Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo organiza Seminário Internacional

Conferências, que estimulam a reflexão acerca dos desafios urbanos e ambientais, estão disponíveis de forma on-line

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, em parceria com as instituições Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Politécnica da Catalunha e Universidade de Lisboa, organizou, dos dias 14 a 16 de dezembro, em São Paulo, o Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo. O evento deu continuidade aos debates promovidos em Portugal, no início deste mês, e terá suas conferências disponibilizadas de forma on-line aos interessados.

Organizado desde 2007 com o objetivo de compartilhar e enriquecer os trabalhos de estudantes de Pós-Graduação, o Seminário ampliou sua atuação ao abrir espaço para investigadores latino-americanos e de diferentes universidades internacionais, possibilitando o intercâmbio de ideias e a reflexão sobre os desafios urbanos e ambientais. Foram discutidos, na ocasião, temas como projeto urbano e espaço público; estudos metropolitanos; história urbana; ambiente; paisagem e alterações climáticas; planejamento; políticas e governança; coletivos urbanos; e outros temas contemporâneos de urbanismo.

Na sessão de abertura, a PUC-Campinas foi representada pela Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Schicchi, organizadora geral do evento, e pela Profa. Dra. Laura Machado Bueno, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSURB-ARQ) da Universidade. A cerimônia inaugural também contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Dias Coelho, presidente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e ainda do Prof. Dr. Joaquín Sabaté Bel, idealizador do Seminário e docente da Universidade Politécnica da Catalunha.

As palestras ministradas durante o evento tiveram como convidados pesquisadores renomados, como os professores José Júlio Ferreira Lima e Edna Castro, da Universidade Federal do Pará, o Prof. José Guilherme Magnani, da Universidade de São Paulo, a Profa. Ivete Vallejo, da FLACSO do Equador, e a Profa. Mónica Lacarrieu, da Universidade de Buenos Aires. O encontro também reuniu 200 trabalhos de estudantes de Pós-Graduação do Brasil, da América Latina, da Espanha e de Portugal.

“Foi o primeiro evento sobre pesquisa na área de urbanismo realizado no Brasil com esse alcance geográfico e temático. É uma honra para o POSURB-ARQ, que teve diversos docentes envolvidos como moderadores nas sessões de trabalho, fazer parte de um evento dessa magnitude”, afirma a Profa. Cristina, enaltecendo a importância da internacionalização do Mestrado.

Outras informações podem ser obtidas pelo site http://siiu2020.fa.ulisboa.pt/index.php/pt/. As palestras de Lisboa estão disponíveis em http://siiu2020.fa.ulisboa.pt/index.php/pt/contactos. Em breve, também estarão no ar os webinários realizados no evento de São Paulo.

Vinícius Purgato
18 de dezembro de 2020