Mestrado em Arquitetura e Urbanismo apoia eventos voltados ao debate do Patrimônio Ferroviário

V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário e IV Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário ocorrem no dia 9, 10 e 11/09

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), realiza nos dias 9, 10 e 11 de setembro, de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, o V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário e a IV Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário, eventos abertos ao público mediante inscrição e pagamento de taxa. As atividades ocorrem todos os dias das 9h às 12h30, e das 14h às 18h30.

Com o subtítulo “Os legados para o futuro”, os encontros, organizados com o objetivo de prover reflexões em torno das condições atuais do patrimônio ferroviário, bem como seu papel futuro como elemento de estruturação urbana, são destinados a acadêmicos, profissionais, entidades, empresas e demais envolvidos com a história, preservação e gestão do patrimônio ferroviário.

Com a participação de conferencistas estrangeiros (europeus e latino-americanos), o congresso e a jornada terão como temas centrais discussões relacionadas à ‘educação e ferrovias’, ‘museus e ferrovias’, e ‘gestão da herança ferroviária no território’, todas atreladas ao contexto brasileiro e latino-americano. Os assuntos vão ao encontro da abordagem interdisciplinar proposta pelos grupos organizadores do evento, que realizam projetos financiados pela FAPESP sobre Memória Ferroviária, coordenados pelo Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira, da UNESP.

“Com os eventos em paralelo, busca-se propiciar o rebatimento mútuo de hipóteses e métodos presentes nas pesquisas realizadas em âmbito internacional e nos trabalhos em andamento de jovens pesquisadores do tema, em um movimento de interação e aprendizado recíproco”, diz a Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Schicchi, que dirige o Grupo de Pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial, do POSURB-ARQ da PUC-Campinas.

A docente reforça que as discussões, que visam explorar a temática de maneira interdisciplinar, estão presentes e se fazem necessárias nas cidades nascidas ou atravessadas por ferrovias, em especial os municípios paulistas. “Isso significa dar ênfase às questões da história ferroviária, do uso do patrimônio ferroviário e do planejamento e gestão dos territórios cortados por ferrovias, superando a visão da preservação da arquitetura isolada, centrada apenas na preservação física das estações ferroviárias, que muitas vezes não considera dinâmicas urbanas contemporâneas, como a necessária compreensão dos processos de disputa dos diferentes grupos e agentes que atuam nos territórios”, finaliza.

As inscrições, que podem ser realizadas clicando aqui, estão disponíveis até 8 de setembro. Ao se inscrever, os interessados recebem os links para as conferências e sessões de apresentações de trabalhos do evento.

Serviço:

“V Congresso Internacional de História e Patrimônio Ferroviário e IV Jornada de Jovens Pesquisadores em História e Patrimônio Ferroviário”

Datas: 9, 10 e 11 de setembro

Local: plataforma Google Meet (evento on-line)

Inscrições: até 9 de setembro (clique aqui)

Vinícius Purgato
4 de setembro de 2020