Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Academia Social dá início a curso sobre Educação Social, Inclusão e Diversidades

Trata-se do primeiro curso realizado pela Academia, com carga horária de 40 horas, e aulas até abril

A Academia Social, uma iniciativa da Fundação FEAC e PUC-Campinas, em parceria com o GEPPES (Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social), iniciou, no último dia 22 de fevereiro, o primeiro curso promovido pela iniciativa, com o tema: “Educação Social em Movimento ‘Inclusão e Diversidades’”.

O programa tem como objetivo estabelecer uma plataforma estruturada de capacitação, destinada a agentes sociais que atuam ou desejam atuar no ecossistema social de Campinas. O projeto busca ainda promover a ampliação de conhecimentos e o fortalecimento de práticas profissionais para fomentar a inclusão social, reduzir as vulnerabilidades e promover o bem-estar da comunidade.

O curso, ministrado por 10 educadores sociais convidados pelo GEPPES, traz como proposta oferecer espaços de estudo prático e teórico, com o objetivo de apoiar o trabalho dos educadores na dinâmica das organizações da sociedade civil e demais espaços educadores, promovendo ambientes de acolhimento para seu saber, necessidades e convivências. A intenção também é contribuir com novas perspectivas e metodologias para projetos em educação social, potencializando sua área de atuação e fortalecendo a identidade coletiva dos participantes.

Eles participarão de oficinas, atividades temáticas, exposições dialogadas, rodas de conversa, dinâmicas grupais e experiências com arte e educação. Entre os temas em foco estão: trajetória da Educação Social no Brasil; Educação, Política e Sociedade; Inclusão e Diversidades; Metodologias em Educação Social; e Perspectivas grupais.

“O início do primeiro curso representa um importante marco para a consolidação da Academia Social. Após esse primeiro passo, a Academia Social realizará o segundo curso, a partir de 8 de março, já com as 30 vagas preenchidas. Ao longo do ano, novas atividades serão realizadas, incluindo a oferta de cursos para níveis básico, intermediário e avançado”, explicou a Profa. Dra. Camilla Marcondes Massaro, coordenadora do programa.



Carlos Giacomeli
6 de março de 2025