Orientação -
SAP I Orientação - -
Orientação - - -

 

Disciplinas

  • A CONDIÇÃO HUMANA NO TRABALHO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa aspectos psicossociais do trabalho em diferentes contextos históricos e na atualidade. Utiliza o enfoque da Psicologia Social do Trabalho para discutir as repercussões dos modelos de organização do trabalho para o homem e a sociedade.

  • A ÉTICA DO CUIDADO NA PSICOTERAPIA: ESTUDOS SOBRE OS TEMAS E PROBLEMAS ATUAIS DAS PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa quais são os pressupostos, o modo de funcionamento e o desenvolvimento do método de tratamento psicoterápico, no que se refere à compreensão de uma ética do cuidado psicoterápico.

  • A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a teoria de Vigotski e sua contribuição para a compreensão do psiquismo humano. Aborda seus principais conceitos a luz dos seus pressupostos teórico-filosóficos. Busca compreender o método dialético nas pesquisas em psicologia. Repensa a contribuição das ideias do autor para as pesquisas e atuação no campo da psicologia.

  • A TEORIA DE HENRI WALLON E ASPECT AFETIVOS DESENV

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a teoria de Henri Wallon e suas contribuições para o campo teórico da Psicologia. Reflete sobre o papel da afetividade no desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem. Pesquisa a aplicação de seus conceitos nas pesquisas e nas práticas educativas.

  • ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS DO MÉTODO DE PESQUISA E DE TRATAMENTO NA PSICANÁLISE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os pressupostos, o modo de funcionamento e o desenvolvimento do método de tratamento psicoterápico do ponto de vista da psicanálise, explicitando seu método de pesquisa e tratamento.

  • AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA PEDIÁTRICA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Descreve e analisa procedimentos e instrumentos utilizados em pesquisas com crianças e adolescentes, seus cuidadores e profissionais de saúde, na área da Psicologia Pediátrica. Analisa pesquisas sobre desenvolvimento de crianças e adolescentes, com instrumentos para avaliação cognitiva, linguística, motora, sócio-afetiva-emocional, comportamental e acadêmica. Apresenta e discute procedimentos especiais usados em pesquisas e intervenções na área, para populações em risco de desenvolvimento e psicossocial, com destaque para a avaliação assistida.

  • AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA:PROC INSTRUM (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Análise dos procedimentos de avaliação psicológica aplicáveis ao contexto clínico. Estudo do processo de construção, adaptação e validação de instrumentos utilizados na avaliação psicológica clínica.

  • CLÍNICA E PESQUISA PSICANALÍTICA DA MATERNIDADE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda diferentes modalidades de atendimento psicanalítico à gestante e à mãe em termos de sua articulação com seus pressupostos teóricos, com pesquisas recentes na área do cuidado materno e pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social acerca da figura materna.

  • DISSERT MESTRADO-PSICOLOGIA (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • ENSINO E SUPERVISÃO EM PSICOLOGIA (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Focaliza o ensino de Psicologia no contexto do ensino superior, com ênfase na situação brasileira, considerando também o que ocorre no exterior. O processo ensino-aprendizagem será considerado dentro de um enfoque Científico, analisando-se as variáveis relevantes e fornecendo prática de pesquisa e ensino no uso de algumas tecnologias. Análise e discussão de currículos de Psicologia e das áreas de formação.

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS HUMANAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Focaliza o ensino de noções básicas de Estatística dentro de um enfoque voltado à compreensão dos métodos frequentemente empregados nas pesquisas em Psicologia.

  • ESTUDOS AVANÇADOS DO DESENVOLVIMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Ampliação do campo de estudos sobre desenvolvimento humano. Repensa a contribuição das teorias do desenvolvimento para o campo da Psicologia. Situa as teorias emergentes, o campo da pesquisa e seus pressupostos epistemológicos.

  • HUMANISMO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a evolução das tendências humanistas na história e nas atualidades da Psicologia, assim como suas decorrências para a prática clínica e para o desenvolvimento de pesquisas que se baseiam na aplicação do método fenomenológico, priorizando a descrição, compreensão e interpretação dos elementos psicológicos com ênfase nos significados da experiências.

  • IDENTIFICAÇÃO DA CRIATIVIDAD E ESTILOS PENSAR(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Conceituações da criatividade sob diferentes modelos teóricos. Questões envolvidas na compreensão do processo e do produto criativo. Características das pessoas criativas. Avaliação multidimensional da criatividade. Identificação de Superdotados e talentosos. Estilos de pensar, criar e aprender. Implicações sobre estilos de pensar e aprender no rendimento acadêmico. Pesquisas sobre identificação da criatividade e estilos de pensar.

  • INVESTIGAÇÃO E PSICANÁLISE:MÉTOD PSICANALÍTIC(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Esta disciplina visa introduzir o aluno ao conhecimento dos fundamentos epistemológico do método psicanalítico, bem como prepará-lo para seu uso em pesquisas clínicas.

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA I (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Análise dos aspectos teóricos e instrumentais da pesquisa em Psicologia e das bases éticas de sua realização, com ênfase em pesquisas relacionadas à Prevenção e Intervenção Psicológica e à Avaliação Psicológica.

  • MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Análise de métodos atuais de pesquisa em psicologia, com ênfase em questões epistemológicas e na adequação a diferentes modalidades de atenção psicológica em instituições e na comunidade.

  • O COTIDIANO NA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa perspectivas teóricas e estratégias metodológicas que adotam o cotidiano como espaço privilegiado para a compreensão da relação indivíduo-sociedade.

  • ORIENT DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa:

  • PESQ PSICOLOGIA:DESENVOLVIM METODOLÓGICOS(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Análise de desenvolvimentos e propostas metodológicas aplicáveis à pesquisa em Psicologia, em especial à Psicologia Clínica.

  • PRÁT PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa elementos psicológicos presentes em relações interpessoais decorrentes de práticas psicológicas de caráter clínico em instituições e na comunidade. Estuda as possibilidades de desenvolvimento de programas e serviços preventivos no campo da Saúde Mental.

  • PROCEDIM EXPR TRANSIC PESQ CLÍN IMAG COLET (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A disciplina introduz o aluno ao uso detalhado e epistemologicamente fundamentado de procedimentos expressivos na pesquisa de imaginários coletivos, tendo em vista a produção de conhecimentos capazes de orientar práticas psicológicas preventivas em instituições. Diferentes procedimentos são considerados desde, uma perspectiva investigativa fundada numa visão intersubjetiva, dialógica e transicional do fenômeno humano.

  • PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta e analisa a área da Psicologia Pediátrica e sua aplicação em diferentes contextos, assim como inter-relação com a Psicopatologia do Desenvolvimento e seus temas associados, como proteção e risco ao desenvolvimento, resiliência, vulnerabilidade, autorregulação e temperamento. Enfatizam-se as questões téorico-metodológicas da área.

  • PROCESSOS DE STRESS, COPING E SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Descreve e analisa a conceituação, as abordagens teóricas, os tipos de intervenções e delineamentos de pesquisas sobre o processo de enfrentamento (coping) do estresse, no campo interdisciplinar da Psicologia da Saúde, sob uma perspectiva desenvolvimentista.

  • PROCESSOS PSICOTERÁPICOS E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOAFETIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os pressupostos, o modo de funcionamento e o desenvolvimento dos métodos de tratamento psicoterápico, no que se refere à compreensão das suas teorias do desenvolvimento psicoafetivo que são a base de sua ação clínica.

  • PSICANÁLISE E NARRATIVA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta a narratividade como campo de pesquisa psicanalítica, tendo como pressuposto a relação orgânica entre o viver, o narrar e o processo de elaboração psíquica, estabelecida desde Freud e recuperada por estudiosos e pesquisadores contemporâneos.

  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E MUDANÇA SOCIAL (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Fundamentos teóricos sobre a Psicologia Comunitária e seus Pressupostos conceituais. Processos sociais e suas relações com saúde psicológica em níveis individuais e coletivos. Estratégias de Avaliação e intervenção preventiva em comunidades. Psicologia da Libertação.

  • PSICOLOGIA CRÍTICA: TEORIA E PRÁTICA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a história e constituição da Psicologia Crítica e algumas de suas principais tradições teóricas. Focaliza a Psicologia como Ciência do Sujeito e a Psicologia Social da Libertação.

  • PSICOLOGIA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS TEOR-PRÁTICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Ampliação do campo da inclusão para além dos portadores de deficiência e da escola. Repensa o conceito de inclusão, de portador de necessidades especiais, da diferença, do preconceito e da discriminação. Pesquisa os processos de inclusão em diferentes espaços e de diversas naturezas, com foco nos aspectos que promovem o desenvolvimento das pessoas e o acesso a condições de vida mais digna.

  • PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Políticas sociais e políticas públicas, processos de elaboração, administração, e avaliação e o conhecimento psicológico. Ética social e valores que norteiam a ação do psicólogo na interação com indivíduos ou comunidades em processos de mudanças. Políticas de proteção especial a crianças e adolescentes – avaliação e processos de implantação de medidas de proteção. Risco e Proteção. A psicologia crítica, avaliação e formulação de políticas sociais.

  • PSICOLOGIA ESCOLAR: QUESTÕES E CONTROVÉRSIAS (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A psicologia no contexto educativo, origem, história e desenvolvimento da área como profissão e ciência. Escola, Educação e Psicologia Escolar no Brasil. Psicologia, Educação e Democracia. O psicólogo no contexto educativo, funções e papéis. A ideologia Educacional na sociedade capitalista e o psicólogo neste contexto.

  • PSICOMETRIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os conceitos básicos de Psicometria, focando os parâmetros psicométricos básicos necessários aos instrumentos de avaliação psicológica.

  • QUESTÕES E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO COGNITIVA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Enfoca diferentes concepções, métodos, técnicas e processos atuais que permitam a avaliação cognitiva. Analisa criticamente o valor e as limitações dos recursos disponíveis neste campo, com ênfase em aspectos éticos, científicos e metodológicos.

  • SAÚDE MENTAL E TRABALHO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a possível relação entre Saúde Mental e Trabalho em diferentes enfoques teóricos. Discute contextos reais de trabalho que podem influenciar o processo saúde/doença mental.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA IV (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA V (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA VI (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • TEMAS AVANÇ DESENVOLV CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Distinções entre criatividade e inovação. Liderança e inovação. Tipos de pensamento envolvidos na solução de problemas. Hemisfericidade cerebral e comportamentos criativos. Ambiente criativo na sala de aula. Estratégias para o desenvolvimento do pensamento criativo. Programas educacionais para atendimento aos superdotados criativos. Clima criativo nas organizações. Pesquisas sobre criatividade e inovação aplicadas em diferentes áreas.

  • TENDÊNCIAS AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICO-EDUC(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Parâmetros nacionais e internacionais de construção de instrumentos psicológicos e psico-educacionais. Modelos teóricos envolvidos na construção de escalas psicológicas e psico-educacionais. Questões avançadas na investigação da validade, precisão e padronização de testes e escalas psicológicas e psico-educacionais. Adaptação de instrumentos psicológicos e psico-educaionais para as outras culturas. Metodologias para análise de resultados de instrumentos psicológicos e psico-educacionais. Análise da produção científica em avaliação psicológica e psico-educacional.

  • TÓPICOS EM PSICOLOGIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa: Abrir espaço no currículo para a inserção de temas que abordem temas atuais em psicologia. Abrigar cursos de pesquisadores internacionais que complementem a formação dos estudantes da pós-graduação em psicologia.

Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção

O grupo vem desenvolvendo pesquisas científicas sobre práticas psicológicas clinicas que privilegiam modalidades diferenciadas de atencão psicológica em contextos institucionais variados. Objetiva-se a proposição de programas de prevenção e intervenção clínicas que possam gerar serviços de atenção psicológica adequados as necessidades de indivíduos e coletivos. Os pesquisadores compartilham, além da linha de pesquisa, a intenção de elaborar, a partir de uma compreensão da prática, uma redefinição do conceito tradicionalmente associado à psicologia clínica, de modo a legitimar modalidades de atenção psicológica outras, que constituam ums perspectiva ampliada em relação aos modelos psicoterápicos tradicionais. A partir de uma interlocução, fenomenologicamente fundada, entre perspectivas humanistas e winnicottianas, encontra-se em pleno desenvolvimento uma reflexão metodológica centrada no uso de narrativas, que permite uma aproximação heuristicamente fecunda ao acontecer clínico.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • TANIA MARA MARQUES GRANATO
  • VERA ENGLER CURY

Avaliação psicológica do potencial humano

Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes contextos. Este grupo está sediado no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP), na PUC-Campinas, criado em 1994 e tem atuado nas seguintes temáticas: a) avaliação da inteligência; b) avaliação e desenvolvimento da criatividade; c) avaliação do temperamento ; d) avaliação dos estilos de pensar; e) identificação de indivíduos com altas habilidades/superdotação; f) avaliação em psicologia positiva; g) avaliação das competências socioemocionais . Suas produções envolvem a publicação de artigos e livros, manuais de testes psicológicos, participação em associações cientificas.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • SOLANGE MUGLIA WECHSLER
  • TATIANA DE CASSIA NAKANO PRIMI

GEPINPSI - Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação

As repercussões do grupo estão estritamente relacionadas à implementação de políticas públicas para qualidade da educação pública municipal e a inserção de profissionais de psicologia nas unidades escolares para a disseminação de ações de enfrentamento e prevenção à violência pela via da participação social e comunitária.O grupo produz conhecimento sobre praxis que integra teoria e prática, com com fundamentos da Psicologia da Libertação de Ignácio Martín-Baró, Psicologia Crítica Alemã de Klaus Holzkamp e Historico- Cultural com a interlocução de diferentes países, principalmente do continente americano e europeu em países com Dinamarca, Alemanha, Inglaterra e Grécia.As contribuições do grupo desenham modelo de atuação profissional em comunidades e escolas públicas, formula políticas públicas para Educação, Assistência Social e Direitos Humanos. Visa a descolonização da Psicologia para o contexto brasileiro repercutindo na formação de novos profissionais para a área.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO

Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas

As pesquisas desenvolvidas têm contribuído para a analise dos processos de constituição dos sujeitos em práticas educativas, focalizando aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski e seus seguidores. Utiliza-se a arte como mediação dos processos psicológicos para acessar as vivências dos sujeitos. Como resultado, se constrói novas compreensões para dados fenômenos e a sistematização do método. Destaca-se, ainda, a formação de profissionais de psicologia para atuar em contextos coletivos, a partir da Psicologia Escolar Crítica, que se contrapõe às visões hegemônicas do papel do psicólogo na escola. São produzidos, também, materiais para educadores e formadores de psicólogos, visando disseminar visões e modos de compreensão do desenvolvimento que o tomam como janelas de possibilidades infinitas que tem no meio sua fonte, valorizando a escola pública. Site: www.prospedpuc.com.br

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
  • WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA

Psicologia do Trabalho e Carreira: Pesquisa e Intervenção

O propósito essencial do grupo consiste em pesquisar aspectos psicológicos envolvidos na relação das pessoas com o trabalho em suas múltiplas dimensões. Tem como finalidade produzir conhecimento passível de promover saúde, qualidade de vida no trabalho e melhores decisões de carreira por meio de estratégias de avaliação, intervenção e proteção a transtornos mentais ocupacionais. Adota recursos metodológicos qualitativos, quantitativos e de desenho misto vinculados aos referenciais da Teoria Social Cognitiva de Carreira e do Trabalho Decente.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS
  • RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL

Saúde Mental e Desenvolvimento Humano: Avaliação, Prevenção e Intervenção

A saúde é um campo de estudos de suma importância para a Psicologia, já que possui um amplo espectro de estudos interdisciplinares, sendo de fundamental importância na explicação do bem-estar do ser humano. Mais especificamente, diversas variáveis biopsicossociais são integradoras como fatores de risco e/ou proteção na saúde mental no decorrer do processo de desenvolvimento humano. As pesquisas deste grupo vêm gerando publicações, tais como artigos internacionais/nacionais, livros, capítulos de livros e produtos técnicos, nas diversas faixas etárias, e em contextos variados. As metodologias empregadas na produção de conhecimentos mesclam delineamentos quantitativos e qualitativos explorando a avaliação e intervenção em transtornos e fatores de risco e proteção da saúde mental. Com produção de conhecimento baseado em evidências procura-se contribuir na capacitação de pesquisadores, bem como o desenvolvimento de parcerias de pesquisa e de novos conhecimentos científicos e práticos.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
  • LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
  • MAKILIM NUNES BAPTISTA

Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica

Pesquisas sobre aspectos teóricos e práticas que visam a construção, adaptação e uso de instrumentos e procedimentos da avaliação psicológica, em diferentes áreas de atuação.

Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano

Estudos que visam aos processos de desenvolvimento humano em contextos clínicos, institucionais, educativos, comunitários e laborais, e a intervenções psicossociais e psicoterápicas, segundo diferentes abordagens e modelos teóricos.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
28/02/2024 Fatores de proteção para a saúde mental do trabalhador: efeitos de um trabalho decente e com significado Barbi, Karina Borgonovi Silva Messias, João Carlos Caselli Tese de doutorado
28/02/2024 A experiência vivida por gestantes e profissionais da rede pública no programa de acompanhamento ao período pré-natal Abreu, Cintia Souza de Cury, Vera Engler Tese de doutorado
22/02/2024 Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão Carvalho, Tatiana Oliveira de Nakano, Tatiana de Cássia Tese de doutorado
20/02/2024 Segurança psicológica como fator motivador de trabalhadores da saúde Rocha, Mônica de Oliveira Messias, João Carlos Caselli Tese de doutorado
16/02/2024 Escala brasileira de mutismo seletivo: construção e evidência de validade Vieira, Elisa Maria Neiva de Lima Wechsler, Solange Muglia Dissertação de mestrado
11/12/2023 Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta Zambrano, Pedro Dante Mendonça Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato Dissertação de mestrado
29/06/2023 A atitude de empatia revisitada na relação de médicos residentes com seus pacientes: um estudo psicológico Takaki, Nadini Brandão de Sousa Cury, Vera Engler Tese de doutorado
28/06/2023 Preconceito e desumanização: experiência de maternagem de mulheres-mães lésbicas Ribeiro, Leticia Jóia Granato, Tania Mara Marques Tese de doutorado
15/06/2023 A experiência vivida por médicos cirurgiões: um estudo psicológico Wolf, Geni Aparecida de Jesus Cury, Vera Engler Tese de doutorado
27/02/2023 Cascatas desenvolvimentais em pré-escolares: estudo longitudinal durante a pós-pandemia Araujo, Murilo Fernandes de Enumo, Sônia Regina Fiorim Tese de doutorado
24/02/2023 Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes Borges, Anna Karolina Santoro Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato Tese de doutorado
14/02/2023 Experiência emocional de mulheres com mutação genética associada ao câncer de mama: estudo interdisciplinar Visintin, Carolina Del Negro Granato, Tania Mara Marques Tese de doutorado
07/02/2023 Construção e investigação de evidências de validade de uma escala de autoeficácia para atletas brasileiros Campos, Carolina de Nakano, Tatiana de Cássia Tese de doutorado
07/02/2023 Capacitação em competências socioemocionais para adolescentes em início de carreira laboral Oliveira, Allan Waki de Nakano, Tatiana de Cássia Tese de doutorado
13/12/2022 Imaginário coletivo de profissionais do CAPS AD sobre o cuidado a familiares de pessoas que fazem uso dependente de álcool Carias, Antonio Richard Granato, Tania Mara Marques Tese de doutorado
28/06/2022 "A menina abrigada não tem ninguém”: encontros narrativos sobre a violência intrafamiliar Bonfatti, Sofia Creato Granato, Tania Mara Marques Tese de doutorado
27/06/2022 Escala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricas Barboza, Chaielen Marchiolli Wechsler, Solange Muglia Tese de doutorado
10/03/2022 Abusadores sexuais de crianças: análise do perfil criminal e da repetição de abusos Franco, Renata Lagrotta Wechsler, Solange Muglia Tese de doutorado
25/02/2022 Processo de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes Gobbo, Jessica Particelli Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato Tese de doutorado
22/02/2022 Chuteiras novas para pés descalços: imaginário coletivo de jovens futebolistas Kopanakis, Annie Rangel Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello Tese de doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado
  • Coordenador
    VERA ENGLER CURY
  • Área de Concentração
    Psicologia como Profissão e Ciência
  • Local Campus II
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial

Impacto na Sociedade


Cartilhas

RELATOS DA EXTENSÃO E DA PESQUISA DA PUC-CAMPINAS

Promovendo Projetos de Vida na Adolescência

Maternidade em Tempos de Covid-19

Enfrentamento do Estresse da Covid-19 para Trabalhadores da Saúde

Criatividade e Saúde Mental em Tempos de Pandemia

Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação


Membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação

  • Professor Doutor André Luiz Monezi Andrade
  • Corpo Técnico-Administrativo Elaine Cristina Machado de Oliveira
  • Discente do Doutorado Gustavo Renan de Almeida da Silva
  • Professor Doutor João Carlos Caselli Messias
  • Professor Doutor Makilim Nunes Baptista
  • Discente do Mestrado Mariana Gentili Perez
  • Professor Doutor Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
  • Professora Doutora Vera Engler Cury (coordenadora)

Notícias Relacionadas


Vídeos


TENHO INTERESSE



Compartilhe:


  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-6891 / 3343-6892

 

 E-mail

ecv.pospsico@puc-campinas.edu.br