
PUC-Campinas, Catedral e Prefeitura discutem ações voltadas ao desenvolvimento social
Representantes das três entidades se reuniram, no último dia 18 de março, no Paço Municipal
Representantes da PUC-Campinas, da Catedral Metropolitana de Campinas (sede da Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, se reuniram, no último dia 18 de março, no prédio da Prefeitura Municipal, com o intuito de discutirem formas de colaboração e fortalecerem ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento social no município.
Pela PUC-Campinas estiveram presentes a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira; a gerente de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da PUC-Campinas, Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Plácido; e o responsável pelo Programa de Desenvolvimento Humano Integral – Levanta-te e Anda (PDHI-LA), Prof. Dr. Everton Silveira. A Catedral Metropolitana de Campinas, por sua vez, foi representada pelo seu pároco, o Pe. Caio Augusto de Andrade, enquanto que em nome da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas estiveram presentes a secretária Vandecleya Moro; a secretária adjunta Clébia Alves Campos Oliveira; e a assessora do gabinete da secretária, Maria da Guia.

De acordo com o responsável pelo PDHI-LA, Prof. Dr. Everton Silveira, a reunião foi “muito potente, muito boa do ponto de vista de que nós conseguimos, de parte a parte, mostrar o que nós temos feito e quais são as nossas necessidades, bem como pudemos entender as necessidades da Prefeitura também, uma vez que as suas representantes também apresentaram demandas em relação a como a PUC-Campinas pode contribuir com as políticas públicas”.
Processo de parceria
De acordo com o responsável pelo Programa de Desenvolvimento Humano Integral – Levanta-te e Anda (PDHI-LA), Prof. Dr. Everton Silveira, durante a reunião, os representantes da PUC-Campinas procuraram apresentar aos representantes da Prefeitura de Campinas o desenvolvimento do PDHI-LA. “O principal objetivo do Programa, a sua missão, é fazer do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, uma forma de contribuir com o desenvolvimento social da comunidade, por isso a importância de pactuarmos com a Prefeitura, porque o papel da PUC-Campinas enquanto universidade é reforçar a perspectiva do tripé universitário e mostrar essa importância no processo de constituição de políticas públicas. Além disso, nós nos reunimos também para discutirmos as possibilidades de estarmos próximo ao Poder Público Municipal a fim de compormos a Rede de Assistência Social do município e, futuramente, quem sabe, estabelecermos um processo de parceria”, comenta.
O professor explica que, na atualidade, o PDHI-LA já desenvolve trabalhos com entes públicos, como albergues, espaços de acolhimento, serviços de atenção à população de rua, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “Informalmente, nós já temos feito muitas parcerias com órgãos e serviços que são do município. O que nós queremos, de fato, é formalizar isso com a Prefeitura, além de podermos estabelecer outros pontos de intersecção entre a nossa ação e aquilo que a Prefeitura hoje desenvolve. E, de fato, a ideia é que agora nós comecemos um processo de expansão dos temas a serem discutidos e uma relação mais estreita no sentido de estarmos mais próximos do Poder Público Municipal para podermos visualizar em que pontos a gente pode contribuir com a Prefeitura no desenvolvimento de políticas públicas”, explica.

O PDHI-LA atua como um ecossistema acadêmico social que conecta os pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Desta forma, promove a formação de cidadãos críticos e comprometidos com uma transformação social duradoura, atendendo as demandas de comunidades vulnerabilizadas.
Participação da Catedral
Sobre a participação da Catedral Metropolitana de Campinas neste processo, o professor lembra que antes de o PDHI-LA se formar no ano passado, já existia o Levanta-te e Anda, da qual a Catedral ainda faz parte e que é um trabalho focado no auxílio as pessoas em situação de rua, mas que não contava, oficialmente, com o atual braço acadêmico que fornece informações e dados e que ampliou o leque anterior de prestação de serviços para outras áreas da assistência social.
“O padre Caio tem uma ótima relação com o Poder Público Municipal e, por isso mesmo, a sua ida à reunião foi tão importante, sendo estratégica, tendo em vista que o tema da situação de rua ainda é sensível, sendo o mais sensível de todos e aquele com o qual nós precisamos ter mais atenção e um maior nível de articulação, porque é tema mais complexo”, comenta o professor Everton.
Reunião potente
Por fim, a reunião, de acordo com o responsável pelo PDHI-LA, foi “muito potente, muito boa do ponto de vista de que nós conseguimos, de parte a parte, mostrar o que nós temos feito e quais são as nossas necessidades, bem como pudemos entender as necessidades da Prefeitura também, uma vez que as suas representantes também apresentaram demandas em relação a como a PUC-Campinas pode contribuir com as políticas públicas, principalmente no que se refere a questões de iniciativa de trabalho e renda, não só para a população em situação de rua, mas também às populações vulneráveis.