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Doutorado

Programa de Pós-Graduação

Psicologia

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Informações do Curso


  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Doutorado
  • Coordenador
    VERA ENGLER CURY
  • Área de Concentração
    Psicologia como Profissão e Ciência
  • Local Campus II
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial
  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-6891 / 3343-6892

 

E-mail

ecv.pospsico@puc-campinas.edu.br

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  • Grupos de Pesquisa
  • Linhas de Pesquisa
  • Teses e Dissertações
  • Periódico do Programa

Objetivos

Formar docentes e pesquisadores de alto nível na área de Psicologia contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino da graduação no país e da produção de conhecimentos científicos.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas foi criado no final da década de setenta. Originou-se a partir de um Curso de Especialização que ao consolidar-se oportunizou a criação de um Mestrado Acadêmico com uma área de concentração em psicologia clínica. Do ponto de vista teórico foram respeitadas as duas principais abordagens que já estavam presentes na formação dos graduandos do então Instituto de Psicologia – comportamental e psicanalítica.  A construção do curso de Mestrado contou com a vinda de docentes prestigiados, reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior, que contribuíram para a formação dos primeiros mestres em Psicologia Clínica da Universidade e da região. Do final dos anos 70 ao início dos 90, foram formados 125 mestres em Psicologia Clínica e o corpo docente do programa integrava quinze pesquisadores. A partir de 1990, em função de uma demanda crescente, foi criada uma nova área de concentração no mestrado – psicologia escolar. Com o funcionamento desta nova área, várias mudanças ocorreram, dentre elas a reestruturação do espaço físico e a ampliação do corpo docente. A diversidade de posicionamentos teóricos e o contexto propício ao debate científico contribuíram para o necessário amadurecimento do Programa, qualificando-o para a submissão à CAPES da proposta do curso de Doutorado que contou com a aprovação, apoio e entusiasmo institucional. O incentivo havia surgido dos próprios avaliadores da CAPES que consideraram que já havia maturidade suficiente para a criação do nível doutorado de forma a tornar o Programa completo. Em 1995, inicia-se o doutorado em Psicologia da PUC-Campinas, constituindo-se na primeira experiência institucional neste nível de formação.

 

De maneira processual e contínua, a PUC-Campinas foi respondendo a evolução das políticas públicas para o ensino superior brasileiro e constituindo, em seu âmbito, as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa, desde a implantação do Programa de Iniciação Científica filiado ao PIBIC/CNPq até a implantação de uma carreira docente que prioriza a vinculação em tempo integral de todos os docentes pesquisadores com a Universidade, com metade das horas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no contexto dos Grupos de Pesquisa institucionais certificados junto ao Diretório de Grupos de CNPq. De modo análogo, a Faculdade Psicologia ao longo das décadas vem reestruturando seu currículo de forma a atender não só às diretrizes da área, mas também às mudanças estruturais da própria sociedade brasileira com repercussões para a categoria profissional do Psicólogo. As reestruturações curriculares objetivam, dentre várias dimensões, a integração da pesquisa com o ensino, da graduação com a pós-graduação, qualificando a formação do psicólogo de maneira integral e inserindo-o nos debates nacionais.

 

A Pós-Graduação Stricto Sensu, por outro lado, foi se ajustando às mesmas exigências, reformulando suas linhas de pesquisa e produção para dar consistência à área de concentração PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA, que passou a caracterizar o Programa como um todo a partir de 2005. A estrutura curricular atual permanece com uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa – intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, e instrumentos e processos em avaliação psicológica – em relação às quais integram-se grupos de pesquisa que contemplam a diversidade de teorias e práticas que constituem a profissão.

Público-Alvo

Mestres em Psicologia ou áreas de domínio conexo, graduados em Psicologia ou áreas conexas com produção científica comprovada.

Processo Seletivo

Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2024 (inscrições prorrogadas)

edital - clique aqui

formato do anteprojeto - clique aqui

acesso ao histórico de inscrições

 

 

Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS II)
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Avenida John Boyd Dunlop, s/nº - Jardim Ipaussurama - Campinas/SP
CEP 13060-904
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-ii/

 

 

Anteprojeto:

O anteprojeto deverá ser apresentado de maneira clara e resumida ocupando, no máximo, 10 (dez) páginas digitadas em espaço 1,5, letra Arial 12.

Deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social, pessoal para realização da pesquisa); Fundamentação teórica (referencial teórico e conceitos básicos envolvidos nos eixos dos fundamentos); Métodos (fundamentos metodológicos, participantes, material e procedimento); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências.

Observação: Trata-se de um anteprojeto, que deve exclusivamente fornecer ao colegiado do Programa condições para identificar possibilidades de acolhida do candidato nas diferentes Linhas de Pesquisa, bem como dar indicações do grau de familiaridade do candidato com o campo da pesquisa/ciência.

Documentos Necessários

Conforme estabelecido no Edital.

Dr. André Luiz Monezi Andrade

Acesso Lattes
andre.andrade@puc-campinas.edu.br
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Dr. Jean Carlos Natividade

Acesso Lattes
jean.natividade@puc-campinas.edu.br
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Dr. João Carlos Caselli Messias

Acesso Lattes
joao.messias@puc-campinas.edu.br
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Dr.ª Leticia Lovato Dellazzana Zanon

Acesso Lattes
leticia.zanon@puc-campinas.edu.br
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Dr. Makilim Nunes Baptista

Acesso Lattes
makilim.nunes@puc-campinas.edu.br
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Dr.ª Raquel Souza Lobo Guzzo

Acesso Lattes
rguzzo@puc-campinas.edu.br
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Dr. Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

Acesso Lattes
rodolfo.ambiel@puc-campinas.edu.br
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Dr.ª Solange Muglia Wechsler

Acesso Lattes
wechsler@puc-campinas.edu.br
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Dr.ª Tatiana de Cassia Nakano Primi

Acesso Lattes
tatiananakano@puc-campinas.edu.br
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Research Gate
ORCID
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Dr.ª Vera Engler Cury

Acesso Lattes
vengler@puc-campinas.edu.br
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Dr.ª Vera Lucia Trevisan de Souza

Acesso Lattes
vtrevisan@puc-campinas.edu.br
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Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira

Acesso Lattes
wanderlei.oliveira@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
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- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.

 

- CNPq/MCTI (*): Doutorado (GD).

* As bolsas da CAPES/MEC e CNPq/MCTI dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).

 

Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

.

São necessários um total de 32 créditos para a obtenção do diploma de Doutor em Psicologia, área de concentração: Profissão e Ciência. Os créditos (*) são assim distribuídos:

 

1) Disciplinas obrigatórias = 04 créditos (duas disciplinas, perfazendo 02 créditos, duas horas/aula);
2) Seminários Avançados de Pesquisa – SAP = disciplina obrigatória, 06 créditos (três SAPs, perfazendo 02 créditos, duas horas/aula). Só poderá ser cursado um SAP por semestre.
3) Disciplinas eletivas = 06 créditos (duas disciplinas, perfazendo 03 créditos, três horas/aula);
4) Tese = 16 créditos;
5) Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em língua estrangeira (preferencialmente em inglês).

 

As disciplinas obrigatórias são de duas naturezas:

a) Obrigatória Geral, que deve ser cumprida por todos os alunos regularmente matriculados no Doutorado no 1º semestre letivo. Trata-se da disciplina indicada abaixo:
- Tendências e Perspectivas em Psicologia Científica (Obrigatória geral)

b) Obrigatória de Linha, serão oferecidas duas das quais o aluno escolherá uma a ser cursada no 1º semestre letivo de acordo com seu Projeto de Tese:
- Psicologia – Teorias e Práticas nos contextos de desenvolvimento humano
- Avaliação Psicológica: Fundamentos

Cada doutorando, portanto, cumprirá a Obrigatória Geral e uma das duas Obrigatórias de Linha que corresponda a seu projeto de Tese.

 

SAP – Seminário Avançado de Pesquisa: inclui três módulos obrigatórios de 02 créditos a serem cumpridos em três semestres consecutivos. Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

 

A estrutura do Doutorado busca seguir as orientações das agências externas, e supõe um tempo de titulação ideal de quarenta e oito meses (48 meses), o equivalente a oito semestres para a obtenção do título de Doutor em Psicologia.

 

Ao final do quarto semestre letivo, o doutorando deve submeter seu projeto ao Exame de Qualificação, que confirma ou reorienta a direção do projeto de pesquisa do aluno. Para que o Exame de Qualificação seja produtivo, é necessário que o aluno tenha tido ao menos dois semestre de orientação. Ao final do oitavo semestre, o aluno defende publicamente sua tese, que aprovada, lhe conferirá o título de Doutor em Psicologia. O doutorando poderá titular-se em trinta meses; para tanto deverá cumprir todos os créditos até o terceiro semestre letivo.

 

O aluno que ingressar diretamente da Graduação no Curso de Doutorado, via Processo Seletivo, deverá integralizar os créditos em disciplinas, obrigatórias e eletivas, correspondentes aos níveis Mestrado e Doutorado, além da Tese, num prazo máximo de 48 meses, fazendo jus ao título de Doutor em Psicologia.

 

(*) Para a obtenção do título de Doutor, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:

 

1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º ao 8º semestre
Obrigatória Geral Eletiva (1) Eletiva (2) Orientação
Obrigatória de linha SAP II SAP III -
SAP I Orientação Orientação -
Orientação - - -

 

Disciplinas

  • A CONDIÇÃO HUMANA NO TRABALHO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa aspectos psicossociais do trabalho em diferentes contextos históricos e na atualidade. Utiliza o enfoque da Psicologia Social do Trabalho para discutir as repercussões dos modelos de organização do trabalho para o homem e a sociedade.

  • A ÉTICA DO CUIDADO NA PSICOTERAPIA: ESTUDOS SOBRE OS TEMAS E PROBLEMAS ATUAIS DAS PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa quais são os pressupostos, o modo de funcionamento e o desenvolvimento do método de tratamento psicoterápico, no que se refere à compreensão de uma ética do cuidado psicoterápico.

  • A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a teoria de Vigotski e sua contribuição para a compreensão do psiquismo humano. Aborda seus principais conceitos a luz dos seus pressupostos teórico-filosóficos. Busca compreender o método dialético nas pesquisas em psicologia. Repensa a contribuição das ideias do autor para as pesquisas e atuação no campo da psicologia.

  • A TEORIA DE HENRI WALLON E ASPECT AFETIVOS DESENV

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a teoria de Henri Wallon e suas contribuições para o campo teórico da Psicologia. Reflete sobre o papel da afetividade no desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem. Pesquisa a aplicação de seus conceitos nas pesquisas e nas práticas educativas.

  • ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS DO MÉTODO DE PESQUISA E DE TRATAMENTO NA PSICANÁLISE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os pressupostos, o modo de funcionamento e o desenvolvimento do método de tratamento psicoterápico do ponto de vista da psicanálise, explicitando seu método de pesquisa e tratamento.

  • AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA PEDIÁTRICA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Descreve e analisa procedimentos e instrumentos utilizados em pesquisas com crianças e adolescentes, seus cuidadores e profissionais de saúde, na área da Psicologia Pediátrica. Analisa pesquisas sobre desenvolvimento de crianças e adolescentes, com instrumentos para avaliação cognitiva, linguística, motora, sócio-afetiva-emocional, comportamental e acadêmica. Apresenta e discute procedimentos especiais usados em pesquisas e intervenções na área, para populações em risco de desenvolvimento e psicossocial, com destaque para a avaliação assistida.

  • AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA:PROC INSTRUM (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Análise dos procedimentos de avaliação psicológica aplicáveis ao contexto clínico. Estudo do processo de construção, adaptação e validação de instrumentos utilizados na avaliação psicológica clínica.

  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA:FUNDAMENTOS (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Enfoca diferentes concepções, métodos, técnicas e processos atuais em Avaliação Psicológica. Analisa criticamente o valor e as limitações dos recursos disponíveis neste campo, com ênfase em aspectos éticos e metodológicos.

  • CLÍNICA E PESQUISA PSICANALÍTICA DA MATERNIDADE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda diferentes modalidades de atendimento psicanalítico à gestante e à mãe em termos de sua articulação com seus pressupostos teóricos, com pesquisas recentes na área do cuidado materno e pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social acerca da figura materna.

  • ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS HUMANAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Focaliza o ensino de noções básicas de Estatística dentro de um enfoque voltado à compreensão dos métodos frequentemente empregados nas pesquisas em Psicologia.

  • ESTUDOS AVANÇADOS DO DESENVOLVIMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Ampliação do campo de estudos sobre desenvolvimento humano. Repensa a contribuição das teorias do desenvolvimento para o campo da Psicologia. Situa as teorias emergentes, o campo da pesquisa e seus pressupostos epistemológicos.

  • HUMANISMO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a evolução das tendências humanistas na história e nas atualidades da Psicologia, assim como suas decorrências para a prática clínica e para o desenvolvimento de pesquisas que se baseiam na aplicação do método fenomenológico, priorizando a descrição, compreensão e interpretação dos elementos psicológicos com ênfase nos significados da experiências.

  • IDENTIFICAÇÃO DA CRIATIVIDAD E ESTILOS PENSAR(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Conceituações da criatividade sob diferentes modelos teóricos. Questões envolvidas na compreensão do processo e do produto criativo. Características das pessoas criativas. Avaliação multidimensional da criatividade. Identificação de Superdotados e talentosos. Estilos de pensar, criar e aprender. Implicações sobre estilos de pensar e aprender no rendimento acadêmico. Pesquisas sobre identificação da criatividade e estilos de pensar.

  • INVESTIGAÇÃO E PSICANÁLISE:MÉTOD PSICANALÍTIC(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Esta disciplina visa introduzir o aluno ao conhecimento dos fundamentos epistemológico do método psicanalítico, bem como prepará-lo para seu uso em pesquisas clínicas.

  • O COTIDIANO NA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa perspectivas teóricas e estratégias metodológicas que adotam o cotidiano como espaço privilegiado para a compreensão da relação indivíduo-sociedade.

  • PESQ PSICOLOGIA:DESENVOLVIM METODOLÓGICOS(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Análise de desenvolvimentos e propostas metodológicas aplicáveis à pesquisa em Psicologia, em especial à Psicologia Clínica.

  • PRÁT PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa elementos psicológicos presentes em relações interpessoais decorrentes de práticas psicológicas de caráter clínico em instituições e na comunidade. Estuda as possibilidades de desenvolvimento de programas e serviços preventivos no campo da Saúde Mental.

  • PROCEDIM EXPR TRANSIC PESQ CLÍN IMAG COLET (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A disciplina introduz o aluno ao uso detalhado e epistemologicamente fundamentado de procedimentos expressivos na pesquisa de imaginários coletivos, tendo em vista a produção de conhecimentos capazes de orientar práticas psicológicas preventivas em instituições. Diferentes procedimentos são considerados desde, uma perspectiva investigativa fundada numa visão intersubjetiva, dialógica e transicional do fenômeno humano.

  • PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta e analisa a área da Psicologia Pediátrica e sua aplicação em diferentes contextos, assim como inter-relação com a Psicopatologia do Desenvolvimento e seus temas associados, como proteção e risco ao desenvolvimento, resiliência, vulnerabilidade, autorregulação e temperamento. Enfatizam-se as questões téorico-metodológicas da área.

  • PROCESSOS DE STRESS, COPING E SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Descreve e analisa a conceituação, as abordagens teóricas, os tipos de intervenções e delineamentos de pesquisas sobre o processo de enfrentamento (coping) do estresse, no campo interdisciplinar da Psicologia da Saúde, sob uma perspectiva desenvolvimentista.

  • PROCESSOS PSICOTERÁPICOS E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOAFETIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os pressupostos, o modo de funcionamento e o desenvolvimento dos métodos de tratamento psicoterápico, no que se refere à compreensão das suas teorias do desenvolvimento psicoafetivo que são a base de sua ação clínica.

  • PSICANÁLISE E NARRATIVA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta a narratividade como campo de pesquisa psicanalítica, tendo como pressuposto a relação orgânica entre o viver, o narrar e o processo de elaboração psíquica, estabelecida desde Freud e recuperada por estudiosos e pesquisadores contemporâneos.

  • PSICOLOGIA - TEORIAS E PRÁTICAS NOS CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Estuda e analisa modelos e abordagens teórico-práticas da Psicologia em diferentes contextos de desenvolvimento humano.

  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E MUDANÇA SOCIAL (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Fundamentos teóricos sobre a Psicologia Comunitária e seus Pressupostos conceituais. Processos sociais e suas relações com saúde psicológica em níveis individuais e coletivos. Estratégias de Avaliação e intervenção preventiva em comunidades. Psicologia da Libertação.

  • PSICOLOGIA CRÍTICA: TEORIA E PRÁTICA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a história e constituição da Psicologia Crítica e algumas de suas principais tradições teóricas. Focaliza a Psicologia como Ciência do Sujeito e a Psicologia Social da Libertação.

  • PSICOLOGIA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS TEOR-PRÁTICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Ampliação do campo da inclusão para além dos portadores de deficiência e da escola. Repensa o conceito de inclusão, de portador de necessidades especiais, da diferença, do preconceito e da discriminação. Pesquisa os processos de inclusão em diferentes espaços e de diversas naturezas, com foco nos aspectos que promovem o desenvolvimento das pessoas e o acesso a condições de vida mais digna.

  • PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Políticas sociais e políticas públicas, processos de elaboração, administração, e avaliação e o conhecimento psicológico. Ética social e valores que norteiam a ação do psicólogo na interação com indivíduos ou comunidades em processos de mudanças. Políticas de proteção especial a crianças e adolescentes – avaliação e processos de implantação de medidas de proteção. Risco e Proteção. A psicologia crítica, avaliação e formulação de políticas sociais.

  • PSICOLOGIA ESCOLAR: QUESTÕES E CONTROVÉRSIAS (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A psicologia no contexto educativo, origem, história e desenvolvimento da área como profissão e ciência. Escola, Educação e Psicologia Escolar no Brasil. Psicologia, Educação e Democracia. O psicólogo no contexto educativo, funções e papéis. A ideologia Educacional na sociedade capitalista e o psicólogo neste contexto.

  • PSICOMETRIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os conceitos básicos de Psicometria, focando os parâmetros psicométricos básicos necessários aos instrumentos de avaliação psicológica.

  • QUESTÕES E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO COGNITIVA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Enfoca diferentes concepções, métodos, técnicas e processos atuais que permitam a avaliação cognitiva. Analisa criticamente o valor e as limitações dos recursos disponíveis neste campo, com ênfase em aspectos éticos, científicos e metodológicos.

  • SAÚDE MENTAL E TRABALHO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a possível relação entre Saúde Mental e Trabalho em diferentes enfoques teóricos. Discute contextos reais de trabalho que podem influenciar o processo saúde/doença mental.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • TEMAS AVANÇ DESENVOLV CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Distinções entre criatividade e inovação. Liderança e inovação. Tipos de pensamento envolvidos na solução de problemas. Hemisfericidade cerebral e comportamentos criativos. Ambiente criativo na sala de aula. Estratégias para o desenvolvimento do pensamento criativo. Programas educacionais para atendimento aos superdotados criativos. Clima criativo nas organizações. Pesquisas sobre criatividade e inovação aplicadas em diferentes áreas.

  • TENDÊNCIAS AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICO-EDUC(M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Parâmetros nacionais e internacionais de construção de instrumentos psicológicos e psico-educacionais. Modelos teóricos envolvidos na construção de escalas psicológicas e psico-educacionais. Questões avançadas na investigação da validade, precisão e padronização de testes e escalas psicológicas e psico-educacionais. Adaptação de instrumentos psicológicos e psico-educaionais para as outras culturas. Metodologias para análise de resultados de instrumentos psicológicos e psico-educacionais. Análise da produção científica em avaliação psicológica e psico-educacional.

  • TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS PSICOLOGIA CIENTÍFICA(D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Estudo crítico de áreas problemas e do instrumental de natureza psicológica que reflete o Estado atual da Psicologia como Ciência e Profissão.

  • TÓPICOS EM PSICOLOGIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa: Abrir espaço no currículo para a inserção de temas que abordem temas atuais em psicologia. Abrigar cursos de pesquisadores internacionais que complementem a formação dos estudantes da pós-graduação em psicologia.

Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção

O grupo vem desenvolvendo pesquisas científicas sobre práticas psicológicas clinicas que privilegiam modalidades diferenciadas de atencão psicológica em contextos institucionais variados. Objetiva-se a proposição de programas de prevenção e intervenção clínicas que possam gerar serviços de atenção psicológica adequados as necessidades de indivíduos e coletivos. Os pesquisadores compartilham, além da linha de pesquisa, a intenção de elaborar, a partir de uma compreensão da prática, uma redefinição do conceito tradicionalmente associado à psicologia clínica, de modo a legitimar modalidades de atenção psicológica outras, que constituam ums perspectiva ampliada em relação aos modelos psicoterápicos tradicionais. A partir de uma interlocução, fenomenologicamente fundada, entre perspectivas humanistas e winnicottianas, encontra-se em pleno desenvolvimento uma reflexão metodológica centrada no uso de narrativas, que permite uma aproximação heuristicamente fecunda ao acontecer clínico.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • JEAN CARLOS NATIVIDADE
  • VERA ENGLER CURY

Avaliação psicológica do potencial humano

Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes contextos. Este grupo está sediado no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP), na PUC-Campinas, criado em 1994 e tem atuado nas seguintes temáticas: a) avaliação da inteligência; b) avaliação e desenvolvimento da criatividade; c) avaliação do temperamento ; d) avaliação dos estilos de pensar; e) identificação de indivíduos com altas habilidades/superdotação; f) avaliação em psicologia positiva; g) avaliação das competências socioemocionais . Suas produções envolvem a publicação de artigos e livros, manuais de testes psicológicos, participação em associações cientificas.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • SOLANGE MUGLIA WECHSLER
  • TATIANA DE CASSIA NAKANO PRIMI

GEP-inPsi: psicologia crítica e processos de desenvolvimento em contexto escolar e comunitário

As repercussões do grupo de pesquisa estão relacionadas à produção de conhecimento, a partir de uma perspectiva crítica da psicologia e do avanço em propostas de trabalho para profissionais que estejam inseridos ou desejem se inserir em espaços educacionais da Educação básica - ensino fundamental e médio - e nas comunidades do entorno. Ao mesmo tempo, a implementação de políticas públicas para a qualidade das escolas de educação municipal e estadual com um acompanhamento de leis e projetos de lei, cujos conteúdos sejam relacionados à psicologia e desenvolvimento, respondendo às demandas sociais provenientes destes contextos. As contribuições do grupo visam contribuir para o desenho de modelo de atuação profissional em comunidades e escolas públicas, debate de políticas públicas para Educação e Direitos Humanos, construindo instrumentos psicológicos para avaliar e acompanhar o desenvolvimento de estudantes nesta etapa da escolarização e programas de prevenção à saúde mental nas escolas.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
  • RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO

Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas

As pesquisas desenvolvidas têm contribuído para a analise dos processos de constituição dos sujeitos em práticas educativas, focalizando aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski e seus seguidores. Utiliza-se a arte como mediação dos processos psicológicos para acessar as vivências dos sujeitos. Como resultado, se constrói novas compreensões para dados fenômenos e a sistematização do método. Destaca-se, ainda, a formação de profissionais de psicologia para atuar em contextos coletivos, a partir da Psicologia Escolar Crítica, que se contrapõe às visões hegemônicas do papel do psicólogo na escola. São produzidos, também, materiais para educadores e formadores de psicólogos, visando disseminar visões e modos de compreensão do desenvolvimento que o tomam como janelas de possibilidades infinitas que tem no meio sua fonte, valorizando a escola pública. Site: www.prospedpuc.com.br

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
  • WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA

Psicologia do Trabalho e Carreira: Pesquisa e Intervenção

O propósito essencial do grupo consiste em pesquisar aspectos psicológicos envolvidos na relação das pessoas com o trabalho em suas múltiplas dimensões. Tem como finalidade produzir conhecimento passível de promover saúde, qualidade de vida no trabalho e melhores decisões de carreira por meio de estratégias de avaliação, intervenção e proteção a transtornos mentais ocupacionais. Adota recursos metodológicos qualitativos, quantitativos e de desenho misto vinculados aos referenciais da Teoria Social Cognitiva de Carreira e do Trabalho Decente.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS
  • RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL

Saúde Mental e Desenvolvimento Humano: Avaliação, Prevenção e Intervenção

A saúde é um campo de estudos de suma importância para a Psicologia, já que possui um amplo espectro de estudos interdisciplinares, sendo de fundamental importância na explicação do bem-estar do ser humano. Mais especificamente, diversas variáveis biopsicossociais são integradoras como fatores de risco e/ou proteção na saúde mental no decorrer do processo de desenvolvimento humano. As pesquisas deste grupo vêm gerando publicações, tais como artigos internacionais/nacionais, livros, capítulos de livros e produtos técnicos, nas diversas faixas etárias, e em contextos variados. As metodologias empregadas na produção de conhecimentos mesclam delineamentos quantitativos e qualitativos explorando a avaliação e intervenção em transtornos e fatores de risco e proteção da saúde mental. Com produção de conhecimento baseado em evidências procura-se contribuir na capacitação de pesquisadores, bem como o desenvolvimento de parcerias de pesquisa e de novos conhecimentos científicos e práticos.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
  • MAKILIM NUNES BAPTISTA

Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica

Pesquisas sobre aspectos teóricos e práticas que visam a construção, adaptação e uso de instrumentos e procedimentos da avaliação psicológica, em diferentes áreas de atuação.

Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano

Estudos que visam aos processos de desenvolvimento humano em contextos clínicos, institucionais, educativos, comunitários e laborais, e a intervenções psicossociais e psicoterápicas, segundo diferentes abordagens e modelos teóricos.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
19/02/2025 Concepções de adolescência, saúde mental e bem-estar: um estudo com adolescentes de diferentes contextos Souza, Samantha de Oliveira Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato Dissertação de mestrado
17/02/2025 Construção e investigação das propriedades psicométricas da escala de autoavaliação da criatividade para pessoa idosa Fernandes, Janaina Chnaider Nakano, Tatiana de Cássia Tese de doutorado
11/02/2025 O psicólogo escolar e a prática na educação: uma revisão de literatura Beneditti, João Guilherme Bau Souza, Vera Lúcia Trevisan de Dissertação de mestrado
07/02/2025 Adaptação brasileira da escala de ajustamento para Crianças e adolescentes - ASCA Salvador, Éllen Martins Wechsler, Solange Muglia Dissertação de mestrado
04/02/2025 A influência da cultura organizacional na segurança psicológica e nos comportamentos de voz e silêncio nas organizações: implicações para burnout e engajamento no trabalho no contexto brasileiro Paula, Edson Roberto de Messias, João Carlos Caselli Tese de doutorado
17/12/2024 A experiência vivida de mulheres sobre abuso sexual na infância ou adolescência Roque, Patrícia Incerpe Cury, Vera Engler Tese de doutorado
16/12/2024 Bem-estar dos trabalhadores individuais sob a perspectiva da teoria da psicologia do trabalhar Castanhassi, Priscila Ambeil, Rodolfo Augusto Matteo Dissertação de mestrado
16/12/2024 Competências socioemocionais, interesses profissionais e prontidão para a escolha: relações com desempenho escolar Costa, Lorena Rodrigues da Andrade, Rodolfo Augusto Matteo Dissertação de mestrado
11/12/2024 Avaliação do impacto do binge watching na saúde mental: um estudo transcultural com universitários brasileiros e canadenses Silva, Laura Soares da Andrade, André Luiz Monezi Dissertação de mestrado
09/12/2024 Capacidade dos Professores de Avaliar Mecanismos de Desengajamento Moral no Contexto do Bullying: Desenvolvimento Inicial de um Instrumento Kimura, Karen Yukari Oliveira, Wanderlei Abadio de Dissertação de mestrado
04/12/2024 Dependência alimentar e transtornos do impulso entre universitários: problemas emocionais, uso abusivo de substâncias e midias digitais Dejavitte, Rosemeire Aparecida Simone Andrade, André Luiz Monezi Tese de doutorado
03/12/2024 Brincadeira é coisa séria: pandemia e o brincar na primeira infância Silbiger, Júlia Guzzo, Raquel Souza Lobo Dissertação de mestrado
03/12/2024 Amor na era digital: violência online no namoro e implicações na saúde mental de estudantes universitários Delai, Isabela Peroni Oliveira, Wanderlei Abadio de Dissertação de mestrado
28/11/2024 Estilos de temperamento e suas relações com interesses profissionais Botacini, Luigi Augusto Pereira Wechsler, Solange Muglia Dissertação de mestrado
17/10/2024 Impactos do Binge-Watching na saúde ocular, qualidade de vida e no bem-estar emocional entre universitários: uma análise de classe latente Oliveira, Gilvano Amorim Andrade, André Luiz Monezi Tese de doutorado
26/06/2024 Entre sonhos e pesadelos: Imaginário Coletivo de profissionais acerca do adolescente na saúde mental Barcelos, Tomíris Forner Granato, Tania Mara Marques Tese de doutorado
20/06/2024 Mulher, mãe e louca: experiência emocional de usuárias do caps sobre o adoecimento mental Oliveira, Debora Ortolan Fernandes de Granato, Tania Mara Marques Tese de doutorado
13/06/2024 “Nascida para servir”: experiência vivida por mulheres-mães que trabalham como babás Zavaglia, Marina Miranda Fabris Granato, Tania Mara Marques Tese de doutorado
27/05/2024 Teste de criatividade figural: investigação das qualidades psicométricas para uso em idosos Abreu, Isabel Cristina Camelo de Nakano, Tatiana de Cássia Tese de doutorado
28/02/2024 A experiência vivida por gestantes e profissionais da rede pública no programa de acompanhamento ao período pré-natal Abreu, Cintia Souza de Cury, Vera Engler Tese de doutorado
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Regulamento Geral
Regulamento Geral
Processo Seletivo para Credenciamento de Corpo Docente Permanente em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Perfil 1
Resultado (PDSE)
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/CAPES – informações sobre o Edital nº 6/2024
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/CAPES – informações sobre o Edital nº 26/2024

Impacto na Sociedade


Cartilhas

RELATOS DA EXTENSÃO E DA PESQUISA DA PUC-CAMPINAS

Promovendo Projetos de Vida na Adolescência

Maternidade em Tempos de Covid-19

Enfrentamento do Estresse da Covid-19 para Trabalhadores da Saúde

Criatividade e Saúde Mental em Tempos de Pandemia

Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação


Política de Autoavaliação: acesse

Membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação

  • Professor Doutor André Luiz Monezi Andrade
  • Corpo Técnico-Administrativo Elaine Cristina Machado de Oliveira
  • Discente do Doutorado Gustavo Renan de Almeida da Silva
  • Professor Doutor João Carlos Caselli Messias
  • Professor Doutor Makilim Nunes Baptista
  • Discente do Mestrado Mariana Gentili Perez
  • Professor Doutor Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
  • Professora Doutora Vera Engler Cury (coordenadora)

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