PUC-Campinas é contemplada em programa de Mestrado e Doutorado para Inovação do CNPq

Projeto beneficiado faz parte do doutorado em Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Lellolab

A PUC-Campinas foi escolhida, pela primeira vez, para receber fundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Programa MAI/DAI (Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação). A Universidade foi contemplada em projeto de doutorado do Programa de Arquitetura e Urbanismo, criado em parceria com a empresa Lello, por meio do Lellolab, que é o laboratório de inovação da empresa. Neste programa, haverá a concessão de uma bolsa de doutorado e quatro bolsas de iniciação tecnológica.

O evento de assinatura do convênio entre a empresa e a Universidade será dia 09 de outubro, às 16h, no Espaço Mescla do Campus I. Estarão presentes o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; a Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente, Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu; Diane Teo de Moraes, Gestora do Mescla; Prof. Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Junior, docente do PPG em Arquitetura e Urbanismo; e o Prof. Dr. Jonathas Magalhães Pereira da Silva, Decano da Escola de Arquitetura, Artes e Design.

O CNPq concede os benefícios a partir da escolha de projetos apresentados pelas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). A chamada pública do Conselho, que aconteceu no fim do ano passado, visa à concessão de bolsas de doutorado, mestrado e iniciação tecnológica para os projetos selecionados.

O projeto contará com apoio de recursos que preveem o pagamento da quantidade de uma bolsa de doutorado no período de 48 meses e quatro bolsas de Iniciação Tecnológica no período de 12 meses.

A meta do Programa MAI/DAI é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

O projeto escolhido, apresentado pela PUC-Campinas em parceria com a Lello, é relacionado à questão de alagamentos na região central, abrangendo a avenida Norte-Sul e a Princesa d’Oeste, locais que apresentam problema crônico em períodos de fortes chuvas e que já resultou em mortes. A proposta é realizar um estudo do local e do entorno, bem como a análise de rios e o fluxo de água, para entender e pensar em soluções.

“Nós temos mais de três mil condomínios dentro da nossa administração de imóveis. E nós temos uma preocupação hoje que é justamente o bem viver, o bem morar. Então, é por isso que nós gostamos do tema da pesquisa que foi apresentado. Nós vamos colaborar e também será importante entender como esse cenário afeta os condomínios próximos à área estudada”, comenta Enelvo Martinelli, Cooperação Tecnológica e Funding no Lellolab da Lello.

“A ideia é que esse projeto seja o primeiro de outros que possam vir. Então, acho que isso é muito forte na parte da arquitetura e urbanismo, mas também nós temos outros projetos aqui que, por exemplo, são na área de antropologia, estudando vizinhança, estudando como é que se formam essas comunidades em torno do condomínio”, completa.

O Plano de Trabalho visa desenvolver um Índice de Justiça Ambiental Urbana a ser aplicado às microbacias da Cidade de Campinas para auxiliar a tomada de decisão sobre ações de desenho ambiental e infraestrutura ecológica, prioritárias na adaptação urbana, frente à mudança de clima, para que possa ser replicado para outras cidades.

Também pretende identificar as disparidades socioambientais existentes nas microbacias da cidade de Campinas, onde existam condomínios da Lello, além de verificar o grau de heterogeneidade da qualidade ambiental existente em uma mesma microbacia quanto ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e acordados com os países membros até 2030.

Marcelo Andriotti
5 de outubro de 2023