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Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

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Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde tem como objetivo primordial qualificar seus alunos para a pesquisa e a docência em abordagem interdisciplinar na Área da Saúde.

 

Os objetivos definidos para o mestrado acadêmico são:

a) Capacitar docentes e pesquisadores com visão ampla, reflexiva e crítica, numa perspectiva interdisciplinar, biopsicossocial e humanista do processo saúde-doença.
b) Capacitar docentes para atuar na intersecção de varias áreas de conhecimento no ensino superior.
c) Qualificar docentes e pesquisadores para a aplicação inovadora do conhecimento produzido na área.
d) Qualificar para a elaboração de projetos de pesquisa relevantes.
e) Conscientizar para a difusão do conhecimento científico no País, junto ao meio acadêmico, a outros níveis de ensino e à população.
f) Formar um mestre capaz de trabalhar em equipe interdisciplinar e que esteja apto a formar estudantes de graduação com esta visão de trabalho em equipe, sabendo utilizar o método científico.
g) Formar um mestre com capacidade para integração com a graduação e para o envolvimento de alunos na iniciação científica.
h) Capacitar os egressos dos cursos de graduação da nossa Universidade como também da região Metropolitana de Campinas e de outras regiões do país.
i) Propiciar, sobre bases consistentes, a expansão da Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, visando à futura constituição de um Curso de Doutorado em Ciências da Saúde na PUC-Campinas.

 

Os objetivos específicos são:
a) Estimular o desenvolvimento científico e social da área da saúde da criança e do adolescente e agravos e doenças crônicas.
b) Capacitar profissionais de saúde que atuam na área da Saúde, em nível local e regional, visando o desempenho competente na pesquisa e na capacitação de recursos humanos.
c) Formar um mestre com integração de conhecimento e experiências interdisciplinares que superem as perspectivas das áreas particulares dos docentes do programa.
d) Estimular e desenvolver a capacidade científica dos graduandos da área da saúde da PUC-Campinas, através da integração graduação/pós-graduação, criando e desenvolvendo a cultura do aprendizado ativo e da produção/divulgação do conhecimento, estimulando-os a serem mais críticos, reflexivos e aptos a resolver problemas técnico-científicos e capazes de exercer em plenitude a sua cidadania.
e) Ampliar o espectro de relações, intra e interinstitucionais, possibilitando, através de um processo crítico, o melhor uso do potencial instalado e contribuir com o conhecimento e a produção científica voltada aos problemas de saúde regionais.
f) Despertar no pós-graduando o interesse pela pesquisa, ao ponto que ele possa incluí-la naturalmente em seu cotidiano profissional, para um processo de aquisição constante de conhecimento.
g) Melhorar o desempenho científico-tecnológico do pessoal docente do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas e das demais instituições locais, regionais e nacionais que atuem nesta área, objetivando a sua inserção no processo de produção do saber e formação de recursos humanos, em áreas definidas como prioritárias pela Instituição.

h) Tornar a prática da pesquisa e formação de recursos humanos um componente essencial e presente nas atividades da Universidade.
i) Tornar a PUC-Campinas um centro irradiador para a comunidade externa dos avanços que se verificam na área da saúde.

Histórico

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde – Interdisciplinar foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico de Educação Superior - CTC/ES da CAPES/MEC, em 22 de dezembro de 2014.

Público Alvo

Graduados da área da saúde e de áreas afins.

 

Processo Seletivo

Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2021

documentos necessários - clique aqui

calendário - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos específicos da área e exame de suficiência em língua estrangeira; e exame de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Orientações gerais:

Em virtude da pandemia de COVID-19 (novo coronavírus) que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2022 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.

Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.

Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.

O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.

É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.

Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).

Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.

A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.

As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.

O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.

Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

Obs. 2: As inscrições realizadas em 03/11/2021 devem ser pagas, exclusivamente, por meio da opção "cartão de crédito".

 

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos e Exame de suficiência em língua estrangeira (inglês)

09/11/2021 (das 9h às 12h)

 

Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)

09/11/2021 (das 13h às 14h)

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)

23/11/2020 (às 17h)

 

Entrevistas
30/11/2021 (das 9h às 12h)

 

Publicação dos resultados classificatórios

07/12/2021 (às 17h)

 

Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.

 

 

Bibliografia recomendada:

Literatura sobre Metodologia em Pesquisa nas Áreas da Saúde.

 

 

Documentos Necessários

Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:

- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).

- Histórico Escolar do Curso de Graduação *

- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **

- RG (ou RNE, se estrangeiro)

- CPF

- Anteprojeto de Pesquisa

 

* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.

 

Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto de Pesquisa deverá obrigatoriamente vincular-se a uma das linhas de pesquisa: (1) Saúde da criança e do adolescente; (2) Envelhecimento, doenças e agravos à saúde. Os itens para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa são: título; linha de pesquisa; resumo; introdução teórica e problematização; objetivos geral e específicos; método e procedimentos; resultados esperados; cronograma e referências bibliográficas. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um dos temas que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de periódicos indexados QUALIS (disponível em QUALIS/CAPES) e livros qualificados.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto deve ter, no máximo, 9 (nove) páginas, formato A4, com letra Arial 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5. A forma das referências bibliográficas deve ser feita de acordo com as normas da ABNT.

ALESSANDRA GAMBERO - Doutora

AUGUSTO ETCHEGARAY JUNIOR - Doutor

CARLA CRISTINA ENES GOMES - Doutora

CARLOS EDUARDO FONTANA - Doutor

ELISA DONALISIO TEIXEIRA MENDES - Doutor

GISELE MARA SILVA GONCALVES - Doutora

GLORIA MARIA DE A S TEDRUS - Doutora

JOSE ALEXANDRE MENDONCA - Doutor

JOSE LUIS BRAGA DE AQUINO - Doutor

LEONARDO OLIVEIRA REIS - Doutor

LUCIANA BERTOLDI NUCCI - Doutora

SERGIO LUIZ PINHEIRO - Doutor

SONIA REGINA FIORIM ENUMO - Doutora

VANIA APARECIDA L MERHI - Doutora

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
* As bolsas da CAPES/MEC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pela Agência de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

 

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

Número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Ciências da Saúde, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 04 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 12 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos.

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Investigação em Ciências da Saúde

- Bioestatística I

 

A duração mínima do Mestrado em Ciências da Saúde é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Eletiva (1) Eletiva (3) Orientação
Obrigatória (2) Eletiva (2) Eletiva (4) -
SAP (1) SAP (2) SAP (3) -
Orientação Orientação Orientação -

 

Disciplinas

  • ABORDAGEM CLÍNICA INTEGRADA: COGNIÇÃO, COMPORTAMENTO E QUALIDADE DE VIDA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Propicia com base nas neurociências cognitivas e do comportamento, e em áreas afins, os fundamentos teórico-práticos, para utilização em pesquisa, da análise básica de aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, qualidade de vida e espiritualidade, assim como seus fatores, em condições clínicas diversas, e dentre elas nas doenças crônicas neurológicas.

  • ASPECTOS NUTRICIONAIS DAS DOENÇAS CRÔNICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Contextualiza estudos e métodos clínicos na área da saúde e nutrição. Analisa criticamente a pesquisa científica dos aspectos nutricionais nas doenças crônicas.

  • BIOESTATÍSTICA I

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Desenvolve a compreensão dos conceitos fundamentais da estatística aplicada a dados epidemiológicos e de pesquisas na área da saúde, por meio de técnicas de análises exploratória de dados de de princípios básicos da inferência estatística. Incentiva a interpretação e aplicação desses conhecimentos e técnicas nas atividades científicas ligadas ao campo da saúde.

  • BIOESTATÍSTICA II

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Desenvolve a compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais da estatística analítica aplicada a dados na área da saúde, por meio de técnicas de análises inferencial. Incentiva a realização de análises estatísticas de dados, utilizando os métodos comumente usados no desenvolvimento de atividades científicas relacionadas à área da saúde.

  • DIDÁTICA E PEDAGOGIA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Visa capacitar o pós-graduando nos diversos conceitos e competências em atividades didático-pedagógicas, dentro de perspectiva crítica, de valorização da auto-aprendizagem e de educação continuada, assim como de integração de saberes e práticas na área de ciências da saúde.

  • DISSERTAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • EPIDEMIOLOGIA E CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Recupera os determinantes, manifestações e decorrências da relação saúde-doença-intervenção no âmbito do epidemiológico e do coletivo. Reconstrói a evolução dos diferentes modelos de serviços de saúde. Fundamenta o quadro teórico-metodológico das concepções e práticas de estilo de vida e condições de vida como paradigmas da pós-modernidade, nas relações com diferentes nosografias prevalentes.

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estudos do conhecimento científico, seus métodos, suas técnicas e das questões éticas envolvidas nas investigações em saúde. Aplicação de conceitos e técnicas de metodologia científica a projetos e relatórios de pesquisa desenvolvidos na área da saúde.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta ao aluno os erros mais comuns em estudos epidemiológicos que levam à imprecisão dos dados e a interpretação equivocada dos resultados, bem como aborda as possibilidades e técnicas para minimizar seus efeitos.

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta os procedimentos e métodos para a realização de revisão sistemática da literatura científica, na área da saúde, em contraposição à revisão narrativa tradicional, e meta-análise. Visa contribuir para a elaboração e avaliação crítica das revisões sistemáticas e meta análises publicadas na área da saúde.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA E OBTENÇÃO DE FOMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Contribui para a habilitação do aluno de pós-graduação para a redação de artigos científicos, abordando a redação e o formato de artigos científicos, periódicos para publicação de trabalhos científicos, fator de impacto de periódicos, sistema de revisão de artigos por pareceristas ad-hoc, submissões on line, bases de indexações de periódicos, sistema Qualis da CAPES, citações e índice H. Descreve as formas de fomento que podem contribuir com a realização e desenvolvimento das pesquisas de alunos de pós-graduação. Apresenta as agências de fomento que promovem subsídios a publicações, reservas técnicas e capacitam os pesquisadores por meio de intercâmbios ou congressos científicos. Apresenta as diversas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Ciências da saúde, revisando conteúdos específicos das ciências básicas de acordo com cada linha de pesquisa. Apresenta tópicos em português e inglês.

  • TÓPICOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa: Como forma de enriquecimento curricular, serão oferecidas aos alunos, também, disciplinas de 1 crédito, reservadas para professores visitantes provenientes de Programas Stricto Sensu de excelência de outras IES nacionais ou internacionais. Os programas de visita desses docentes deverão, necessariamente, ter sido objeto de análise e aprovação por parte da PUC-Campinas e ter obtido fomento proveniente de agências financiadoras externas, tais como FAPESP, CAPES e outras; essas disciplinas não farão parte do total de 32 créditos a serem integralizados pelo aluno em disciplinas, serão denominadas Tópicos Interdisciplinares em Ciências da Saúde e versarão sobre temas relacionados à Área de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa. Deve-se ressaltar que a vinda de professores visitantes objetivará, também, o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa interinstitucionais entre os docentes do Programa e os visitantes.

Alternativas terapêuticas emergentes para prevenção e tratamento das doenças infecciosas e câncer

A presente proposta de Grupo agrega pesquisadores da área da saúde com propostas de Projetos que carregam suas particularidades, porém são convergentes por incluir características multidisciplinares e translacionais, bem como, por ter o objetivo de incluir e compartilhar no Grupo, colaboradores internacionais de reconhecida reputação na área, que permitirão avançar no conhecimento científico e de inovação, além de promover a formação de recursos humanos e avançar na internacionalização Faz parte também do objetivo do grupo o desenvolvimento de novos biomateriais com aplicabilidade na área da saúde.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • CARLOS EDUARDO FONTANA
  • GIOVANNA ROSA DEGASPERI
  • SERGIO LUIZ PINHEIRO

Diagnóstico e Terapêutica Clinico-Cirúrgica

As afecções sejam benignas ou malignas podem evoluir com complicações agudas e crônicas à saúde. Assim a linha de pesquisa deste grupo são orientadas principalmente para melhor abordagem dos aspectos epidemiológicos, nutricionais, fisiopatológicos, diagnósticos, cognitivos /comportamentais, terapêuticos, clínicos/cirurigos nos agravos e doenças crônicas e assim tentar minimizar a morbidade e oferecer uma melhor qualidade de vida.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELISA DONALISIO TEIXEIRA MENDES
  • JOSE ALEXANDRE MENDONCA
  • JOSE LUIS BRAGA DE AQUINO
  • LEONARDO OLIVEIRA REIS
  • VANIA APARECIDA L MERHI

Epidemiologia em Saúde e Nutrição

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo visam produzir conhecimento sobre os condicionantes sociais e ambientais do estado nutricional de populações e sua relação com doenças crônicas não transmissíveis em diferentes grupos etários. O grupo tem como foco o estudo de qualidade de vida e características comportamentais, tais como consumo alimentar, estresse e atividade física. A identificação de fatores de risco para ocorrência de obesidade e outras doenças crônicas é fundamental para o planejamento de estratégias de intervenção e formulação de políticas públicas de caráter tanto preventivo como de controle.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDERSON MARQUES DE MORAES
  • CARLA CRISTINA ENES GOMES
  • LUCIANA BERTOLDI NUCCI

Modelagem e Controle de Processos

A necessidade de uma economia sustentável, juntamente com o desenvolvimento de novos produtos, tem aumentado significativamente o interesse pela valorização dos produtos industriais básicos, derivados de fontes renováveis, obtidos através de processos biotecnológicos. Dentre os produtos de interesse do grupo temos a produção de lipopeptídeos e biossurfactantes e a produção de ácido lático envolvendo processos biotecnológicos de bancada, como também a modelagem e a simulação dos processos, levando em consideração o desenvolvimento de processos sustentáveis. Ao juntarmos pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, temos o objetivo de melhorar a produção de insumos de forma sustentável e com uma estratégia de coprodução de metabólitos e enzimas de alto valor agregado, avaliando as potencialidades econômicas para diminuir os custos da produção. Além disso, se pretende definir a melhor rota de produção e purificação do ácido láctico, com vistas à obtenção de novos produtos.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • AUGUSTO ETCHEGARAY JUNIOR
  • BETANIA HOSS LUNELLI
  • NICOLAS SPOGIS

Neuropsicofisiologia em cognição e epilepsia

O grupo, formado em 1993, vem desenvolvendo pesquisas em aspectos clínicos e neurofisiologicos em epilepsia e em cognição, particularmente nas doenças de Alzheimer e de Parkinson. As repercussões dos trabalhos/publicações do grupo fazem-se em contribuições para melhor conhecimento de: 1. Delineamento de correlações clínicas e eletrencefalográficas (EEG) das epilepsias benignas da infância. 2. Correlação entre processos cognitivos e atividade epileptiforme no EEG. 3.Padrões normais do eletrencefalograma quantitativo (EEGq) e de potenciais evocados na leitura, em crianças. 4. Aspectos da leitura e desempenho escolar em crianças sadias. 5. Aspectos cognitivos e alterações do EEGq em crianças com epilepsias benignas da infância. 6. Cognição e alterações do EEGq em crianças com dificuldade de aprendizagem, em doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Essa produção científica tem sido apresentada em importantes congressos e periódicos com citações frequentes no Scopus.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • GLORIA MARIA DE A S TEDRUS

Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

O estudo da saúde física e mental de crianças e adolescentes constitui o campo multidisciplinar da Psicologia da Saúde, visando compreender processos que afetam o desenvolvimento infanto-juvenil, incluindo variáveis dos cuidadores familiares e profissionais de saúde e da educação. Partindo de uma experiência de mais de 25 anos de pesquisas na UFES, em 2015, formou-se este GP na PUCCAMP, incluindo pesquisadores e alunos dos Programas de Psicologia e de Ciências da Saúde. As pesquisas têm gerado publicações de artigos e livros, intervenções, instrumentos sobre desenvolvimento e saúde da criança/ adolescente em situações de riscos biopsicossociais; processos de estresse e enfrentamento de crianças, adolescentes, cuidadores e profissionais de saúde e educação; e avaliação e intervenção psicológica em problemas de saúde. Com a produção de um conhecimento baseado em evidências e centrado nos contextos locais, procura-se contribuir e capacitar recursos humanos na área.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
  • LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
  • SONIA REGINA FIORIM ENUMO

Qualidade de Vida, Envelhecimento e Estudo de Mecanismo Fisiopatológicos de Doenças Crônicas

O Grupo tem efetuado pesquisas direcionadas ao desenvolvimento e avaliação de produtos farmacêuticos a partir de insumos de origem natural. Nos últimos anos, os trabalhos abordaram principalmente os óleos essenciais, substâncias de origem vegetal e matrizes alimentares com potencial de saúde. Essas pesquisas tiveram por enfoque o desenvolvimento de formulações, a realização de estudos de estabilidade, de ensaios in vitro e in vivo para comprovação de eficácia, além da avaliação sensorial. Também tem desenvolvido pesquisas direcionadas a compreensão das alterações associadas à obesidade e envelhecimento. Modelos experimentais de envelhecimento do sistema musculoesquelético tem se mostrado uma ferramenta útil na compreensão das alterações que determinam perdas funcionais em idosos.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ALESSANDRA GAMBERO
  • GISELE MARA SILVA GONCALVES
  • GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA

Envelhecimento, doenças e agravos à saúde

Aborda aspectos epidemiológicos, nutricionais, fisiopatológicos, diagnósticos, cognitivos/comportamentais, de estilo de vida (qualidade de vida, espiritualidade/religiosidade), terapêuticos clínicos/cirúrgicos nos agravos e doenças crônicas. Desenvolve estudos sobre a distribuição de doenças e condições relacionadas em populações idosas e em processo de envelhecimento, visando entender a dinâmica desse processo. Discute o uso das tecnologias inovadoras aplicadas no processo de envelhecimento para monitoramento, prevenção, auxílio, reabilitação e intervenção à pessoa idosa.

Saúde da criança e do adolescente

Avalia de forma integrada a saúde da criança e do adolescente buscando a relação dos aspectos epidemiológicos, nutricionais, fisiopatológicos de infecções com suas vertentes bioquímicas, e de estilo de vida com doenças e agravos a saúde como da saúde bucal e distúrbios metabólicos. Avalia também como a criança e o adolescente enfrentam as dificuldades do processo saúde doença.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
23/02/2022 Associação entre proteínas plasmáticas e complicações de ferida pós-operatória em pacientes submetidos a osteossínteses em geral Jaqueto, Pedro Augusto Leandro-Merhi, Vânia Aparecida Dissertação de mestrado
22/02/2022 Avaliação clínica, cefalométrica e polissonográfica em pacientes portadores de aos submetidos a faringoplastia lateral Zanco, Stephanie Regiane Prata Ferreira Mendonça, José Alexandre Dissertação de mestrado
15/12/2021 Analgesia pós-operatória em cirurgia cardíaca: comparação entre bloqueio do plano eretor da espinha e morfina endovenosa Vidal , Rafael Almeida Tedrus, Glória Maria Souza Dissertação
25/02/2021 Análise do impacto da implantação da gestão do acesso do paciente do Sistema Único de Saúde, com indicação de cirurgia cardíaca eletiva no Hospital PUC-Campinas de 2013 a 2019 Antunes, Silvia Thomas Mendes, Elisa Donalisio Teixeira Dissertação
18/12/2019 Emprego de hidrolases visando a prevenção da desmineralização da hidroxiapatita na presença de Streptococcus mutans: aplicação potencial na odontologia Silveira, Thaís De Carvalho Etchegaray Junior, Augusto Dissertação
06/12/2019 Hemorragia peri-intraventricular leve: a relação entre a percepção dos pais e o neurodesenvolvimento Duarte, Luara Fernandes Argenton Tedrus, Gloria Maria de Almeida Souza Dissertação
04/12/2019 Fatores associados a não adoção de comportamentos saudáveis entre indivíduos com hipertensão arterial e diabetes mellitus no Brasil Dionato, Franciele Aparecida Vecchia Nucci, Luciana Bertoldi Dissertação
15/12/2017 Radioterapia parcial e acelerada de mama utilizando braquiterapia de alta taxa de dose para pacientes com estádio inicial de câncer de mama: análise uni-institucional Massarotto, Ana Carolina Reis, Leonardo Oliveira Dissertação
06/12/2017 Excesso de peso e esteatose hepática em crianças e adolescentes: variáveis clínicas e dietéticas, motivação para o tratamento e risco psicossocial familiar Gomes, Maria Camila Buarraj Enumo, Sônia Regina Fiorim Dissertação
02/02/2017 Indicadores nutricionais em pacientes com doença de alzheimer: relações com fatores clínicos Santos, Tamires Barbosa Nascimento dos Tedrus, Gloria Maria de Almeida Souza Dissertação
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