Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas lança Doutorado em Ciências da Saúde e em Ciências da Religião

Novos programas estão com inscrições abertas até o dia 24 de janeiro, no portal da Universidade

A PUC-Campinas está com inscrições abertas, até o dia 24 de janeiro, para dois novos Programas de Pós-Graduação (PPG). A Universidade passa a oferecer o Doutorado em Ciências da Saúde e em Ciências da Religião, que já contavam com o programa de Mestrado na PUC-Campinas.

Doutorado em Ciências da Religião

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião tem como objetivo principal qualificar seus estudantes para a pesquisa e a docência na área das Ciências da Religião. Clique aqui para acessar a página e se inscrever! O curso de doutorado possui os seguintes objetivos específicos:

  1. a) conferir ao aluno o grau de doutor em Ciências da Religião;
  2. b) formar docentes e pesquisadores para atuar em instituições de ensino superior e também na educação básica e ensino médio;
  3. c) capacitar lideranças para atuar em instituições religiosas e em organizações governamentais e não governamentais;
  4. d) contribuir para o desenvolvimento contínuo da pesquisa em Ciências da Religião, notadamente, considerando a religião em suas relações sociais e potencial de geração de sentido;
  5. e) contribuir para a produção de conhecimentos originais e inéditos acerca da religião, por meio das pesquisas de doutorado e, consequentemente, das defesas de teses;
  6. f) estimular a capacidade investigativa e aperfeiçoar a formação profissional, mediante o desenvolvimento de métodos de pesquisa em torno da religião;
  7. g) estimular a reflexão sistemática e a produção de pesquisas da religião e da religiosidade em perspectiva multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e não confessional;
  8. h) consolidar a PUC-Campinas como referência na pesquisa em Ciências da Religião, regional, nacional e internacionalmente.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião tem sua origem na índole de Pontifícia Universidade Católica de Campinas de formar seus alunos de modo integral, articulando ciência e profissão, com valores ético-cristãos. A Universidade oferece aos alunos disciplinas de teologia, de filosofia e de ciências humanas, ultrapassando a especificidade da área profissional escolhida. Acompanha esta iniciativa o fortalecimento pedagógico e epistemológico dos cursos de Teologia, Filosofia, Ciências Sociais e História, em que a religião é um dos elementos centrais dos respectivos currículos. Tem também sua origem no desenvolvimento da pesquisa realizada no âmbito dos grupos de pesquisa institucionais, certificados junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (Religião, linguagem e Cultura, Religião: Epistemologia e Fenomenologia, História das Religiões e das Religiosidades e Religião, ética e política) que consideram a religião como objeto de investigação filosófica, teológica, histórica e sociológica. Essa produção científica alicerçou-se tanto na fundamentação teórica quanto na realidade religiosa brasileira, marcadamente plural em termos de confissão religiosa. Diante disso, o Programa foi organizado em torno de uma área de concentração intitulada Religião: relações sociais e geração de sentido, e duas linhas de pesquisa: Religião: instituições e discursos; Religião: Hermenêutica e epistemologia.

A primeira linha investiga as reconfigurações históricas de ideias e doutrinas religiosas, bem como a religião nas suas expressões simbólicas, ritualísticas e discursivas, materializadas nos costumes, nas práticas, nas normatividades e nas instituições constitutivas do espaço público. Ao mesmo tempo em que considera a projeção dos elementos fundacionais teológico-políticos em nível das instituições, busca apreender suas reconfigurações circunstanciais e duradouras, no âmbito dos embates sociais e discursivos produzidos nas fronteiras borradas entre o religioso, o político e o social. Emprega, para tanto, as abordagens da historiografia, da teologia política, da teologia pública, das teorias pós-coloniais e decoloniais, em que se incluem tradições de sabedoria e filosofias de vida. A segunda linha compreende-se em torno do conceito de religião e sua constante revisão, em sua abordagem teórica interdisciplinar, a saber: fenomenológica, sociológica, histórica, antropológica, teológica, das ciências da linguagem, da teoria literária e dos estudos de cultura visual. Analisa hermeneuticamente a religião em suas diversas formas, manifestadas em textos, ritos e símbolos religiosos, nas narrativas mitológicas, nas artes, nas biografias e nas suas diferentes apropriações discursivas. Sistematiza epistemologicamente essas experiências, traz à tona a religião na pluralidade de concepções e manifestações e explicita a presença e geração de sentido em suas expressões.

Público Alvo

Mestres em Ciência(s) da(s) Religião(ões) e áreas afins: Teologia, Ciências Sociais, História, Filosofia, Educação, Psicologia, entre outras.

 

Doutorado em Ciências da Saúde

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e atuação profissional em abordagem interdisciplinar na área da saúde, com visão ampla, reflexiva e crítica, biopsicossocial e humanista do processo saúde-doença. Clique aqui para acessar a página e se inscrever!

Objetivos específicos

  1. a) Formar docentes e pesquisadores para um exercício ético, técnico e crítico das áreas do conhecimento relacionadas com as Ciências da Saúde, a partir da produção e do avanço do conhecimento nesta área.
  2. b) Formar profissionais capazes de compreender a natureza múltipla de fenômenos de maior complexidade.
  3. c) Formar pesquisadores independentes, com uma visão abrangente e profunda da realidade, capazes de antecipar-se às tendências e influir no curso de ciências da saúde, e de suas aplicações tecnológicas e de inovação.
  4. d) Promover interação com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais, setores produtivos e sociedade, de forma a ampliar os horizontes no desenvolvimento de pesquisas de elevado impacto científico.
  5. e) Transferir o conhecimento científico adquirido e construído no âmbito do Programa para comunidade e sociedade, de maneira a gerar conhecimento socialmente útil, apropriado à realidade e adequado às necessidades da comunidade.

Histórico

O Doutorado em Ciências da Saúde – Interdisciplinar foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico de Educação Superior – na 223ª. Reunião do CTC/ES da CAPES/MEC, em 22 de agosto de 2023.

Público Alvo

Mestres da área da saúde e de áreas afins.

Perfil do Egresso

O Doutor formado pelo Programa deve ser um profissional qualificado para atuar dentro dos conceitos da interdisciplinaridade, capaz de desenvolver pesquisas científicas originais e relevantes de maneira independente, que contribuam para o avanço do conhecimento no campo da Ciências da Saúde. Este profissional terá visão sistêmica e abertura para o enfrentamento e/ou desenvolvimento de novas perspectivas teórico-metodológicas, capaz de adentrar a fronteiras de outras áreas a fim de solucionar problemas complexos de forma inovadora. Ainda, deve ser capaz de atuar em centros de pesquisa e universidades enquanto docente e/ou pesquisador, aplicando os preceitos da interdisciplinaridade na solução de problemas de maior complexidade.



Carlos Giacomeli
9 de janeiro de 2024