Formar docentes e pesquisadores de alto nível em Arquitetura e Urbanismo que possam contribuir para a melhoria do ensino de arquitetura e urbanismo, e para a produção do conhecimento científico na área; que sejam capazes de combinar a reflexão crítica e teórica sobre a Arquitetura, Urbanismo e Território com as dimensões técnica e prática da atuação do arquiteto urbanista e que estejam comprometidos socialmente, em sua atuação, com a inovação permanente no campo das políticas públicas, da gestão e requalificação urbana nas escalas municipal, regional e metropolitana.
Informações do Curso
Objetivos
Histórico
A proposta do Curso de Doutorado em 2011 resulta de mais de uma década de oferecimento do Curso de Mestrado e consolida o POSURB PUC-Campinas como um centro ativo de reflexão e produção de conhecimento sobre questões atuais do Urbanismo propiciando aos pesquisadores interessados ampliar e complementar a sua formação.
A partir de 2011 iniciou-se a reestruturação do projeto pedagógico com vistas ao Doutorado. Em 2013 o Curso de Doutorado em Urbanismo foi implantado, após aprovação pela CAPES, consolidando o Programa. Assim, foi possível desenvolver pesquisas mais robustas, com a permanência mais longa dos doutorandos nos projetos, com maior produção e intensificação da vida acadêmica do Programa. Passou-se também a receber pesquisadores brasileiros e estrangeiros para Pós-Doutorado.
Com a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, formando nossos primeiros doutores, o Programa voltou-se para formular uma reestruturação pedagógica visando ampliá-lo para Arquitetura e Urbanismo, de forma a corresponder à própria organização da Graduação, visando oferecer formação acadêmica adequada aos graduados com interesse em pesquisa e docência em Arquitetura, além do Urbanismo.
Assim, depois de dois colóquios internos, formulou-a proposta para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo – POSURB-ARQ, aprovada em 2017 pela CAPES e implantada a partir de 2018. Como decorrência, mudou-se a área de concentração do Programa para Arquitetura, Urbanismo e Território.
Público-Alvo
Mestres em Arquitetura e Urbanismo ou nas demais áreas afins à intervenção e planificação urbana, ambiental e territorial e à análise crítica e histórica da produção arquitetônica e urbanística como História, Turismo, Jornalismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Economia e Ciências Sociais.
Processo Seletivo
Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2024 (inscrições prorrogadas) |
edital - clique aqui formato do anteprojeto - clique aqui |
Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Pq. Rural Fazenda Santa Cândida - Campinas/SP
CEP: 13087-571
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-i/
Anteprojeto:
O Anteprojeto de Pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando, no máximo, 20 laudas digitadas em Arial 12 e espaço duplo. Deve compreender: título, linha de pesquisa indicada, resumo, introdução, justificativa com síntese da bibliografia fundamental, objetivos, metodologia - material e métodos e forma de análise dos resultados, cronograma de sua execução e referências bibliográficas.
Documentos Necessários
Conforme estabelecido no Edital.
- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
- CNPq/MCTI (*): Doutorado(GD).
* As bolsas da CAPES/MEC e CNPq/MCTI dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.
- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.
- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.
- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).
Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.
.
São necessários um total de 16 créditos para a obtenção do diploma de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Os créditos (*) são assim distribuídos:
1) Disciplinas obrigatórias = 04 créditos (uma disciplina, com 04 créditos);
2) Seminários Avançados de Pesquisa – SAP, obrigatórios = 06 créditos (três SAPs, cada um com 02 créditos); só poderá ser cursado um SAP por semestre;
3) Disciplinas eletivas = 06 créditos (duas disciplinas, cada uma com 03 créditos);
4) Orientação = 16 créditos totais, após a finalização do Curso;
5) Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em língua estrangeira (preferencialmente em inglês).
(*) Para a obtenção do título de Doutor, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:
Disciplina Obrigatória Geral, que deve ser cursada por todos os alunos regularmente matriculados no Doutorado, no 1º semestre letivo:
- Teoria do Conhecimento
O Seminário Avançado de Pesquisa – SAP - inclui três módulos obrigatórios de 02 créditos cada a serem cumpridos em três semestres consecutivos. Os SAPs serão compostos pelo grupo de orientandos do docente, Mestrandos e Doutorandos, e as atividades incluirão discussão dos projetos de pesquisa, de forma que o aluno já inicie atividades de orientação em grupo desde o primeiro semestre.
A estrutura do Doutorado busca seguir as orientações das agências externas, e supõe um tempo de titulação ideal de quarenta e oito meses (48 meses), o equivalente a oito semestres para a obtenção do título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo.
Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:
1º semestre | 2º semestre | 3º semestre | 4º ao 8º semestre |
---|---|---|---|
Obrigatória | Eletiva (2) | SAP (3) | Orientação |
Eletiva (1) | SAP (2) | Orientação | - |
SAP (1) | Orientação | - | - |
Orientação | - | - | - |
Ao final do quarto semestre letivo, o doutorando deve submeter seu projeto ao Exame de Qualificação, que confirma ou reorienta a direção do projeto de pesquisa do aluno. Para que o Exame de Qualificação seja produtivo, é necessário que o aluno tenha tido ao menos dois semestres de orientação. Ao final do oitavo semestre, o aluno defende publicamente sua tese, que aprovada, lhe conferirá o título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. O doutorando poderá titular-se em trinta meses; para tanto deverá cumprir todos os créditos até o terceiro semestre letivo.
O aluno que ingressar diretamente da Graduação no Curso de Doutorado, via Processo Seletivo, deverá integralizar os créditos em disciplinas, obrigatórias e eletivas, correspondentes aos níveis Mestrado e Doutorado, além da Tese, num prazo máximo de 48 meses, fazendo jus ao título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo.
LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUITETURA E URBANISMO PARA 2025
CURSO DE DOUTORADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
CANDIDATOS APROVADOS – RESERVA DE VAGAS PARA PRETOS E PARDOS (COM AS AUTODECLARAÇÕES DEVIDAMENTE HOMOLOGADAS PELA BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO DA PUC-CAMPINAS)
Não houve candidatos
CANDIDATOS APROVADOS – AMPLA CONCORRÊNCIA
1º Beatriz Fernandes Pinheiro do Amaral
2º Henry Farkas
3º Ludmila Raciunas
4º João Gilberto Rodrigues Almeida
5º Keila Galon Alves da Silva
6º Gabriel Giampietro
7º Murilo Perozzi Tedesco
ATENÇÃO
Os 7 candidatos aprovados estão sendo convocados às vagas disponíveis.
Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudo. Haverá, para este fim, um processo seletivo específico no início do Ano Letivo de 2025.
Os 7 candidatos aprovados deverão participar de reunião com a Coordenadora do Programa, Profa. Dra. Renata Baesso Pereira, via Plataforma TEAMS, no dia 13/12/2024, às 14h30.
Disciplinas
ARQUITETURA-CIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (M) (D)
CIDADE MUNDIALIZADA (M) (D)
CIDADE, URBANISMO E SUSTENTABILIDADE (M) (D)
CULTURA URBANA:MEMÓRIA E IDENTIDADE (M) (D)
DOCÊNCIA, ENSINO E PRÁTICA PROFISSIONAL NA CONTEMPORANEIDADE (M) (D)
ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS URBANOS (M) (D)
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 1(D)
ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 2(D)
ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE ARQUITETURA, URBANISMO E TERRITÓRIO - ADVANCED STUDIES ON ARCHITETURE, URBANISM AND TERRITORY (M)(D)
ESTUDOS URBANOS LATINO-AMERICANOS (M) (D)
HISTÓRIA DO URBANISMO (M) (D)
LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)
MORFOLOGIA URBANA DAS CIDADES PAULISTAS (M) (D)
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL (M) (D)
ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO (D)
PAISAGEM URBANA (M) (D)
PLANEJAMENTO E DIREITO URBANÍSTICO CONTEMPORÂNEO (M) (D)
PLANEJAMENTO HABITACIONAL: AÇÕES E PRINCÍPIOS (M) (D)
POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS E URBANISMO (M) (D)
PRODUÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO URBANO (M) (D)
PROJETO EM ÁREAS CENTRAIS (M) (D)
PROJETO URBANO CONTEMPORÂNEO: METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO (M) (D)
PROJETO URBANO: NOVAS FORMAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS (M) (D)
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A (M) (D)
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B (M) (D)
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C (M) (D)
TENDÊNCIAS DO URBANISMO: A URBANIZAÇÃO EM TERRITÓRIOS METROPOLITANOS CONTEMPORÂNEOS (M) (D)
TEORIA DO CONHECIMENTO (D)
TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA (M) (D)
TEORIA E PRÁTICA DE REABILITAÇÃO URBANA E ARQUITETÔNICA (M) (D)
TESE DE DOUTORADO EM ARQUITETURA E URBANISMO (D)
TIPOLOGIA E FORMA URBANA (M) (D)
TÓPICOS EM ARQUITETURA, URBANISMO E TERRITÓRIO - TOPICS IN ARCHITETURE, URBANISM AND TERRITORY (M)(D)
URBANISMO NO BRASIL (M) (D)
Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura (EU:CA)
O grupo de pesquisa EU:CA tem como objetivo acolher colaborações e investigações sobre cultura urbana e arquitetônica contemporânea, estudando e analisando criticamente conflitos entre as realidades global e local, nos campos da ciência, tecnologia e ambiente. Além das contribuições teóricas, pretende-se atuar por meio de pesquisas experimentais nas áreas de conhecimento que fundamentam o ensino e as práticas profissionais em arte, arquitetura, urbanismo e design, buscando entender as mudanças que as tecnologias digitais causam na sociedade. São contempladas abordagens que transitam entre disciplinas, buscando metodologias e formas de atuação adequadas ao tempo presente e visando romper com a dicotomia entre teoria e prática. Como recorte conceitual, o EU:CA privilegia a dimensão espacial e territorial da cultura e sua relação com a memória, a identidade e a fenomenologia do lugar buscando abordagens que possam contribuir com valores a serem contemplados em intervenções urbanas e no planejamento nas escalas local e regional. Os estudos urbanos e territoriais são baseados em recortes espaciais e temporais para refletir sobre dinâmicas de movimento e fluxos (pessoas, mercadorias e informação etc.) e de permanência (enraizamento, trabalho, cultura e pertencimento) bem como a relação que estes processos estabelecem com o território na formação de paisagens culturais (macro escala) e dos significados específicos que caracterizam cada localidade (microescala). Importa entender o espaço onde habitam os grupos humanos por meio de narrativas, depoimentos, literatura entre outras fontes provenientes da cultura material e imaterial, valorizando o habitat. Com esta perspectiva, os impactos sociais provêm de pesquisas que buscam inventariar, sistematizar e analisar criticamente exemplaridades de arquitetura e de infraestruturas de pequeno e médio porte, nos territórios do Sul Global, com processos participantes e tecnologias de baixo impacto, em situações de vulnerabilidade social e ambiental, visando autonomia e emancipação das comunidades envolvidas. Pretende-se que o Grupo atue como ponto focal no fluxo de ideias que convergem em sentidos múltiplos e, inversamente, atue para a difusão de conceitos que possam embasar o sentido da ação pautada pela ética.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JANE VICTAL FERREIRA
- LUISA ANGELICA PARAGUAI DONATI
- VERA SANTANA LUZ
História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos
Investiga o processo de fundação de cidades e de ocupação territorial com participação em: ENANPARQ (Natal- 2012; São Paulo-2014, Porto Alegre 2016, Salvador 2018); SHCU (Salvador, 2021); ENANPUR (Rio de Janeiro-2011, Recife-2013, São Paulo 2017); 7th International Congress on Construction History (Lisboa, 2021); EUAH - European Association on Urban History (Gant-2010; Lisboa-2014; Helsinque 2016, Roma 2018); Colóquio Internacional - A Casa Senhorial (Pelotas, 2017; Belém, 2019); Congreso Iberoamericano de História Urbana (Santiago, 2016; Cidade do México, 2019); Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto (BH, 2016 e 2018); Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Portugal / Brasil (Campinas 2016, Aveiro 2017, Rio de Janeiro 2018, Batalha 2019); - LASA (New York 2016); World Architects Congress UIA (Seoul, 2017); EVA (London 2018); ICOMOS Brasil (Belo Horizonte, 2017).
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- DIRCEU PICCINATO JUNIOR
- JANE VICTAL FERREIRA
- LUIZ AUGUSTO MAIA COSTA
- RENATA BAESSO PEREIRA
Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais - LADEUR
O Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR) investiga processos contemporâneos de organização espacial, enfatizando as abordagens desenvolvidas pela teoria social crítica e a análise e prática de projetos concretos e/ou concretizáveis. O grupo está engajado com o humanismo concreto e no estudo de mediações entre práticas sociais e projetos, além de desenvolver articulações teóricas nas áreas da sociologia, economia, geografia e urbanismo. Desde sua criação em outubro de 2017, o LADEUR vem promovendo sessões livres em encontros da ANPUR e da ANPARQ e apresentando resultados em eventos científicos internacionais e nacionais. O grupo abrange uma ampla gama de temas, incluindo análise de projetos urbanos, uso de tecnologias de informação e comunicação, crise ambiental, urbanização brasileira, patrimonialização, dimensões urbanísticas socialmente necessárias e o papel do arquiteto e urbanista na abordagem de problemáticas socioespaciais. O grupo é composto por dois pesquisadores principais: Manoel Lemes da Silva Neto, líder, e Vera Santana Luz, vice-líder, além de estudantes vinculados por meio de orientações de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, o LADEUR se insere na área de concentração em Arquitetura, Urbanismo e Território, na linha de pesquisa Projeto, inovação e gestão em Arquitetura e Urbanismo, atuando como um agente de diálogos interdisciplinares. O LADEUR também se dedica ao estudo da política territorial e da ação social, promovendo a análise das múltiplas dimensões territoriais das metrópoles e facilitando o intercâmbio de ideias e práticas. Por meio de estudos e análises diagnósticas, o grupo investiga processos gerais relacionados ao período histórico atual, à constituição do período demográfico e abordagens particulares da arquitetura, urbanismo e planejamento urbano-regional, focando em aspectos construtivos, estruturais, programáticos e morfológicos.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- MANOEL LEMES DA SILVA NETO
- VERA SANTANA LUZ
Patrimônio, políticas de preservação e gestão territorial
O grupo de pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial, como o próprio nome define, tem como foco a discussão das políticas de preservação e gestão do patrimônio cultural, com ênfase na análise das transformações recentes na arquitetura e no urbanismo das cidades. Para tal, vale- se da discussão dos conceitos sobre políticas culturais e a teoria da conservação. A despeito do enfoque no estudo das cidades paulistas, em que as regiões metropolitanas são especialmente abordadas, é no estudo das transformações das cidades ibero-americanas, de forma mais geral, que se busca ampliar a compreensão de processos recentes de intervenção nas cidades, nas quais se detecta uma similaridade dos problemas. Trata-se mais propriamente de questões decorrentes da adoção de pautas de desenvolvimento neoliberais, que impõem um mesmo ritmo de transformação aos territórios, implicando a transferência de funções e problemas para as cidades médias e pequenas, antes apenas verificados nas grandes e nas cidades capitais. São questões que têm norteado os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo nos últimos anos. Ao longo do último triênio, as atividades realizadas e a interlocução com redes e grupos associados possibilitaram um avanço considerável na forma de abordagem dos problemas, com o compartilhamento de objetos de estudo e a realização de sucessivas sínteses de conteúdo, que estabeleceram alguns marcos importantes para dar seguimento às novas propostas. Dessa forma, novas questões têm sido incorporadas e os pressupostos teóricos e metodológicos iniciais foram mais bem delineados. Entre os métodos recentes incorporados estão as metodologias de apreensão da percepção das comunidades e agentes locais sobre os patrimônios locais; a cocriação de ferramentas de cogestão dos recursos culturais e ambientais e o compartilhamento do conhecimento gerado entre a universidade e as comunidades.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- ANA PAULA FARAH
- MARIA CRISTINA DA SILVA SCHICCHI
Políticas Territoriais e A Água no Meio Urbano
O Grupo volta-se a aspectos teóricos e práticos de Políticas Territoriais que lidam com as contradições encontradas nas cidades sob diferentes dimensões: manejo das águas, intervenções ambientes fluviais urbanos, gestão de bacias hidrográficas, saneamento ambiental, assentamentos populares urbanos, vazios urbanos, expansão urbana e espaços além do urbano/rural. Investiga a relação entre espaço construído e saúde, entre investimentos públicos em habitação social, valor do solo urbano e paisagem resultante. Os docentes Laura e Jonathas são bolsistas produtividade 2. Pesquisas principais: Patrícia - Localização e transformações espaciais das favelas de Campinas (SP): em direção aos ODS da ONU?!, com apoio (Edital Universal) do CNPq; Jonathas - Diagramas Gráficos das Ocupações Urbanas sobre os Territórios Municipais: uma contribuição da morfologia para a tipificação das cidades brasileiras; Laura- Meio ambiente urbano e saúde: dengue, covid19, extremos climáticos e outras negligências.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- JONATHAS MAGALHAES PEREIRA DA SILVA
- LAURA MACHADO DE MELLO BUENO
- PATRICIA RODRIGUES SAMORA
Requalificação Urbana
Período 2018-2021: 2018: concluídas 11 orientações de IC, defendidas 5 dissertações de Mestrado e 1 tese de doutorado. 2019:concluídas 2 orientações de IC, defendidas 5 dissertações de Mestrado e 1 tese de doutorado. 2020: concluídas 6 orientações de IC, 1 tese de doutorado(Premiada com Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de AU e D. 2021: concluídas 2 dissertações de Mestrado e 3 teses de doutorado. Produção Científica do Grupo de Pesquisa nos últimos 5 anos (período 2017-2021) 2018: 4 artigos completos em periódicos qualificados, 6 capítulos de livros publicados e 15 trabalhos em anais de eventos da área de AU e D. 2019: 2 artigos completos publicados em periódicos qualificados, e 13 trabalhos publicados em anais de eventos da área de AU e D. 2020:1 artigo completo publicado em periódico qualificado, 1 capítulo de livro e 11 trabalhos publicados em anais de eventos da área de AU e D. 2021: 1 capítulo de livro e 5 trabalhos em anais de eventos da área de AU e D.
Link do Grupo de PesquisaDocentes
- LETÍCIA MOREIRA SIGOLO
- WILSON RIBEIRO SANTOS JUNIOR
Projeto, Inovação e Gestão em Arquitetura e Urbanismo
Estuda o papel das intervenções arquitetônicas e urbanísticas na configuração atual do território em suas múltiplas escalas; analisa os patrimônios arquitetônicos e urbanísticos verificando as potencialidades para a reabilitação urbana e recuperação edilícia; investiga as espacialidades da esfera pública contemporânea priorizando a abordagem dos sistemas de espaços livres de edificação, da configuração da forma urbana, da relação entre arquitetura e dos espaços públicos urbanos que apresentaram mudanças de usos, de usuários e desgastes ou obsolescência de equipamentos; discute os paradigmas atuais que envolvem os processos do espaço construído, as ações de natureza coletiva e participativa das populações envolvidas e os impactos econômicos, políticos, sociais e espaciais que deles decorrem.
Teoria, História e Crítica em Arquitetura e Urbanismo
Aborda a arquitetura e do urbanismo como um campo cognitivo específico conformado pelas ideias, práticas e intervenções efetivadas na história das cidades no ocidente.Estuda as mutações epistemológicas na cultura moderna,o urbanismo enquanto disciplina de intervenção e ordenamento "científico" do quadro construído urbano. Investiga as teorias fundamentais da arquitetura e do urbanismo no contexto do debate internacional que visa a construção de um saber especializado, sem fronteiras.
Data de defesa | Título | Autor | Orientador | Tipo de documento |
---|---|---|---|---|
29/02/2024 | Agentes modeladores do território: A família Souza Aranha em Campinas-SP (1806-1902) | Menegaldo, Ana Beatris Fernandes | Pereira, Renata Baesso | Tese de doutorado |
27/02/2024 | Entre mar e mata: subsídios para uma leitura da paisagem cultural insular de Ilhabela | Mauri, Bianca | Ferreira, Jane Victal | Tese de doutorado |
23/02/2024 | O crescimento da cidade e a aniquilação dos rios - estudo de caso córrego rapadura | Cypriano, Altimar | Luz, Vera Santana | Tese de doutorado |
22/02/2024 | Tilted arc e o pórtico da praça do patriarca: forma, espaço público e lugar | Farkas, Henry | Ferreira, Jane Victal | Dissertação de mestrado |
21/01/2024 | Feiras livres: territórios de identidade, lugares de memória | Padula, Heloisa Mina | Schicchi, Maria Cristina da Silva | Dissertação de mestrado |
18/12/2023 | Juhani Pallasmaa, a fenomenologia do habitar: habitar é mais do que morar, é meu lugar no mundo | Gattarosa, Martha Schiavo | Luz, Vera Santana | Dissertação de mestrado |
18/12/2023 | Juhani Pallasmaa, a fenomenologia do habitar: habitar é mais do que morar, é meu lugar no mundo | Gattarosa, Martha | Luz, Vera Santana | Tese de doutorado |
06/12/2023 | Transformações urbanas ocorridas em Cuiabá e Várzea Grande/MT: uma leitura morfológica visando a caracterização das resultantes espaciais no processo da ocupação do solo entre 2006 e 2021 | Alves, Lívia Carolina Almeida Rodrigues | Silva, Jonathas Magalhaes Pereira da | Dissertação de mestrado |
29/06/2023 | Residencial Cambridge: possibilidades na luta por habitação social | Moraes, Isadora Paiva de | Luz, Vera Santana | Dissertação de mestrado |
27/06/2023 | Habitação de interesse social como instrumento de construção da cidade. Residencial Sírius, Campinas/SP-BR e Västra Kattarpsvägen, Malmö/M-SE | Maroso, Caio Barbato | Costa, Luiz Augusto Maia | Dissertação de mestrado |
23/06/2023 | Águas termais que configuram cidades: Caldas da Rainha (Portugal) e Poços de Caldas (Minas Gerais - Brasil) - Um estudo comparativo | Dias, Luciana Valin Gonçalves | Pereira, Renata Baesso | Tese de doutorado |
22/06/2023 | Contradições entre a política local e o interesse regional em apa estadual: a Serra do Japi como estudo de caso | Pradella, Décio Luiz Pinheiro | Bueno, Laura Machado de Mello | Tese de doutorado |
27/02/2023 | A população em situação de rua, a mídia e as gestões municipais na cidade de São Paulo (1992-2019) | Vogt-Sampaio, Ana Clara | Silva, Jonathas Magalhães Pereira da | Dissertação de mestrado |
27/02/2023 | Ordem infocomunicacional: o caso da verticalização em São Paulo | De Bona, Laura | Neto, Manoel Lemes da Silva | Tese de doutorado |
23/02/2023 | Qualidade do morar feminino em conjuntos habitacionais financiados por programas governamentais: estudo de caso no município de Osasco, SP. | Oliveira, Cynthia Pereira Costa de | Samora, Patricia Rodrigues | Dissertação de mestrado |
17/02/2023 | Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas | Almeida, João Gilberto Rodrigues | Santos Junior, Wilson Ribeiro dos | Dissertação de mestrado |
17/02/2023 | Políticas públicas urbanas como instrumento de gestão municipal: o caso da cidade de Jundiaí | Lima, Sarah Maria Miranda | Santos Junior, Wilson Ribeiro dos | Dissertação de mestrado |
30/01/2023 | Moradia adequada e promoção de saúde através da ATHIS: reflexões a partir de uma experiência na Vila Brandina, Campinas-SP | Bastos, Isabela de Oliveira | Samora, Patrícia Rodrigues | Dissertação de mestrado |
25/01/2023 | A construção de uma identidade cultural religiosa afrocatólica em terras paulistas: o caso das irmandades e igrejas de Nossa Senhora do Rosário | Violin, Caio Felipe Gomes | Pereira, Renata Baesso | Dissertação de mestrado |
24/01/2023 | Os Asilos-Colônia do Estado de São Paulo: de Patrimônios a Territórios Culturais | Janotti, Bianca Maria Batista | Schicchi, Maria Cristina da Silva | Dissertação de mestrado |
Impacto na Sociedade
Cartilhas
RELATOS DA EXTENSÃO E DA PESQUISA DA PUC-CAMPINAS
Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação
Política de Autoavaliação: acesse
Membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação
- Profa. Dra. Luisa Angelica Paraguai Donati;
- Profa. Dra. Renata Baesso Pereira;
- Profa. Dra. Vera Santana Luz;
- Discente Doutorado Camila Cristina Piccoli Campoy;
- Discente Doutorado Chayane Galvão;
- Discente Mestrado Murilo Perozzi Tedesco;
- Representante dos egressos Prof. Dr. Fabrício de Francisco Linardi;
- Corpo Técnico-Administrativo Ana Paula Vasconcellos Freitas