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Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

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EDITAL nº 001/2020 – PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL COM INGRESSO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO 1º SEMESTRE DE 2021

Acesse o Edital 01/2020
Acesse o Resultado 01/2020
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Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde tem como objetivo primordial qualificar seus alunos para a pesquisa e a docência em abordagem interdisciplinar na Área da Saúde.

 

Os objetivos definidos para o mestrado acadêmico são:

a) Capacitar docentes e pesquisadores com visão ampla, reflexiva e crítica, numa perspectiva interdisciplinar, biopsicossocial e humanista do processo saúde-doença.
b) Capacitar docentes para atuar na intersecção de varias áreas de conhecimento no ensino superior.
c) Qualificar docentes e pesquisadores para a aplicação inovadora do conhecimento produzido na área.
d) Qualificar para a elaboração de projetos de pesquisa relevantes.
e) Conscientizar para a difusão do conhecimento científico no País, junto ao meio acadêmico, a outros níveis de ensino e à população.
f) Formar um mestre capaz de trabalhar em equipe interdisciplinar e que esteja apto a formar estudantes de graduação com esta visão de trabalho em equipe, sabendo utilizar o método científico.
g) Formar um mestre com capacidade para integração com a graduação e para o envolvimento de alunos na iniciação científica.
h) Capacitar os egressos dos cursos de graduação da nossa Universidade como também da região Metropolitana de Campinas e de outras regiões do país.
i) Propiciar, sobre bases consistentes, a expansão da Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, visando à futura constituição de um Curso de Doutorado em Ciências da Saúde na PUC-Campinas.

 

Os objetivos específicos são:
a) Estimular o desenvolvimento científico e social da área da saúde da criança e do adolescente e agravos e doenças crônicas.
b) Capacitar profissionais de saúde que atuam na área da Saúde, em nível local e regional, visando o desempenho competente na pesquisa e na capacitação de recursos humanos.
c) Formar um mestre com integração de conhecimento e experiências interdisciplinares que superem as perspectivas das áreas particulares dos docentes do programa.
d) Estimular e desenvolver a capacidade científica dos graduandos da área da saúde da PUC-Campinas, através da integração graduação/pós-graduação, criando e desenvolvendo a cultura do aprendizado ativo e da produção/divulgação do conhecimento, estimulando-os a serem mais críticos, reflexivos e aptos a resolver problemas técnico-científicos e capazes de exercer em plenitude a sua cidadania.
e) Ampliar o espectro de relações, intra e interinstitucionais, possibilitando, através de um processo crítico, o melhor uso do potencial instalado e contribuir com o conhecimento e a produção científica voltada aos problemas de saúde regionais.
f) Despertar no pós-graduando o interesse pela pesquisa, ao ponto que ele possa incluí-la naturalmente em seu cotidiano profissional, para um processo de aquisição constante de conhecimento.
g) Melhorar o desempenho científico-tecnológico do pessoal docente do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas e das demais instituições locais, regionais e nacionais que atuem nesta área, objetivando a sua inserção no processo de produção do saber e formação de recursos humanos, em áreas definidas como prioritárias pela Instituição.

h) Tornar a prática da pesquisa e formação de recursos humanos um componente essencial e presente nas atividades da Universidade.
i) Tornar a PUC-Campinas um centro irradiador para a comunidade externa dos avanços que se verificam na área da saúde.

Histórico

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde – Interdisciplinar foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico de Educação Superior - CTC/ES da CAPES/MEC, em 22 de dezembro de 2014.

Público Alvo

Graduados da área da saúde e de áreas afins.

 

Processo Seletivo

Período de Inscrições (com prorrogação): até 03 de novembro de 2020

documentos necessários - clique aqui

calendário - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos específicos da área e exame de suficiência em língua estrangeira; e exame de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Orientações gerais:

Em razão dos imensos desafios trazidos pela COVID-19 (novo coronavírus), as relações de consumo acabaram sofrendo interferências, assim, em virtude da pandemia que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2021 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.

Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.

Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.

O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.

É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.

Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).

Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.

A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.

As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.

O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.

Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

 

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.

 

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos e Exame de suficiência em língua estrangeira (inglês)
10/11/2020 (das 9h às 12h)

 

Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)

10/11/2020 (das 13h às 14h)
 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)
24/11/2020 (às 17h)

 

Entrevistas
01/12/2020 (das 9h às 12h)

 

Publicação dos resultados classificatórios
03/12/2020 (às 17h)

 

Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.

 

Bibliografia recomendada:

Literatura sobre Metodologia em Pesquisa nas Áreas da Saúde

 

 

Documentos Necessários

Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico).
- Histórico Escolar do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNE, se estrangeiro)

- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa

 

* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.

** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.

 

Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto de Pesquisa deverá obrigatoriamente vincular-se a uma das linhas de pesquisa: (1) Saúde da criança e do adolescente; (2) Abordagem das doenças e agravos crônicos à saúde. Os itens para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa são: título; linha de pesquisa; resumo; introdução teórica e problematização; objetivos geral e específicos; método e procedimentos; resultados esperados; cronograma e referências bibliográficas. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um dos temas que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de periódicos indexados QUALIS (disponível em QUALIS/CAPES) e livros qualificados.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto deve ter, no máximo, 9 (nove) páginas, formato A4, com letra Arial 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5. A forma das referências bibliográficas deve ser feita de acordo com as normas da ABNT.

ALESSANDRA GAMBERO - Doutora

AUGUSTO ETCHEGARAY JUNIOR - Doutor

CARLA CRISTINA ENES GOMES - Doutora

CARLOS EDUARDO FONTANA - Doutor

ELISA DONALISIO TEIXEIRA MENDES - Doutor

GISELE MARA SILVA GONCALVES - Doutora

GLORIA MARIA DE A S TEDRUS - Doutora

JOSE ALEXANDRE MENDONCA - Doutor

JOSE LUIS BRAGA DE AQUINO - Doutor

LEONARDO OLIVEIRA REIS - Doutor

LUCIANA BERTOLDI NUCCI - Doutora

SERGIO LUIZ PINHEIRO - Doutor

SONIA REGINA FIORIM ENUMO - Doutora

VANIA APARECIDA L MERHI - Doutora

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
* As bolsas da CAPES/MEC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pela Agência de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

 

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

Número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Ciências da Saúde, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 04 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 12 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 06 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos.

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Investigação em Ciências da Saúde

- Bioestatística I

 

A duração mínima do Mestrado em Ciências da Saúde é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Eletiva (1) Eletiva (3) Orientação
Obrigatória (2) Eletiva (2) Eletiva (4) -
SAP (1) SAP (2) SAP (3) -
Orientação Orientação Orientação -

 

LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA 2021

 

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

 

 

CANDIDATOS APROVADOS

 

1º Lucas Eduardo Pedri

2º Marcos Oliveira Siebra Coelho

3º Juliana Ando de Cezare

4º Hugo Samartine Júnior

5º Flávia Regina de Andrade

6º Guilherme Zupo Teixeira

7º Thalita Ruba Carpanezi Barbosa

8º Paulo Sérgio Chaib

9º Izabella Paola Manetta Signorini

10º Marília Marinello Fernandes

11º Gustavo Pellegrini Magaldi

12º Lucas Ruas Ribeiro

13º Rodrigo Caldas Ramos da Silva

14º Letícia Fernandes Sobreira Parreira

 

 

CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA (EM ORDEM ALFABÉTICA)

 

Alceneu Jose Negrao Bertotti Junior

Andresa Paula da Silva

Edivaldo Lima de Araujo

Erika Yaschiro Hirata

Fernanda Caroline Meira Saiotti

Fernanda Cassador Escudero

Franciele Bartolomeu de Moraes

Josleiny Reis Pimenta

Leandro Alonso do Espírito Santo

Maria Luiza Wanderley da Silva

Nathalia Navas Aguiar

Sara Raquel Ramos de Melo Gonçalves

Stephanie Aragao Lusoli Vicensotti

 

 

ATENÇÃO

 

Os 14 primeiros candidatos aprovados estão sendo convocados às vagas disponíveis. A lista de espera apresenta os candidatos em ordem alfabética. A chamada dos candidatos desta lista ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vagas dos orientadores.

 

Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudos, pois haverá para este fim um processo seletivo específico no início do ano letivo de 2021.

 

Os 14 primeiros candidatos aprovados deverão, no dia 09 de dezembro de 2020, às 19h00, participar de reunião com o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Sérgio Luiz Pinheiro, via Plataforma TEAMS. O convite será enviado oportunamente.

Disciplinas

  • ABORDAGEM CLÍNICA INTEGRADA: COGNIÇÃO, COMPORTAMENTO E QUALIDADE DE VIDA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Propicia com base nas neurociências cognitivas e do comportamento, e em áreas afins, os fundamentos teórico-práticos, para utilização em pesquisa, da análise básica de aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, qualidade de vida e espiritualidade, assim como seus fatores, em condições clínicas diversas, e dentre elas nas doenças crônicas neurológicas.

  • ASPECTOS NUTRICIONAIS DAS DOENÇAS CRÔNICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Contextualiza estudos e métodos clínicos na área da saúde e nutrição. Analisa criticamente a pesquisa científica dos aspectos nutricionais nas doenças crônicas.

  • BIOESTATÍSTICA I

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Desenvolve a compreensão dos conceitos fundamentais da estatística aplicada a dados epidemiológicos e de pesquisas na área da saúde, por meio de técnicas de análises exploratória de dados de de princípios básicos da inferência estatística. Incentiva a interpretação e aplicação desses conhecimentos e técnicas nas atividades científicas ligadas ao campo da saúde.

  • BIOESTATÍSTICA II

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Desenvolve a compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais da estatística analítica aplicada a dados na área da saúde, por meio de técnicas de análises inferencial. Incentiva a realização de análises estatísticas de dados, utilizando os métodos comumente usados no desenvolvimento de atividades científicas relacionadas à área da saúde.

  • DIDÁTICA E PEDAGOGIA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Visa capacitar o pós-graduando nos diversos conceitos e competências em atividades didático-pedagógicas, dentro de perspectiva crítica, de valorização da auto-aprendizagem e de educação continuada, assim como de integração de saberes e práticas na área de ciências da saúde.

  • DISSERTAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 360

    Ementa:

  • EPIDEMIOLOGIA E CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Recupera os determinantes, manifestações e decorrências da relação saúde-doença-intervenção no âmbito do epidemiológico e do coletivo. Reconstrói a evolução dos diferentes modelos de serviços de saúde. Fundamenta o quadro teórico-metodológico das concepções e práticas de estilo de vida e condições de vida como paradigmas da pós-modernidade, nas relações com diferentes nosografias prevalentes.

  • ESTÁGIO DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estudos do conhecimento científico, seus métodos, suas técnicas e das questões éticas envolvidas nas investigações em saúde. Aplicação de conceitos e técnicas de metodologia científica a projetos e relatórios de pesquisa desenvolvidos na área da saúde.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta ao aluno os erros mais comuns em estudos epidemiológicos que levam à imprecisão dos dados e a interpretação equivocada dos resultados, bem como aborda as possibilidades e técnicas para minimizar seus efeitos.

  • ORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃO MESTRADO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Apresenta os procedimentos e métodos para a realização de revisão sistemática da literatura científica, na área da saúde, em contraposição à revisão narrativa tradicional, e meta-análise. Visa contribuir para a elaboração e avaliação crítica das revisões sistemáticas e meta análises publicadas na área da saúde.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA A

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA B

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA C

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Analisa e acompanha o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, relacionados diretamente às Linhas e Grupos de Pesquisa dos orientadores.

  • TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA E OBTENÇÃO DE FOMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Contribui para a habilitação do aluno de pós-graduação para a redação de artigos científicos, abordando a redação e o formato de artigos científicos, periódicos para publicação de trabalhos científicos, fator de impacto de periódicos, sistema de revisão de artigos por pareceristas ad-hoc, submissões on line, bases de indexações de periódicos, sistema Qualis da CAPES, citações e índice H. Descreve as formas de fomento que podem contribuir com a realização e desenvolvimento das pesquisas de alunos de pós-graduação. Apresenta as agências de fomento que promovem subsídios a publicações, reservas técnicas e capacitam os pesquisadores por meio de intercâmbios ou congressos científicos. Apresenta as diversas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Ciências da saúde, revisando conteúdos específicos das ciências básicas de acordo com cada linha de pesquisa. Apresenta tópicos em português e inglês.

  • TÓPICOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

Alternativas terapêuticas emergentes para prevenção e tratamento das doenças infecciosas e câncer

A presente proposta de Grupo agrega pesquisadores da área da saúde com propostas de Projetos que carregam suas particularidades, porém são convergentes por incluir características multidisciplinares e translacionais, bem como, por ter o objetivo de incluir e compartilhar no Grupo, colaboradores internacionais de reconhecida reputação na área, que permitirão avançar no conhecimento científico e de inovação, além de promover a formação de recursos humanos e avançar na internacionalização Faz parte também do objetivo do grupo o desenvolvimento de novos biomateriais com aplicabilidade na área da saúde.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • CARLOS EDUARDO FONTANA
  • GIOVANNA ROSA DEGASPERI
  • SERGIO LUIZ PINHEIRO

Diagnóstico e Terapêutica Clinico-Cirúrgica

As afecções sejam benignas ou malignas podem evoluir com complicações agudas e crônicas à saúde. Assim a linha de pesquisa dêste grupo são orientadas principalmente para melhor abordagem dos aspectos epidemiológicos, nutricionais, fisiopatológicos, diagnósticos, cognitivos/comportamentais, terapêuticos clínicos/cirúrgicos nos agravos e doenças crônicas e assim tentar minimizar a morbidade e oferecer uma melhor qualidade de vida.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELISA DONALISIO TEIXEIRA MENDES
  • JOSE ALEXANDRE MENDONCA
  • JOSE LUIS BRAGA DE AQUINO
  • LEONARDO OLIVEIRA REIS
  • VANIA APARECIDA L MERHI

Epidemiologia em Saúde e Nutrição

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo visam produzir conhecimento sobre os condicionantes sociais e ambientais do estado nutricional de populações e sua relação com doenças crônicas não transmissíveis em diferentes grupos etários. O grupo tem como foco o estudo de qualidade de vida e características comportamentais, tais como consumo alimentar, estresse e atividade física. A identificação de fatores de risco para ocorrência de obesidade e outras doenças crônicas é fundamental para o planejamento de estratégias de intervenção e formulação de políticas públicas de caráter tanto preventivo como de controle.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDERSON MARQUES DE MORAES
  • CARLA CRISTINA ENES GOMES
  • LUCIANA BERTOLDI NUCCI

Modelagem e Controle de Processos

A necessidade de uma economia sustentável, juntamente com o desenvolvimento de novos produtos, tem aumentado significativamente o interesse pela valorização dos produtos industriais básicos, derivados de fontes renováveis, obtidos através de processos biotecnológicos. Dentre os produtos de interesse do grupo temos a produção de lipopeptídeos e biossurfactantes e a produção de ácido lático envolvendo processos biotecnológicos de bancada, como também a modelagem e a simulação dos processos, levando em consideração o desenvolvimento de processos sustentáveis. Ao juntarmos pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, temos o objetivo de melhorar a produção de insumos de forma sustentável e com uma estratégia de coprodução de metabólitos e enzimas de alto valor agregado, avaliando as potencialidades econômicas para diminuir os custos da produção. Além disso, se pretende definir a melhor rota de produção e purificação do ácido láctico, com vistas à obtenção de novos produtos.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • AUGUSTO ETCHEGARAY JUNIOR
  • BETANIA HOSS LUNELLI
  • NICOLAS SPOGIS

Neuropsicofisiologia em cognição e epilepsia

O grupo, formado em 1993, vem desenvolvendo pesquisas em aspectos clínicos e neurofisiologicos em epilepsia e em cognição, particularmente nas doenças de Alzheimer e de Parkinson. As repercussões dos trabalhos/publicações do grupo fazem-se em contribuições para melhor conhecimento de: 1. Delineamento de correlações clínicas e eletrencefalográficas (EEG) das epilepsias benignas da infância. 2. Correlação entre processos cognitivos e atividade epileptiforme no EEG. 3.Padrões normais do eletrencefalograma quantitativo (EEGq) e de potenciais evocados na leitura, em crianças. 4. Aspectos da leitura e desempenho escolar em crianças sadias. 5. Aspectos cognitivos e alterações do EEGq em crianças com epilepsias benignas da infância. 6. Cognição e alterações do EEGq em crianças com dificuldade de aprendizagem, em doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Essa produção científica tem sido apresentada em importantes congressos e periódicos com citações frequentes no Scopus.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • GLORIA MARIA DE A S TEDRUS

Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

O estudo da saúde física e mental de crianças e adolescentes constitui o campo multidisciplinar da Psicologia da Saúde, visando compreender processos que afetam o desenvolvimento infanto-juvenil, incluindo variáveis dos cuidadores familiares e profissionais de saúde e da educação. Partindo de uma experiência de mais de 25 anos de pesquisas na UFES, em 2015, formou-se este GP na PUCCAMP, incluindo pesquisadores e alunos dos Programas de Psicologia e de Ciências da Saúde. As pesquisas têm gerado publicações de artigos e livros, intervenções, instrumentos sobre desenvolvimento e saúde da criança/ adolescente em situações de riscos biopsicossociais; processos de estresse e enfrentamento de crianças, adolescentes, cuidadores e profissionais de saúde e educação; e avaliação e intervenção psicológica em problemas de saúde. Com a produção de um conhecimento baseado em evidências e centrado nos contextos locais, procura-se contribuir e capacitar recursos humanos na área.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE
  • LETICIA LOVATO DELLAZZANA ZANON
  • SONIA REGINA FIORIM ENUMO

Qualidade de Vida, Envelhecimento e Estudo de Mecanismo Fisiopatológicos de Doenças Crônicas

O Grupo tem efetuado pesquisas direcionadas ao desenvolvimento e avaliação de produtos farmacêuticos a partir de insumos de origem natural. Nos últimos anos, os trabalhos abordaram principalmente os óleos essenciais, substâncias de origem vegetal e matrizes alimentares com potencial de saúde. Essas pesquisas tiveram por enfoque o desenvolvimento de formulações, a realização de estudos de estabilidade, de ensaios in vitro e in vivo para comprovação de eficácia, além da avaliação sensorial. Também tem desenvolvido pesquisas direcionadas a compreensão das alterações associadas à obesidade e envelhecimento. Modelos experimentais de envelhecimento do sistema musculoesquelético tem se mostrado uma ferramenta útil na compreensão das alterações que determinam perdas funcionais em idosos.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ALESSANDRA GAMBERO
  • GISELE MARA SILVA GONCALVES
  • GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA

Envelhecimento, doenças e agravos à saúde

Aborda aspectos epidemiológicos, nutricionais, fisiopatológicos, diagnósticos, cognitivos/comportamentais, de estilo de vida (qualidade de vida, espiritualidade/religiosidade), terapêuticos clínicos/cirúrgicos nos agravos e doenças crônicas. Desenvolve estudos sobre a distribuição de doenças e condições relacionadas em populações idosas e em processo de envelhecimento, visando entender a dinâmica desse processo. Discute o uso das tecnologias inovadoras aplicadas no processo de envelhecimento para monitoramento, prevenção, auxílio, reabilitação e intervenção à pessoa idosa.

Saúde da criança e do adolescente

Avalia de forma integrada a saúde da criança e do adolescente buscando a relação dos aspectos epidemiológicos, nutricionais, fisiopatológicos de infecções com suas vertentes bioquímicas, e de estilo de vida com doenças e agravos a saúde como da saúde bucal e distúrbios metabólicos. Avalia também como a criança e o adolescente enfrentam as dificuldades do processo saúde doença.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Mestrado
  • Coordenador
    SERGIO LUIZ PINHEIRO
  • Área de Concentração
    Ciências da Saúde
  • Local Campus II
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial
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