Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PPG em Psicologia promove eventos sobre saúde mental e processos de revisão e pesquisa para a publicação de artigos científicos

Minicurso e reunião científica foram voltados a professores, estudantes e membros da comunidade externa

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psicologia promoveu, no último dia 10 de junho, no Auditório da Biblioteca do Campus II, um minicurso e uma reunião científica voltados a professores, estudantes e membros da comunidade externa tendo como temas a saúde mental e processos de revisão e pesquisa para a publicação de artigos científicos.

Com o título “Uma Intervenção para Promover a Saúde Mental e Prevenir a Depressão nos Jovens: O Programa SMS (Sucesso, Mente e Saúde)”, o minicurso, ministrado pela Profa. Dra. Ana Paula Matos, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), em Portugal, abriu os trabalhos tratando de um programa de prevenção de psicopatologia, especificamente de depressão, em crianças e adolescentes, que vêm sendo desenvolvido em alguns países ao redor do mundo.

Com o título “Uma Intervenção para Promover a Saúde Mental e Prevenir a Depressão nos Jovens: O Programa SMS (Sucesso, Mente e Saúde)”, o minicurso, ministrado pela Profa. Dra. Ana Paula Matos, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), em Portugal, abriu os trabalhos tratando de um programa de prevenção de psicopatologia, especificamente de depressão, em crianças e adolescentes, que vêm sendo desenvolvido em alguns países ao redor do mundo.

Logo depois, foi a vez da reunião científica, composta pelo doutorando em Psicologia pelo Dipartimento di Scienze del Sistema Nervoso e del Comportamento (em tradução livre para o português, Departamento de Ciências do Cérebro e do Comportamento) da Università di Pavia, na Itália, e integrante do WHYPsy LAB da mesma universidade, Mateus Eduardo Romão, e pelo doutorando em Saúde Pública pelo Dipartimento di Sanità Pubblica, Medicina Sperimentale e Forense (em tradução livre para o português, Departamento de Saúde Pública, Medicina Experimental e Forense), também da Università di Pavia, Giacomo Belli, cujo tema foi “Revisão Sistemática para Jovens Pesquisadores: Do Questionamento à Construção da Evidência”, que tratou da elaboração de artigos de revisão, revisão narrativa, scoping review, revisão sistemática, metassíntese e outros assuntos relacionados.

De acordo com o responsável pelo evento, o Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista, a ideia de trazer a professora Ana Paula Matos para o evento foi, além de apresentar algumas novidades no campo da psicologia, estimular novas parcerias de pesquisa e estreitar as relações “com os nossos irmãos portugueses”. Sobre a parceria do PPG em Psicologia da PUC-Campinas com a Università di Pavia e ambos os doutorandos, por sua vez, Makilim explica que já há material publicado por todos, tanto em revistas brasileiras quanto internacionais. “A relação está sendo bastante frutífera e as pesquisas realizadas contam com vários temas”, diz.

Novos estudos e estreitamento de relações
De acordo com o responsável pelo evento, o Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista, a ideia de trazer a professora Ana Paula Matos para o evento foi, além de apresentar algumas novidades no campo da psicologia, estimular novas parcerias de pesquisa e estreitar as relações “com os nossos irmãos portugueses, e isso é muito importante porque, com a proximidade, inclusive da língua e também da cultura, Portugal tem muito mais afinidade cultural com o Brasil do que com quaisquer outros países da Europa e ela trouxe essa temática da depressão e das doenças correlatas em crianças e adolescentes, apresentando toda a parte de desenvolvimento do Programa de Prevenção de Psicopatologia com o qual ela está envolvida e que conta com parcerias nos Estados Unidos, na Suécia e em outras nações”.

Ainda sobre o programa, o professor Makilim diz que nele há uma parte em que os profissionais trabalham com os pais e uma outra, principal, cujo desenrolar se dá com as crianças e  adolescentes em suas escolas em formato de gamificação, que se configura através do uso de elementos de jogos, como desafios, recompensas e rankings, em contextos não relacionados a jogos com o intuito de engajar e motivar pessoas a atingir objetivos, sendo um conceito muito utilizado na educação e em treinamentos corporativos.

“Através desse processo, as crianças e adolescentes vão obtendo tarefas e ganhando pontos e essas tarefas estão relacionadas, obviamente, a aumentar o bem-estar deles. No Brasil, nós não temos, ao menos que eu saiba, um projeto similar, de tamanha abrangência como esse desenvolvido em Portugal, então, é interessante que nós tenhamos conhecimento de trabalhos como esse, inclusive, porque é preciso que venhamos a interagir com profissionais da área de software, TI e outras mais, como pedagogia, psicologia, informática e afins, pois é um programa de difícil execução e, obviamente, que este necessita de financiamento, não sendo um valor baixo o necessário para o seu desenvolvimento e, além da questão financeira, existe ainda um aspecto cultural, pois, por mais que Portugal seja um país culturalmente bastante próximo ao nosso, nós contamos com características próprias, peculiaridades, mas, sem dúvida nenhuma, ao apresentar o programa e o software utilizado, a professora despertou, de fato, muita curiosidade nos espectadores”, explica Makilim.

Em relação a reunião científica, a primeira parte foi realizada de modo on-line, em inglês, uma vez que o médico legista italiano Giacomo Belli, doutorando em Saúde Pública, encontrava-se em seu país natal. Durante a sua fala, como já mencionado, ele tratou de artigos de revisão, revisão narrativa, scoping review, revisão sistemática, metassíntese, entre outros assuntos correlatos.

Vários tipos de revisão e outros assuntos correlatos
Em relação a reunião científica, a primeira parte foi realizada de modo on-line, em inglês, uma vez que o médico legista italiano Giacomo Belli, doutorando em Saúde Pública, encontrava-se em seu país natal. Durante a sua fala, como já mencionado, ele tratou de artigos de revisão (tipo de trabalho científico que analisa, sintetiza e discute pesquisas anteriores sobre um tema específico), revisão narrativa (também conhecida como revisão tradicional ou narrativa da literatura, é um tipo de revisão bibliográfica que visa apresentar um panorama amplo sobre um determinado tema, explorando o “estado da arte” e as tendências na literatura), scoping review (em tradução livre para o português, “revisão de escopo”, que se configura como um tipo de síntese de evidências que visa mapear, sistematicamente, a amplitude das evidências sobre um tópico, campo ou conceito específico), revisão sistemática (tipo de pesquisa que visa sintetizar, avaliar e interpretar resultados de estudos primários (artigos científicos originais) sobre uma questão específica, utilizando métodos rigorosos e reprodutíveis), metassíntese (metodologia de pesquisa qualitativa que visa sintetizar os resultados de diversos estudos qualitativos sobre um mesmo tema, buscando uma compreensão mais aprofundada e interpretativa do fenômeno em estudo), entre outros assuntos correlatos. De acordo com o professor Makilim, Giacomo é, através da Università di Pavia, um grande parceiro de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

A segunda parte da reunião científica foi realizada pelo psicólogo, doutorando da mesma universidade, Mateus Eduardo Romão, que falou mais sobre scoping review. Mateus tratou do assunto de maneira mais detalhada e falou sobre elementos práticos, dentre os quais, sobre como este deve ser realizado e as suas principais características.

A segunda parte, por sua vez, foi realizada pelo psicólogo, doutorando da mesma universidade, Mateus Eduardo Romão, que falou mais sobre scoping review. Mateus, que se encontra no Brasil há cerca de dois meses estudando junto ao PPG de Psicologia da PUC-Campinas e que, em breve, deve retornar à Itália, tratou do assunto de maneira mais detalhada e falou sobre elementos práticos, dentre os quais, sobre como este deve ser realizado e as suas principais características.

Relação frutífera
Sobre a parceria do PPG em Psicologia da PUC-Campinas com a Università di Pavia e ambos os doutorandos e suas respectivas orientadoras, Makilim explica que já há material publicado por todos, tanto em revistas brasileiras quanto internacionais. “A relação está sendo bastante frutífera e as pesquisas realizadas contam com vários temas. O Mateus e o Giacomo, por exemplo, têm trabalhado com a temática do suicídio, com a qual eu também trabalho, analisando cartas de pessoas que tiraram a própria vida, e com os chamados “dead works”, que são trabalhos que envolvem a morte, como os realizados nas funerárias, nos cemitérios, o dos médicos legistas, que trabalham com a preparação do corpo, a autópsia, o contato com familiares no enterro, ou seja, pessoas que, geralmente, não têm muita atenção da nossa cultura ou de outras culturas. A gente vem fazendo um trabalho interessante, tanto qualitativo quanto quantitativo, e a intenção é fazer coletas, por exemplo, no Brasil, na Inglaterra e na Itália para posterior publicação. Então, essa também é uma relação bastante estreita do nosso PPG com a Università di Pavia”, encerra o professor.



Daniel Bertagnoli
27 de junho de 2025