Assinado convênio para estudos sobre alagamentos na região central

Universidade e empresa, com auxílio do CNPq, também desenvolverão índice ambiental

Foi assinado, na tarde do dia 9 de outubro, no Espaço Mescla do Campus I, o convênio entre a Lello e a PUC-Campinas para o desenvolvimento de um projeto de doutorado do Programa de Arquitetura e Urbanismo criado em parceria entre a empresa e a Universidade. Para esse projeto, a PUC-Campinas foi escolhida, pela primeira vez, para receber fundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Programa MAI/DAI (Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação).

Estiveram presentes no evento o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; a Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente, Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu; Diane Teo de Moraes, Gestora do Mescla; Prof. Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Junior, docente do PPG em Arquitetura e Urbanismo; e o Prof. Dr. Jonathas Magalhães Pereira da Silva, Decano da Escola de Arquitetura, Artes e Design. Representando a empresa, estiveram Lucas Girard e Enelvo Martinelli.

“Essa é uma cerimônia singela para uma grande parceria. O projeto chama a atenção pela sua ousadia com a criação de um índice de justiça ambiental que poderá auxiliar no desenvolvimento de políticas na nossa região. E esse tema me lembra de referências importantes que inspiram nossa Universidade e essa parceria em especial. A principal delas é o Papa Francisco, que, na sua encíclica Laudate Si e, agora, na Laudate Deum, chama a atenção para a crise climática e para a relação da humanidade com o planeta Terra”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano.

A estrutura e o cronograma dos estudos e seus objetivos foram desenvolvidos no Programa de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Lello, por meio do Lellolab, que é o laboratório de inovação da empresa. O programa, com apoio de recursos do CNPq, prevê o pagamento de uma bolsa de doutorado no período de 48 meses e quatro bolsas de Iniciação Tecnológica no período de 12 meses.

O CNPq concede os benefícios a partir da escolha de projetos apresentados pelas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). A chamada pública do Conselho, que aconteceu no fim do ano passado, visa à concessão de bolsas de doutorado, mestrado e iniciação tecnológica para os projetos selecionados.

A meta do Programa MAI/DAI é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

O projeto escolhido, apresentado pela PUC-Campinas em parceria com a Lello, é relacionado à questão de alagamentos na região central, abrangendo a avenida Norte-Sul e a Princesa d’Oeste, locais que apresentam problema crônico em períodos de fortes chuvas e que já resultou em mortes. A proposta é realizar um estudo do local e do entorno, bem como a análise de rios e o fluxo de água, para entender e pensar em soluções.

O Plano de Trabalho, de uma forma mais ampla, visa desenvolver um Índice de Justiça Ambiental Urbana a ser aplicado às microbacias de Campinas para auxiliar a tomada de decisão sobre ações de desenho ambiental e infraestrutura ecológica, prioritárias na adaptação urbana, frente à mudança de clima, para que possa ser replicado para outras cidades.

Também pretende identificar as disparidades socioambientais existentes nas regiões das microbacias onde existam condomínios da Lello, além de verificar o grau de heterogeneidade da qualidade ambiental existente em uma mesma microbacia quanto ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e acordados com os países membros até 2030.

“A ideia é que esse projeto seja o primeiro de outros que possam vir. Esse é o primeiro passo do projeto, de desenvolvimento da pesquisa científica e teórica, para depois aplicarmos na prática em nossa empresa, que administra 3,5 mil condomínios”, completa Martinelli, responsável pela área de Cooperação Tecnológica do Lellolab.

O Prof. Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, também falou sobre a importância do projeto. “Acredito que esse é o caminho da Universidade para enfrentar os problemas que afetam a sociedade. E esse tema, em especial, de inundações e alagamentos, merece estudos de nível de um programa de doutorado pela sua complexidade”, disse.

Lucas Girard, urbanista da área de Inovação Urbana e Inteligência da Lellolab, destacou a aplicação prática da pesquisa que será desenvolvida. “Na Lellolab, buscamos inovação na área de regeneração ambiental urbana que seja aplicada na realidade do nosso cotidiano. No Brasil, há cerca de 600 mil condomínios, que podem ser uma grande fonte de produção de informações para essas pesquisas”, disse.

Marcelo Andriotti
10 de outubro de 2023