Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

MATERIAIS

Material exposto pelo Prof. Dr. Paulo Jannuzzi na palestra “Indicadores e Políticas Públicas para promoção da agenda 2030”  durante o “I Fórum Observatório PUC-Campinas: metrópole em discussão”, no dia 23 de novembro de 2018.

Leia on-line

Observatório: importância acadêmica e relevância social

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas apresenta ao público informações que serão sistematicamente divulgadas pelo Observatório PUC-Campinas, Projeto vinculado à Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
Academicamente, o Observatório integra a pesquisa, que localiza, coleta e sistematiza dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas, o ensino, que transforma em conteúdo disciplinar os resultados da pesquisa e a extensão, que reparte conhecimento com a comunidade, contemplando as três atividades-fim da Universidade, ao que se agregam interdisciplinaridade, sinergia docente, atuação de alunos bolsistas, elaboração de um banco de dados socioeconômicos e tantas outras qualidades constitutivas do Projeto.
A relevância no ambiente acadêmico, também se verifica na Região Metropolitana de Campinas, seja porque o Observatório nasce associando a Universidade a Instituições representativas da comunidade, seja pelo potencial de uso do conhecimento dele gerado em favor do desenvolvimento regional, constituindo indicadores para nortear planos, projetos e programas, tanto quanto séries históricas, para observar, corrigir ou reforçar tendências que ajudem a comunidade a equacionar problemas e desenvolver soluções.
A importância acadêmica e a relevância social, que podem ser divididos com finalidade descritiva, mas não se separam na atuação do Projeto, refletem a identidade universitária, confessional católico e comunitária da PUC-Campinas, que estimula seu envolvimento participativo, crescente e contínuo com a comunidade.

Quem somos

O Observatório PUC-Campinas está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas (PROEXT) e conta com a colaboração de professores extensionistas e demais docentes da Universidade que buscam analisar e compreender indicadores da realidade regional.
O Observatório PUC-Campinas acompanha e analisa indicadores que refletem a realidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), compartilhando conhecimento com a comunidade. Destina-se à divulgação de estudos temáticos regionais e promove a discussão sobre desenvolvimento econômico e social da RMC.
Esta plataforma está organizada de forma a permitir o acesso às informações que possam ser de interesse da comunidade acadêmica, de gestores públicos e cidadãos.
Embora as principais áreas de estudo e debate recaiam sobre assuntos pertinentes à realidade regional, seus resultados não se limitam à localidade, mas possibilitam um olhar abrangente sobre os aspectos mais globais. Dessa forma, indicadores e temas como renda, trabalho, emprego, setores econômicos, educação, sustentabilidade, saúde e demais aspectos sociais são aqui apresentados.

Objetivos e fins

O objetivo do Observatório PUC-Campinas é, além de fornecer informações à sociedade em geral, promover o debate fundamentado em análises que reflitam a realidade regional. Para tal o Observatório PUC-Campinas tem como propostas específicas:
  • Aproximar a Universidade dos agentes públicos, da sociedade civil organizada, das empresas e pastoral, fornecendo subsídios e estabelecendo parcerias para estudos dirigidos.
  • Ouvir, observar e levantar questões importantes para o município que possam ser objetos de intervenção.
  • Desenvolver estudos sobre temáticas diversas que impactem na discussão e elaboração de políticas públicas e/ou de planos para desenvolvimento de melhorias para a sociedade em geral.
A finalidade desta proposta é a de fornecer meios para subsidiar o aprimoramento do processo de planejamento, confecção e execução das políticas públicas nos municípios da RMC de forma que esse processo seja acompanhado pela sociedade, especialmente no que se refere à utilização, aplicação e pertinência do destino de recursos.

Público-Alvo

Ao público interno – discentes e docentes – o Observatório PUC-Campinas fornece um campo de discussão sobre diversos indicadores regionais, permitindo dar embasamento aos estudos desenvolvidos na Universidade. Para os alunos, constitui-se como um banco de informações para desenvolvimento e melhor acompanhamento pedagógico de várias disciplinas. O Observatório PUC-Campinas também pode se fundamentar como uma base de informações para o desenvolvimento de monografias e pesquisas sobre aspectos do desenvolvimento da RMC.
Em relação ao público externo em geral, a implantação de um Observatório sobre desenvolvimento econômico e social permite dar mais transparência às ações das prefeituras da RMC, além de oferecer alguma análise sobre essas ações e o quanto elas se efetivaram, tendo como base as necessidades locais. Ainda, fornece subsídios para a elaboração de planos de iniciativa privada e/ou da sociedade civil organizada.
Às prefeituras, a divulgação de dados, indicadores, análises e opiniões pode oferecer algum embasamento para a tomada de decisões junto às secretarias e o respectivo aprimoramento das mesmas.
Para as mídias locais, o Observatório é uma fonte de dados sobre indicadores e opiniões que podem ser divulgados e/ou servirem de subsídio para construção de análises e/ou matérias, reforçando a contribuição da Universidade para disseminação do conhecimento e participação democrática.
Para os docentes, o Observatório PUC-Campinas é um lócus de possibilidades para apresentação de opiniões, fonte de dados e um meio de discussão e divulgação dos rumos do desenvolvimento regional. Dada à implantação do Observatório é possível incluir docentes de outras áreas de interesse na discussão sobre temas importantes para o desenvolvimento regional, o que permitiria ainda uma reflexão multidisciplinar e de interesse da comunidade local.