Formar docentes e pesquisadores de alto nível na área de Psicologia contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino da graduação no país e da produção de conhecimentos científicos.
Edital nº 001/2020 – Processo Seletivo para bolsa de estudo não restituível com ingresso pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no 1º semestre de 2021
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/CAPES – informações sobre o Edital nº 19/2020
Objetivos
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas foi criado no final da década de setenta. Originou-se a partir de um Curso de Especialização que ao consolidar-se oportunizou a criação de um Mestrado Acadêmico com uma área de concentração em psicologia clínica. Do ponto de vista teórico foram respeitadas as duas principais abordagens que já estavam presentes na formação dos graduandos do então Instituto de Psicologia – comportamental e psicanalítica. A construção do curso de Mestrado contou com a vinda de docentes prestigiados, reconhecidos tanto no Brasil quanto no exterior, que contribuíram para a formação dos primeiros mestres em Psicologia Clínica da Universidade e da região. Do final dos anos 70 ao início dos 90, foram formados 125 mestres em Psicologia Clínica e o corpo docente do programa integrava quinze pesquisadores. A partir de 1990, em função de uma demanda crescente, foi criada uma nova área de concentração no mestrado – psicologia escolar. Com o funcionamento desta nova área, várias mudanças ocorreram, dentre elas a reestruturação do espaço físico e a ampliação do corpo docente. A diversidade de posicionamentos teóricos e o contexto propício ao debate científico contribuíram para o necessário amadurecimento do Programa, qualificando-o para a submissão à CAPES da proposta do curso de Doutorado que contou com a aprovação, apoio e entusiasmo institucional. O incentivo havia surgido dos próprios avaliadores da CAPES que consideraram que já havia maturidade suficiente para a criação do nível doutorado de forma a tornar o Programa completo. Em 1995, inicia-se o doutorado em Psicologia da PUC-Campinas, constituindo-se na primeira experiência institucional neste nível de formação.
De maneira processual e contínua, a PUC-Campinas foi respondendo a evolução das políticas públicas para o ensino superior brasileiro e constituindo, em seu âmbito, as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisa, desde a implantação do Programa de Iniciação Científica filiado ao PIBIC/CNPq até a implantação de uma carreira docente que prioriza a vinculação em tempo integral de todos os docentes pesquisadores com a Universidade, com metade das horas destinadas exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de pesquisa no contexto dos Grupos de Pesquisa institucionais certificados junto ao Diretório de Grupos de CNPq. De modo análogo, a Faculdade Psicologia ao longo das décadas vem reestruturando seu currículo de forma a atender não só às diretrizes da área, mas também às mudanças estruturais da própria sociedade brasileira com repercussões para a categoria profissional do Psicólogo. As reestruturações curriculares objetivam, dentre várias dimensões, a integração da pesquisa com o ensino, da graduação com a pós-graduação, qualificando a formação do psicólogo de maneira integral e inserindo-o nos debates nacionais.
A Pós-Graduação Stricto Sensu, por outro lado, foi se ajustando às mesmas exigências, reformulando suas linhas de pesquisa e produção para dar consistência à área de concentração PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA, que passou a caracterizar o Programa como um todo a partir de 2005. A estrutura curricular atual permanece com uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa – intervenções psicológicas e processos de desenvolvimento humano, e instrumentos e processos em avaliação psicológica – em relação às quais integram-se grupos de pesquisa que contemplam a diversidade de teorias e práticas que constituem a profissão.
Público Alvo
Mestres em Psicologia ou áreas de domínio conexo, graduados em Psicologia ou áreas conexas com produção científica comprovada.
Processo Seletivo
Período de Inscrições (com prorrogação): até 03 de novembro de 2020 |
documentos necessários - clique aqui calendário - clique aqui |
O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista, a ser realizada por docentes designados pelo Programa em função das linhas de pesquisa;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.
Orientações gerais:
Em razão dos imensos desafios trazidos pela COVID-19 (novo coronavírus), as relações de consumo acabaram sofrendo interferências, assim, em virtude da pandemia que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2021 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.
Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.
Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.
O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.
É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.
Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).
Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.
A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.
As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.
O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
10/11/2020 (das 9h às 12h)
Exame de suficiência em língua estrangeira *
Língua Inglesa
10/11/2020 (das 14h às 17h)
Língua espanhola
11/11/2020 (das 9h às 12h)
Língua francesa
11/11/2020 (das 9h às 12h)
Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
12/11/2020 (das 14h às 17h)
* Observação: No caso de ingresso direto no Curso de Doutorado (sem conclusão prévia de Curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), o candidato deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na língua inglesa, além da aprovação no Exame de Suficiência em um segundo idioma, espanhol ou francês, em relação ao qual o próprio candidato fará sua escolha.
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)
19/11/2020 (às 17h)
Entrevistas
24 e 25/11/2020
Publicação dos resultados classificatórios
04/12/2020 (às 17h)
Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.
Documentos Necessários
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).
- Histórico Escolar do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNE, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação ou de Mestrado emitidos em outros países, desde que revalidados/reconhecidos no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Só serão aceitos os diplomas emitidos por Programas de Mestrado reconhecidos pela CAPES.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
Anteprojeto:
O anteprojeto deverá ser apresentado de maneira clara e resumida ocupando, no máximo, 10 (dez) páginas digitadas em espaço 1,5, letra Arial 12.
Deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social, pessoal para realização da pesquisa); Fundamentação teórica (referencial teórico e conceitos básicos envolvidos nos eixos dos fundamentos); Métodos (fundamentos metodológicos, participantes, material e procedimento); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências Bibliográficas.
Observação: Trata-se de um anteprojeto, que deve exclusivamente fornecer ao colegiado do Programa condições para identificar possibilidades de acolhida do candidato nas diferentes Linhas de Pesquisa, bem como dar indicações do grau de familiaridade do candidato com o campo da pesquisa/ciência.
ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE - Doutor
JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS - Doutor
LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON - Doutora
RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO - Doutora
SOLANGE MUGLIA WECHSLER - Doutora
SONIA REGINA FIORIM ENUMO - Doutora
TANIA MARA MARQUES GRANATO - Doutora
TANIA MARIA JOSE AIELLO VAISBERG - Doutora
TATIANA DE CASSIA NAKANO PRIMI - Doutora
- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
- CNPq/MCTIC (*): Doutorado (GD).
* As bolsas da CAPES/MEC e do CNPq/MCTIC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.
- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.
- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.
Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.
A PUC-Campinas realiza, anualmente, um processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares em seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. As inscrições ocorrem, regularmente, no mês de outubro, e a seleção, no mês de novembro.
O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:
- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira *;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.
* Observação: No caso de candidato a ingresso direto no curso de Doutorado (sem conclusão prévia de curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na Língua Inglesa, além da aprovação no exame de Suficiência em um segundo idioma, Espanhol ou Francês.
O número de vagas é fixado, anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
São necessários um total de 32 créditos para a obtenção do diploma de Doutor em Psicologia, área de concentração: Profissão e Ciência. Os créditos (*) são assim distribuídos:
1) Disciplinas obrigatórias = 04 créditos (duas disciplinas, perfazendo 02 créditos, duas horas/aula);
2) Seminários Avançados de Pesquisa – SAP = disciplina obrigatória, 06 créditos (três SAPs, perfazendo 02 créditos, duas horas/aula). Só poderá ser cursado um SAP por semestre.
3) Disciplinas eletivas = 06 créditos (duas disciplinas, perfazendo 03 créditos, três horas/aula);
4) Tese = 16 créditos.
As disciplinas obrigatórias são de duas naturezas:
a) Obrigatória Geral, que deve ser cumprida por todos os alunos regularmente matriculados no Doutorado no 1º semestre letivo. Trata-se da disciplina indicada abaixo:
- Tendências e Perspectivas em Psicologia Científica (Obrigatória geral)
b) Obrigatória de Linha, serão oferecidas duas das quais o aluno escolherá uma a ser cursada no 1º semestre letivo de acordo com seu Projeto de Tese:
- Psicologia – Teorias e Práticas nos contextos de desenvolvimento humano
- Avaliação Psicológica: Fundamentos
Cada doutorando, portanto, cumprirá a Obrigatória Geral e uma das duas Obrigatórias de Linha que corresponda a seu projeto de Tese.
SAP – Seminário Avançado de Pesquisa: inclui três módulos obrigatórios de 02 créditos a serem cumpridos em três semestres consecutivos. Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.
A estrutura do Doutorado busca seguir as orientações das agências externas, e supõe um tempo de titulação ideal de quarenta e oito meses (48 meses), o equivalente a oito semestres para a obtenção do título de Doutor em Psicologia.
Ao final do quarto semestre letivo, o doutorando deve submeter seu projeto ao Exame de Qualificação, que confirma ou reorienta a direção do projeto de pesquisa do aluno. Para que o Exame de Qualificação seja produtivo, é necessário que o aluno tenha tido ao menos dois semestre de orientação. Ao final do oitavo semestre, o aluno defende publicamente sua tese, que aprovada, lhe conferirá o título de Doutor em Psicologia. O doutorando poderá titular-se em trinta meses; para tanto deverá cumprir todos os créditos até o terceiro semestre letivo.
O aluno que ingressar diretamente da Graduação no Curso de Doutorado, via Processo Seletivo, deverá integralizar os créditos em disciplinas, obrigatórias e eletivas, correspondentes aos níveis Mestrado e Doutorado, além da Tese, num prazo máximo de 48 meses, fazendo jus ao título de Doutor em Psicologia.
(*) Para a obtenção do título de Doutor, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:
1º semestre | 2º semestre | 3º semestre | 4º ao 8º semestre |
---|---|---|---|
Obrigatória Geral | Eletiva (1) | Eletiva (2) | Orientação |
Obrigatória de linha | SAP II | SAP III | - |
SAP I | Orientação | Orientação | - |
Orientação | - | - | - |
Disciplinas
A CONDIÇÃO HUMANA NO TRABALHO
A ÉTICA DO CUIDADO NA PSICOTERAPIA: ESTUDOS SOBRE OS TEMAS E PROBLEMAS ATUAIS DAS PRÁTICAS PSICOTERÁPICAS
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI
A TEORIA DE HENRI WALLON E ASPECT AFETIVOS DESENV
ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS DO MÉTODO DE PESQUISA E DE TRATAMENTO NA PSICANÁLISE
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA PEDIÁTRICA
AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA:PROC INSTRUM (M-D)
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA:FUNDAMENTOS (D)
CLÍNICA E PESQUISA PSICANALÍTICA DA MATERNIDADE
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 1(D)
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 2(D)
ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS HUMANAS
ESTUDOS AVANÇADOS DO DESENVOLVIMENTO
HUMANISMO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (M-D)
IDENTIFICAÇÃO DA CRIATIVIDAD E ESTILOS PENSAR(M-D)
INVESTIGAÇÃO E PSICANÁLISE:MÉTOD PSICANALÍTIC(M-D)
LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
O COTIDIANO NA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
ORIENTAÇÃO TESE DOUTORADO (D)
PESQ PSICOLOGIA:DESENVOLVIM METODOLÓGICOS(M-D)
PRÁT PSICOLÓGICAS CLÍNICAS EM INSTITUIÇÕES (M-D)
PROCEDIM EXPR TRANSIC PESQ CLÍN IMAG COLET (M-D)
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE
PROCESSOS DE STRESS, COPING E SAÚDE
PROCESSOS PSICOTERÁPICOS E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOAFETIVO
PSICANÁLISE E NARRATIVA
PSICOLOGIA - TEORIAS E PRÁTICAS NOS CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (D)
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E MUDANÇA SOCIAL (M-D)
PSICOLOGIA CRÍTICA: TEORIA E PRÁTICA
PSICOLOGIA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS TEOR-PRÁTICAS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (M-D)
PSICOLOGIA ESCOLAR: QUESTÕES E CONTROVÉRSIAS (M-D)
PSICOMETRIA
QUESTÕES E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO COGNITIVA
SAÚDE MENTAL E TRABALHO
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA IV (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA V (M-D)
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA VI (M-D)
TEMAS AVANÇ DESENVOLV CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO(M-D)
TENDÊNCIAS AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICO-EDUC(M-D)
TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS PSICOLOGIA CIENTÍFICA(D)
TESE DOUTORADO-PSICOLOGIA (D)
TÓPICOS EM PSICOLOGIA
Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção
O grupo vem desenvolvendo pesquisas científicas sobre práticas psicológicas clinicas que privilegiam modalidades diferenciadas de atencão psicológica em contextos institucionais variados. Objetiva-se a proposição de programas de prevenção e intervenção clínicas que possam gerar serviços de atenção psicológica adequados as necessidades de indivíduos e coletivos. Os pesquisadores compartilham, além da linha de pesquisa, a intenção de elaborar, a partir de uma compreensão da prática, uma redefinição do conceito tradicionalmente associado à psicologia clínica, de modo a legitimar modalidades de atenção psicológica outras, que constituam ums perspectiva ampliada em relação aos modelos psicoterápicos tradicionais. A partir de uma interlocução, fenomenologicamente fundada, entre perspectivas humanistas e winnicottianas, encontra-se em pleno desenvolvimento uma reflexão metodológica centrada no uso de narrativas, que permite uma aproximação heuristicamente fecunda ao acontecer clínico, o que vem produzindo interessantes reflexos em teses, dissertações e artigos. Além disso, o cultivo de pesquisas de caráter etnográfico tem permitido a inclusão do contexto institucional como inerente à proposta de intervenção. Criou-se no âmbito da PUC Campinas um Laboratório de Pesquisa intitulado " Laboratório de Psicologia Clínica Social," como um desdobramento das iniciativas das pesquisadoras, com o objetivo de abrigar um Acordo de Cooperação internacional com a Universidade de Paris X, mais especificamente com o Laboratoire de Psychologie des Atteints Somatiques et Identitaires. Todas estes empreendimentos inserem-se no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- TANIA MARA MARQUES GRANATO
- TANIA MARIA JOSE AIELLO VAISBERG
- VERA ENGLER CURY
Avaliação psicológica do potencial humano
Tem por objetivo desenvolver instrumentos e processos para avaliação de potencial humano em diferentes áreas: cognitiva, criativa, emocional e social. Desenvolve estudos e pesquisas para construção e/ou adaptação de testes, escalas, inventários, assim como outras medidas, que possam subsidiar o processo de avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos, nos mais diferentes contextos. Este grupo está sediado no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas (LAMP), na PUC-Campinas, criado em 1994 e tem atuado nas seguintes temáticas: a) avaliação da inteligência; b) avaliação e desenvolvimento da criatividade; c) avaliação do temperamento e tipos psicológicos; d) avaliação dos estilos de pensar; d) identificação de lideranças; e) avaliação do desenvolvimento infantil; f) identificação de indivíduos com altas habilidades; g); avaliação da personalidade . Suas produções envolvem a publicação de artigos, manuais de testes psicológicos, livros, participação em associações científicas.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- SOLANGE MUGLIA WECHSLER
- TATIANA DE CASSIA NAKANO PRIMI
GEPINPSI - Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação
As repercussões seguem sendo a continuidade, por mais de uma década, de aprimoramento e disseminação de ação preventiva em contextos educativos e comunitários, pela via da participação social e da organização coletiva. O grupo está organizado pelo aprofundamento da praxis que integra teoria e prática, com fundamentos da Psicologia da Libertação de Ignácio Martín-Baró, Psicologia Crítica Alemã de Klaus Holzkamp e Historico- Cultural com a interlocução de diferentes países, principalmente do continente americano e europeu em países com Dinamarca, Alemanha, Inglaterra e Grécia. As contribuições do grupo desenham um modelo de atuação profissional em comunidades e escolas públicas, formula políticas públicas para Educação, Assistência Social e Direitos Humanos. Visa a descolonização da Psicologia para o contexto brasileiro repercutindo na formação de novos profissionais para a área e para acompanhar o desenvolvimento integral de crianças.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO
Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas
Desenvolvem-se pesquisas que visam compreender e analisar os processos de constituição de sujeitos em práticas educativas, focalizando os aspectos psicossociais que os caracterizam. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, sobretudo os de Vigotski e seus seguidores. Utiliza-se a arte como mediação dos processos psicológicos para acessar as vivências dos sujeitos. Como resultado, se constrói novas compreensões para dados fenômenos e a sistematização do método. Destaca-se, ainda, a formação de profissionais de psicologia para atuar em contextos coletivos, a partir da Psicologia Escolar Crítica, que se contrapõe às visões hegemônicas do papel do psicólogo na escola. São produzidos, também, materiais para educadores e formadores de psicólogos, visando disseminar visões e modos de compreensão do desenvolvimento que o tomam como janelas de possibilidades infinitas que tem no meio sua fonte, valorizando os espaços educativos, sobretudo a escola.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
O estudo da saúde física e mental de crianças e adolescentes constitui o campo multidisciplinar da Psicologia da Saúde, visando compreender processos que afetam o desenvolvimento infanto-juvenil, incluindo variáveis dos cuidadores familiares e profissionais de saúde e da educação. Partindo de uma experiência de mais de 25 anos de pesquisas na UFES, em 2015, formou-se este GP na PUCCAMP, incluindo pesquisadores e alunos dos Programas de Psicologia e de Ciências da Saúde. As pesquisas têm gerado publicações de artigos e livros, intervenções, instrumentos sobre desenvolvimento e saúde da criança/ adolescente em situações de riscos biopsicossociais; processos de estresse e enfrentamento de crianças, adolescentes, cuidadores e profissionais de saúde e educação; e avaliação e intervenção psicológica em problemas de saúde. Com a produção de um conhecimento baseado em evidências e centrado nos contextos locais, procura-se contribuir e capacitar recursos humanos na área.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
- LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
- SONIA REGINA FIORIM ENUMO
Psicologia e Trabalho: abordagem experiencial
O propósito essencial do grupo consiste em pesquisar aspectos psicológicos envolvidos na relação das pessoas com o trabalho em suas múltiplas dimensões com a finalidade de produzir conhecimento passível de promover saúde e qualidade de vida no trabalho, estratégias de intervenção e proteção a transtornos mentais ocupacionais. O referencial metodológico adotado é qualitativo fenomenológico e a subjetividade é compreendida a partir da Abordagem Experiencial de Eugene Gendlin.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS
Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica
Pesquisas sobre aspectos teóricos e práticas que visam a construção, adaptação e uso de instrumentos e procedimentos da avaliação psicológica, em diferentes áreas de atuação.
Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano
Estudos que visam aos processos de desenvolvimento humano em contextos clínicos, institucionais, educativos, comunitários e laborais, e a intervenções psicossociais e psicoterápicas, segundo diferentes abordagens e modelos teóricos.
Data de defesa | Título | Autor | Orientador | Tipo de documento |
---|

