A Mostra de Talentos Humanos, realizada pelo Programa de Desenvolvimento Humano e Integral: Levanta-te e Anda, chega a sua 3ª edição no dia 24 de outubro, das 10h às 15h, no novo polo estratégico de Inovação Social da PUC-Campinas, o Espaço Tamurá, no Campus I. O tema desta edição será “Conexões Humanas”.
A Mostra assume um papel maior do que de um evento, celebrando a integração entre a Universidade e a Comunidade, apresentando projetos, iniciativas e ações que refletem o compromisso da PUC-Campinas com o desenvolvimento humano, social e territorial, valorizando a troca de saberes e experiências.
Ela estará dividida em espaços temáticos, que abrigarão oficinas, exposições e ações interativas conduzidas por alunos, professores e parceiros.

Neste ano, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 35 anos de existência. Em 13 de julho de 1990 foi promulgada a Lei nº 8.069/90, que encerra, em seu artigo 3º, sua centralidade:
“A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”.

O Programa de Desenvolvimento Humano e Integral – Levanta-te e Anda está plenamente alinhado à Agenda 2030 das Nações Unidas, que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados à erradicação da pobreza, promoção da justiça, redução das desigualdades e construção de sociedades sustentáveis, justas e resilientes.
A partir de sua atuação em territórios vulnerabilizados, seu enfoque ético-pedagógico e sua estrutura intersetorial, o PDHI:LA contribui de forma direta e transversal para a concretização dos ODS no contexto universitário e regional.


O Programa atua como um ecossistema acadêmico social que conecta os pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, promove a formação de cidadãos críticos e comprometidos com uma transformação social duradoura, atendendo demandas de comunidades vulnerabilizadas.
O PDHI:LA oferece capacitação, acesso a direitos, fomento à economia solidária e estratégias de sustentabilidade socioambiental às comunidades.




O PDHI:LA é aberto para estudantes, docentes e técnicos-administrativos da PUC-Campinas, e membros da comunidade externa que queiram se juntar à causa.Os discentes e docentes podem participar por meio de projetos de extensão e acesso aos espaços do programa, bem como pela participação na programação do PDHI:LA.
Os demais interessados podem se inscrever e obter informações entrando em contato com a equipe do PDHI:LA.

Processo de desenvolvimento que amplia as escolhas e oportunidades para que as pessoas possam ser quem desejam.

O Desenvolvimento Humano Integral (DHI), apresentado por Papa Paulo VI, refere-se à transformação integral de cada pessoa, resultando em uma sociedade justa e baseada no amor e respeito mútuo.

A PUC-Campinas é a soma entre os dois conceitos anteriores: unindo o esforço acadêmico e social. A Universidade promove um aprendizado que gera níveis de autonomia individual e coletiva.

O Programa oferece uma experiência educacional transformadora que proporciona que o estudante vivencie o impacto social do conhecimento, integrando a teoria com a realidade social.













Promover o desenvolvimento integrado das comunidades, com foco em práticas de Comunicação Não Violenta, escuta social e criação de oportunidades socioeconômicas. Atua como um facilitador de diálogos e ações que geram a inclusão e a justiça social.
Avaliação da II Mostra de Talentos Humanos — Campo Belo
Desafio associado: Promover comunidades vulnerabilizadas com foco em sua autonomia e potencialidades – Dia 11.06 (intra-institucional) e 17.06 (com a comunidade)
13 de junho — Certificação da Academia Social — Prédio H01 – Sala 800 — 19h
Desafio associado: Promoção de ensino, pesquisa e extensão integrados; qualificação da vida de pessoas vulnerabilizadas.
14 de junho — CAMP de Curricularização — 09h às 17h — Campus II
Desafio associado: Ampliar o processo de promoção da extensão universitária.
23 a 27 de junho — Curso de Justiça Restaurativa (JR)
Desafio associado: Tornar a PUC-Campinas referência no manejo construtivo de conflitos.
28 de agosto (abertura) — Seminário Academia Social — 19h20
Desafio associado: Consolidação da Academia Social como ferramenta de formação e promoção da cidadania.
23 de setembro — III Mostra de Talentos Humanos na PUC
Desafio associado: Fortalecimento de comunidades vulnerabilizadas; ambiente acadêmico integrativo e fraterno.
Inauguração do Espaço Tamurá
Evento com encerramento e bênção do Arcebispo e da Pastoral — contexto do Jubileu.
Desafio associado: Estruturar o novo espaço institucional como polo de inovação social e incubação de projetos.
20 a 24 de outubro — Semana Acadêmica Integrada
Desafio associado: Fomento contínuo da integração entre ensino, pesquisa e extensão; ampliação da produção acadêmica.
08 de novembro — IV Mostra de Talentos Humanos — Casa da Cidadania
V Mostrinha no Itatinga — (a confirmar)
Desafio associado: Qualificar a vida de mulheres em situação de prostituição e exploração sexual.
10 de dezembro — Certificação da Academia Social — Primeira Semana (a confirmar)
Desafio associado: Consolidação dos processos de formação do PDHI:LA e sua contribuição para a elevação da cidadania.
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Comunidades, Secretarias Municipais, CEPROMM, igreja local
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Pastoral Universitária
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: CEPROMM, Associações Locais
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: PROGRAD, Cursos da Graduação, Pró-reitoria Acadêmica
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: PROPPE, Cursos de Pesquisa, Redes Externas
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Pastoral, PROPPE, NREDHI
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Fundação FEAC, PROPPE
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Comunidades locais, parceiros sociais
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Escolas públicas, entidades da juventude
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: NREDHI, Faculdade de Direito, CNV
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Reitoria, PROPPE
Coordenação Geral: Prof. Dr. Everton Silveira
Articulador(a) Específico(a): Prof. Pesquisador / Extensionista
Parcerias Institucionais: Fórum de População em Situação de Rua, Secretaria de Assistência Social
Mostra de Talentos Humanos (Ampliação — Hubs Comunitários) é um dos marcos do PDHI:LA. O evento celebra e valoriza os talentos das comunidades, promovendo um encontro entre saberes populares, expressões artísticas e práticas acadêmicas. A partir de 2025, a proposta é ampliar o alcance das Mostras por meio da criação de Hubs Comunitários, que atuarão como núcleos permanentes de produção cultural, trabalho e renda nos territórios atendidos, fortalecendo redes locais e o protagonismo social.
Reconecta PUC-Campinas (Projeto em parceria com a Pastoral) busca promover conexões humanas e comunitárias dentro da Universidade, em diálogo com os valores humanistas e cristãos que a inspiram. Em parceria com a Pastoral Universitária, o projeto propõe espaços de escuta, convivência, formação e espiritualidade, com o objetivo de fortalecer um ambiente acadêmico integrativo, fraterno e acolhedor, contribuindo para a construção de uma comunidade universitária mais conectada e solidária.
Jardim das Flores — Projeto Oportunidade de Educação, Trabalho e Renda — Jardim Itatinga é uma iniciativa que atua junto às mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade no Jardim Itatinga. O projeto oferece alternativas concretas de educação, qualificação profissional, geração de trabalho e renda, visando promover cidadania, autonomia e construção de novos projetos de vida. Com ações formativas, apoio social e articulação em rede, o Jardim das Flores busca enfrentar os ciclos de exploração e vulnerabilização presentes no território.
Sou Capaz — Projeto de Democratização do Letramento Acadêmico, Digital e Acesso à Universidade tem como missão promover a inclusão educacional e digital de estudantes e pessoas de comunidades vulnerabilizadas, democratizando o acesso à cultura acadêmica e às ferramentas tecnológicas essenciais para a vida universitária e cidadã. Por meio de oficinas, mentorias e ações formativas, o projeto oferece apoio à construção de competências em letramento acadêmico e digital, contribuindo para a redução de barreiras no acesso e na permanência no ensino superior.
Desenvolvimento do Projeto do Observatório de Vulnerabilidades Locais e Territoriais é uma iniciativa que visa mapear, monitorar e analisar as dinâmicas de vulnerabilidade social em Campinas e região, gerando conhecimento qualificado para subsidiar políticas públicas e ações sociais. A proposta é integrar pesquisa acadêmica, extensão universitária e atuação em rede, consolidando o Observatório como um espaço estratégico para o enfrentamento das desigualdades sociais e a promoção do desenvolvimento humano integral.
Efetivação e Consolidação das Ações e do NREDHI está em processo de consolidação como um espaço de referência institucional para a promoção de ações e estudos voltados ao desenvolvimento humano. O desafio atual é efetivar e estruturar o núcleo como um centro dinâmico de formação, pesquisa e intervenção comunitária, potencializando seu papel na construção de respostas inovadoras e integradas às demandas sociais contemporâneas.
Ampliação das Ações de Desenvolvimento Territorial buscam fortalecer as capacidades locais nos territórios atendidos, promovendo inclusão social, geração de trabalho e renda e redes de apoio comunitário. O desafio é ampliar e diversificar essas ações, consolidando estratégias participativas e colaborativas com atores locais, com foco na autonomia, na justiça social e na sustentabilidade dos processos desenvolvidos.
Implementação da Academia Social — PUC-Campinas + FEAC. É uma ação realizada em parceria com a Fundação FEAC, é uma plataforma de formação cidadã, voltada a fortalecer competências para a atuação social, o empreendedorismo e o desenvolvimento humano. Seu desafio atual é ampliar sua implementação e consolidar metodologias que articulem ensino, pesquisa e extensão, potencializando o impacto das ações no fortalecimento da sociedade civil e na promoção da inclusão e da cidadania.

