Formar docentes e pesquisadores de alto nível em Arquitetura e Urbanismo que possam contribuir para a melhoria do ensino de arquitetura e urbanismo, e para a produção do conhecimento científico na área; que sejam capazes de combinar a reflexão crítica e teórica sobre a Arquitetura, Urbanismo e Território com as dimensões técnica e prática da atuação do arquiteto urbanista e que estejam comprometidos socialmente, em sua atuação, com a inovação permanente no campo das políticas públicas, da gestão e requalificação urbana nas escalas municipal, regional e metropolitana.
Edital nº 001/2020 – Processo Seletivo para bolsa de estudo não restituível com ingresso pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no 1º semestre de 2021
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/CAPES – informações sobre o Edital nº 19/2020
Objetivos
Histórico
A proposta do Curso de Doutorado em 2011 resulta de mais de uma década de oferecimento do Curso de Mestrado e consolida o POSURB PUC-Campinas como um centro ativo de reflexão e produção de conhecimento sobre questões atuais do Urbanismo propiciando aos pesquisadores interessados ampliar e complementar a sua formação.
A partir de 2011 iniciou-se a reestruturação do projeto pedagógico com vistas ao Doutorado. Em 2013 o Curso de Doutorado em Urbanismo foi implantado, após aprovação pela CAPES, consolidando o Programa. Assim, foi possível desenvolver pesquisas mais robustas, com a permanência mais longa dos doutorandos nos projetos, com maior produção e intensificação da vida acadêmica do Programa. Passou-se também a receber pesquisadores brasileiros e estrangeiros para Pós-Doutorado.
Com a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, formando nossos primeiros doutores, o Programa voltou-se para formular uma reestruturação pedagógica visando ampliá-lo para Arquitetura e Urbanismo, de forma a corresponder à própria organização da Graduação, visando oferecer formação acadêmica adequada aos graduados com interesse em pesquisa e docência em Arquitetura, além do Urbanismo.
Assim, depois de dois colóquios internos, formulou-a proposta para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo – POSURB-ARQ, aprovada em 2017 pela CAPES e implantada a partir de 2018. Como decorrência, mudou-se a área de concentração do Programa para Arquitetura, Urbanismo e Território.
Público Alvo
Mestres em Arquitetura e Urbanismo ou nas demais áreas afins à intervenção e planificação urbana, ambiental e territorial e à análise crítica e histórica da produção arquitetônica e urbanística como História, Turismo, Jornalismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Economia e Ciências Sociais.
Processo Seletivo
Período de Inscrições (com prorrogação): até 03 de novembro de 2020 |
documentos necessários - clique aqui calendário - clique aqui |
O Processo Seletivo é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.
Orientações gerais:
Em razão dos imensos desafios trazidos pela COVID-19 (novo coronavírus), as relações de consumo acabaram sofrendo interferências, assim, em virtude da pandemia que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2021 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.
Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.
Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.
O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.
É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.
Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).
Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.
A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.
As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.
O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
09/11/2020 – 9h
Exame de suficiência em língua estrangeira *
Língua Inglesa
09/11/2020 – 14h
Língua Espanhola
10/11/2020 – 9h
Língua Francesa
10/11/2020 – 14h
Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
11/11/2020 – 14h
* Observação: No caso de ingresso direto no Curso de Doutorado (sem conclusão prévia de Curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), o candidato deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na língua inglesa, além da aprovação no Exame de Suficiência em um segundo idioma, espanhol ou francês, em relação ao qual o próprio candidato fará sua escolha.
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)
23/11/2020 – 17h
Entrevistas
30/11/2020, 01 e 02/12/2020
Publicação dos resultados classificatórios
07/12/2020 – 17h
Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.
Bibliografia:
ABRAMO, P. A Cidade COM-FUSA – a mão inoxidável do mercado e a produção da estrutura urbana nas grandes metrópoles latino-americanas. In Revista Brasileira de Estudos urbanos e regionais, ANPUR. Vol. 9, 2007.
ACSELRAD, H. A Duração das Cidades. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2009.
BIDOU-ZACHARIASEN, C. De volta à cidade. Dos processos de gentrificação às políticas de "revitalização" dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006.
CHOAY, F. A Alegoria do Patrimônio. Tradução Luciano Vieira Machado São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
EISENMAN, Peter; KOOLHAAS, Rem. Supercritical. Londres: AA Publications, 2010.
HALL, P. Cidades do Amanhã. Uma história intelectual do planejamento e do projeto urbano nos séculos urbanos no século XX. São Paulo: Editora Perspectiva S. A. Coleção Estudos, 2007.
HARVEY, D. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
JACOBS, J. Morte e vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LEMOS. Carlos. Casa Paulista. EDUSP, 1999.
MARICATO. Erminia T. M. Metrópole na periferia do capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violência. HUCITEC. São Paulo, 1ª Edição, 1996.
MONTANER, Josep Maria; MUXÍ MARTÍNEZ, Zaida. Arquitetura e política. Ensaios para mundos alternativos. 1ª, São Paulo, Gustavo Gili, 2014.
NESBITT. Kate. Nova Agenda para a arquitetura contemporânea. Cosac Naify Coleção Face Norte, 2008.
REIS FILHO, Nestor. G. (Org.). Notas sobre Urbanização dispersa e novas formas de tecido urbano. São Paulo: Via das Artes, 2006.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SECCHI, B. Primeira Lição de Urbanismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.
SERPA, A. S. P. O espaço público na cidade contemporânea – 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
VILLAÇA, F. Reflexões sobre as cidades brasileiras (capítulo Terra-localização). Studio Nobel. São Paulo, 2012.
VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. Studio Nobel/FAPESP, Lincoln Institute, São Paulo, 1998.
Documentos Necessários
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).
- Histórico Escolar do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNE, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação ou de Mestrado emitidos em outros países, desde que revalidados/reconhecidos no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Só serão aceitos os diplomas emitidos por Programas de Mestrado reconhecidos pela CAPES.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
Anteprojeto:
O Anteprojeto de Pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando, no máximo, 20 laudas digitadas em Arial 12 e espaço duplo. Deve compreender: título, linha de pesquisa indicada, resumo, introdução, justificativa com síntese da bibliografia fundamental, objetivos, metodologia - material e métodos e forma de análise dos resultados, cronograma de sua execução e referências bibliográficas.
- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
* As bolsas da CAPES/MEC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pela Agência de Fomento do Governo Federal.
- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.
- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.
Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.
A PUC-Campinas realiza, anualmente, um processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares em seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. As inscrições ocorrem, regularmente, no mês de outubro, e a seleção, no mês de novembro.
O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:
- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira *;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.
* Observação: No caso de candidato a ingresso direto no curso de Doutorado (sem conclusão prévia de curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na Língua Inglesa, além da aprovação no exame de Suficiência em um segundo idioma, Espanhol ou Francês.
O número de vagas é fixado, anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
São necessários um total de 32 créditos para a obtenção do diploma de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Os créditos (*) são assim distribuídos:
1) Disciplinas obrigatórias = 04 créditos (uma disciplina, com 04 créditos);
2) Seminários Avançados de Pesquisa – SAP, obrigatórios = 06 créditos (três SAPs, cada um com 02 créditos); só poderá ser cursado um SAP por semestre;
3) Disciplinas eletivas = 06 créditos (duas disciplinas, cada uma com 03 créditos);
4) Orientação = 16 créditos totais, após a finalização do Curso.
(*) Para a obtenção do título de Doutor, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:
Disciplina Obrigatória Geral, que deve ser cursada por todos os alunos regularmente matriculados no Doutorado, no 1º semestre letivo:
- Teoria do Conhecimento
O Seminário Avançado de Pesquisa – SAP - inclui três módulos obrigatórios de 02 créditos cada a serem cumpridos em três semestres consecutivos. Os SAPs serão compostos pelo grupo de orientandos do docente, Mestrandos e Doutorandos, e as atividades incluirão discussão dos projetos de pesquisa, de forma que o aluno já inicie atividades de orientação em grupo desde o primeiro semestre.
A estrutura do Doutorado busca seguir as orientações das agências externas, e supõe um tempo de titulação ideal de quarenta e oito meses (48 meses), o equivalente a oito semestres para a obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo.
Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:
1º semestre | 2º semestre | 3º semestre | 4º ao 8º semestre |
---|---|---|---|
Obrigatória | Eletiva (2) | SAP (3) | Orientação |
Eletiva (1) | SAP (2) | Orientação | - |
SAP (1) | Orientação | - | - |
Orientação | - | - | - |
Ao final do quarto semestre letivo, o doutorando deve submeter seu projeto ao Exame de Qualificação, que confirma ou reorienta a direção do projeto de pesquisa do aluno. Para que o Exame de Qualificação seja produtivo, é necessário que o aluno tenha tido ao menos dois semestres de orientação. Ao final do oitavo semestre, o aluno defende publicamente sua tese, que aprovada, lhe conferirá o título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. O doutorando poderá titular-se em trinta meses; para tanto deverá cumprir todos os créditos até o terceiro semestre letivo.
O aluno que ingressar diretamente da Graduação no Curso de Doutorado, via Processo Seletivo, deverá integralizar os créditos em disciplinas, obrigatórias e eletivas, correspondentes aos níveis Mestrado e Doutorado, além da Tese, num prazo máximo de 48 meses, fazendo jus ao título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo.
LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUITETURA E URBANISMO PARA 2021
CURSO DE DOUTORADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
CANDIDATOS APROVADOS
1º Lucas Nakamura Cerejo
2º Gustavo Henrique de Lima Campos
3º Maria Inés Viviana de la Quintana Bruggemann Bandeira
4º Vinicius Silva de Macedo
5º Alisson Tavares Rosalino
6º Adriana Teixeira Bahia
ATENÇÃO
Os 6 candidatos aprovados estão sendo convocados às vagas disponíveis.
Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudos.
Os 6 candidatos aprovados deverão, no dia 10 de dezembro de 2020, às 17h00, participar de reunião com a Coordenadora do Programa, Profa. Dra. Laura Machado de Mello Bueno, via Plataforma TEAMS. O convite será enviado oportunamente.
Disciplinas
ARQUITETURA-CIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (M) (D)
CIDADE MUNDIALIZADA (M) (D)
CIDADE, URBANISMO E SUSTENTABILIDADE (M) (D)
CULTURA URBANA:MEMÓRIA E IDENTIDADE (M) (D)
DOCÊNCIA, ENSINO E PRÁTICA PROFISSIONAL NA CONTEMPORANEIDADE (M) (D)
ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS URBANOS (M) (D)
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 1(D)
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 2(D)
ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE ARQUITETURA, URBANISMO E TERRITÓRIO - ADVANCED STUDIES ON ARCHITETURE, URBANISM AND TERRITORY (M)(D)
ESTUDOS URBANOS LATINO-AMERICANOS (M) (D)
HISTÓRIA DO URBANISMO (M) (D)
LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
MORFOLOGIA URBANA DAS CIDADES PAULISTAS (M) (D)
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL (M) (D)
ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO (D)
PAISAGEM URBANA (M) (D)
PLANEJAMENTO E DIREITO URBANÍSTICO CONTEMPORÂNEO (M) (D)
PLANEJAMENTO HABITACIONAL: AÇÕES E PRINCÍPIOS (M) (D)
POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS E URBANISMO (M) (D)
PRODUÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO URBANO (M) (D)
PROJETO EM ÁREAS CENTRAIS (M) (D)
PROJETO URBANO CONTEMPORÂNEO: METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO (M) (D)
PROJETO URBANO: NOVAS FORMAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS (M) (D)
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A (M) (D)
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B (M) (D)
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C (M) (D)
TENDÊNCIAS DO URBANISMO: A URBANIZAÇÃO EM TERRITÓRIOS METROPOLITANOS CONTEMPORÂNEOS (M) (D)
TEORIA DO CONHECIMENTO (D)
TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA (M) (D)
TEORIA E PRÁTICA DE REABILITAÇÃO URBANA E ARQUITETÔNICA (M) (D)
TESE DE DOUTORADO EM ARQUITETURA E URBANISMO (D)
TIPOLOGIA E FORMA URBANA (M) (D)
TÓPICOS EM ARQUITETURA, URBANISMO E TERRITÓRIO - TOPICS IN ARCHITETURE, URBANISM AND TERRITORY (M)(D)
URBANISMO NO BRASIL (M) (D)
Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura
Em preenchimento
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JANE VICTAL FERREIRA
- VERA SANTANA LUZ
História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos
Investiga o processo de fundação de cidades e de ocupação territorial com participação em: ENANPARQ (Natal- 2012; São Paulo-2014, Porto Alegre 2016, Salvador 2018); ENANPUR (Rio de Janeiro-2011, Recife-2013, São Paulo 2017); EUAH - European Association on Urban History (Gant-2010; Lisboa-2014; Helsinque 2016, Roma 2018); Colóquio Internacional - A Casa Senhorial (Pelotas, 2017); Congreso Iberoamericano de História Urbana (Santiago, 2016; Cidade do México, 2019); Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto (BH, 2016 e 2018); Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Portugal / Brasil (Campinas 2016, Aveiro 2017, Rio de Janeiro 2018, Batalha 2019); - LASA (New York 2016); World Architects Congress UIA (Seoul, 2017); EVA (London 2018); ICOMOS Brasil (Belo Horizonte, 2017).
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- IVONE SALGADO
- JANE VICTAL FERREIRA
- LUIZ AUGUSTO MAIA COSTA
- RENATA BAESSO PEREIRA
Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais
O Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR) investiga processos contemporâneos de organização espacial, com ênfase nas abordagens produzidas pela teoria social crítica e na prática de projetos realizáveis e de caráter político Os resultados das pesquisas têm propiciado a organização e coordenação de sessões livres em encontros da ANPUR (Belo Horizonte, 2015; São Paulo, 2017; Natal, 2019) e da ANPARQ (Porto Alegre, 2016; Salvador, 2018), bem como apresentação de trabalhos em eventos científicos internacionais e nacionais que reflete a produção recente do grupo em temas, tais como: análise de projetos urbanos, utilização de tecnologias de informação e comunicação como instrumento de política urbana, crise ambiental contemporânea, urbanização brasileira, patrimonialização, dimensões urbanísticas socialmente necessárias, trabalho do arquiteto e urbanista no enfrentamento da problemática socioespacial e prospecção de tendências do período demográfico da história.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- MANOEL LEMES DA SILVA NETO
- VERA SANTANA LUZ
Patrimônio, políticas de preservação e gestão territorial
Certificado em 2002, o grupo atua nas linhas de pesquisa Projeto, Inovação e Gestão e Teoria, História e Crítica em Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas. É composto por docentes, alunos de pós-graduação e de iniciação científica. Os temas estudados concentram-se na discussão da gestão do patrimônio cultural das cidades ibero-americanas com ênfase no estudo do território das cidades paulistas, em distintas abordagens: políticas culturais; gestão de centros históricos; políticas habitacionais e regeneração urbana de áreas centrais; paisagem cultural; territórios periurbanos e novas centralidades. O grupo participou de projetos de cooperação internacional (Projeto MES/CUBA 214-18) e a líder do grupo coordena vários projetos de pesquisa e bolsas junto ao CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa), Auxílio Pesquisa FAPESP (2018/00743-7) e CAPES. Organiza eventos internacionais e publicações na área, tendo recebido o Prêmio ANPARQ 2016.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- ANA PAULA FARAH
- MARIA CRISTINA DA S SCHICHI
Políticas Territoriais e A Água no Meio Urbano
O Grupo pesquisa aspectos teóricos e práticos de Politicas Territoriais que lidam com as contradições encontradas nas cidades sob diferentes dimensões: manejo das águas, intervenções ambientes fluviais urbanos, gestão de bacias hidrográficas, saneamento ambiental, assentamentos populares urbanos e espaços além do urbano/rural. Investiga a relação entre investimentos públicos em habitação social, valor do solo urbano e paisagem resultante. Integra alunos envolvidos com a questão ambiental no âmbito da arquitetura e urbanismo. Atividades recentes: POSDOC do prof. Jonathas na UFRJ em 2016, produções dos docentes e alunos no Enanparq, Elecs -Euro, SBE/2016 e ENANPUR, contribuições para comissões científicas de eventos e publicações internacionais; desenvolvimento de trabalhos em parceria com a FAUUSP e Universidade de Antióquia/Colombia. Entre 2013 e 2018 finalizou 1 supervisão de pos doc, 6 teses, 16 dissertações e 27 ICs .Há 8 (M), 9 (D) e 7 (IC) orientações em andamento.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JONATHAS MAGALHAES PEREIRA DA SILVA
- LAURA MACHADO DE MELLO BUENO
- PATRICIA RODRIGUES SAMORA
Requalificação Urbana
Em 2017 foram concluídas 7 orientações de IC, foram defendidas 2 dissertações de Mestrado e 2 teses de doutorados orientadas pelos professores do Grupo de Pesquisa. A produção científica 2018 do Grupo de Pesquisa constou de 4 artigos completos em periódicos qualificados, 6 capítulos de livros publicados e 15 trabalhos em anais de eventos da área de AU e D. Em 2018 foram concluídas 11 orientações de IC, foram defendidas 5 dissertações de Mestrado e 1 tese de doutorado orientadas pelos professores do Grupo de Pesquisa. A produção científica 2019 do Grupo de Pesquisa constou de 2 artigos completos publicados em periódicos qualificados, e 11 trabalhos em anais de eventos da área de AU e D.Em 2019 foram concluídas 2 orientações de IC, foram defendidas 5 dissertações de Mestrado e 1 tese de doutorado orientadas pelos professores do Grupo de Pesquisa.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- WILSON RIBEIRO SANTOS JUNIOR
Projeto, Inovação e Gestão em Arquitetura e Urbanismo
Estuda o papel das intervenções arquitetônicas e urbanísticas na configuração atual do território em suas múltiplas escalas; analisa os patrimônios arquitetônicos e urbanísticos verificando as potencialidades para a reabilitação urbana e recuperação edilícia; investiga as espacialidades da esfera pública contemporânea priorizando a abordagem dos sistemas de espaços livres de edificação, da configuração da forma urbana, da relação entre arquitetura e dos espaços públicos urbanos que apresentaram mudanças de usos, de usuários e desgastes ou obsolescência de equipamentos; discute os paradigmas atuais que envolvem os processos do espaço construído, as ações de natureza coletiva e participativa das populações envolvidas e os impactos econômicos, políticos, sociais e espaciais que deles decorrem.
Teoria, História e Crítica em Arquitetura e Urbanismo
Aborda a arquitetura e do urbanismo como um campo cognitivo específico conformado pelas ideias, práticas e intervenções efetivadas na história das cidades no ocidente.Estuda as mutações epistemológicas na cultura moderna,o urbanismo enquanto disciplina de intervenção e ordenamento "científico" do quadro construído urbano. Investiga as teorias fundamentais da arquitetura e do urbanismo no contexto do debate internacional que visa a construção de um saber especializado, sem fronteiras.
Data de defesa | Título | Autor | Orientador | Tipo de documento |
---|

