Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas cria Comitê para o Jubileu 2025

Durante a reunião de instalação foram apresentadas as propostas de ações a serem desenvolvidas na Universidade para o Ano Santo

 A PUC-Campinas, realizou, nesta terça-feira (11), a reunião de instalação do Comitê para o Jubileu 2025, celebrado a cada 25 anos e que reúne milhares de pessoas para um tempo de renovação espiritual, perdão e peregrinação.

Com o tema “Peregrinos de Esperança”, este Jubileu foi definido pelo Papa Francisco como “Dom da Graça” a ser preparado e vivido por meio de peregrinações, indulgências e testemunhos vivos de fé.

A agenda contou com a presença do Prof. Dr. Pe. Antonio Douglas de Moraes, Prof. Dr. Pe. José Antonio Boareto, Profa. Dra. Vanessa Helena de Souza Zago, Prof. Dr. Everton Silveira e Prof. Dr. Rogério Rodrigues Bazi.

Durante o encontro, os membros do Comitê abordaram as propostas de ações que serão desenvolvidas na Universidade e fora dela ao longo do ano de 2025, de forma a vivenciar a peregrinação, a misericórdia e o testemunho, atendendo ao convite do Papa Francisco.

Pelas ideias apresentadas, estão previstas caminhadas, peregrinações para as igrejas jubilares, encontros, palestras, conferências e rodas de conversa nas faculdades. Todas as propostas serão apresentadas ao Consun (Conselho Universitário) e aprofundadas nos próximos encontros do Comitê para o Jubileu 2025. 

O Jubileu

O Jubileu 2025 começou oficialmente com uma missa de abertura no final de 2024. A cerimônia ocorreu em Roma, na Praça de São Pedro, e foi presidida pelo Papa Francisco. Este momento marcou o início de uma jornada de reflexão e penitência para os católicos ao redor do mundo, sendo a primeira grande oportunidade para os fiéis participarem do Ano Santo.

Durante o Jubileu, a Igreja Católica abre as Portas Santas das basílicas romanas, como São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. A tradição de atravessar a Porta Santa é um símbolo de penitência e renovação espiritual.

Em Campinas, são igrejas jubilares a Catedral Metropolitana de Campinas e a Igreja do Carmo, ambas na região central da cidade.



Carlos Giacomeli
14 de março de 2025