Capes classifica Mestrado em Ciências da Saúde da PUC-Campinas com nota 4

Classificação próxima da nota máxima confirma excelência da Universidade na área de Ciências da Vida

O Programa de Pós-Graduação (PPG)  Stricto Sensu em Ciências da Saúde da PUC-Campinas foi avaliado com a nota 4 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na última avaliação quadrienal, divulgada nesta semana. A classificação é muito próxima à nota máxima, que é 5 para o mestrado.

“Recebemos com muita alegria e entusiasmo o resultado desta avaliação, que foi a primeira avaliação quadrienal do programa (ciclo completo) desde sua recomendação pela Capes. Entendemos que a nota obtida pelo PPG reflete os esforços empreendidos nos últimos anos por todos os atores envolvidos, desde os docentes pesquisadores, discentes, incluindo o corpo técnico-administrativo”, comenta a Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Entre os quesitos avaliados pela Capes estão a produção intelectual, formação de alunos, infraestrutura, impacto econômico, social, cultural, caráter inovador das pesquisas realizadas, internacionalização, entre outros. E a PUC-Campinas alcançou evolução nos mais diversos pontos, com destaque para a produção intelectual do corpo docente, com publicações de grande impacto e inserção internacional, além da qualidade da formação dos alunos, atuação e avaliação dos egressos e caráter inovador da produção intelectual.

Um dos diferenciais do programa oferecido pela PUC-Campinas é o fato de a Universidade disponibilizar um Hospital Universitário, uma vez que essa condição viabiliza a realização de pesquisas clínicas e ensaios clínicos randomizados. Além disso, o programa é realizado no Campus II, onde se concentram diversos cursos da área da saúde, o que também favorece a realização de pesquisas de natureza interdisciplinar.

No aspecto social, o amplo atendimento à comunidade proporcionado pelo Hospital da PUC-Campinas contribui para a consolidação da implementação das pesquisas realizadas no programa.

Assim, o aluno de mestrado em Ciências da Saúde possui uma formação com visão ampla, reflexiva e crítica, numa perspectiva interdisciplinar, biopsicossocial e humanista do processo saúde-doença. Voltado para graduados na área da Saúde, o programa, devido ao seu caráter interdisciplinar, permite aos alunos a compreensão da natureza múltipla de fenômenos de maior complexidade, proporcionando o desenvolvimento de habilidades essenciais para atuação nos diversos segmentos do mercado de trabalho.

Os egressos do programa estão inseridos, sobretudo, na área de pesquisa e docência em instituições de ensino reconhecidas, tanto públicas quanto privadas. Parte deles busca a complementação da formação acadêmica em programas de doutorado de instituições de ensino de excelência.

Inscrições estão abertas

Os Cursos de Pós-Graduação da PUC-Campinas estão com inscrições abertas para diversos programas de Mestrado e Doutorado, nas áreas de Arquitetura, Direito, Educação, Psicologia, Ciências da Religião, Ciências da Saúde, Sustentabilidade, Sistemas de Infraestrutura Urbana, e Linguagens, Mídia e Arte.

Após o período de inscrições, serão realizadas, ao longo do mês de novembro, as provas e entrevistas para seleção dos mestrandos e doutorandos. Os resultados serão divulgados em dezembro e as aulas começam em 2023. As etapas dos processos seletivos, bibliografia indicada e todas as informações de cada curso podem ser obtidas nas páginas de cada um deles na internet.

Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Carlos Giacomeli
21 de setembro de 2022