Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Novo Vestibular

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


A Extensão desenvolvida na PUC-Campinas como uma das três atividades principais que a constituem enquanto universidade oportuniza o compartilhamento de conhecimentos e competências – construídos pelas dimensões formativas de Ensino e Pesquisa – com a sociedade. Esta, por sua vez, alimenta com novos questionamentos e demandas o dinamismo inerente a essa troca de saberes. Desse processo enriquecedor instigante nascem parcerias que contribuem para qualificar a formação profissional e a geração de novos conhecimentos na Universidade, assim como a solução de problemas contemporâneos na sociedade. Grupos sociais localizados na RMC, de natureza pública ou privada, representam o público-alvo preferencial das ações e programas de Extensão. A possibilidade de submeter à prova os temas discutidos em salas de aula enriquece o processo de formação dos alunos, não apenas no plano profissional, mas, sobretudo, no humano como evidencia o depoimento de um aluno bolsista de extensão da PUC-Campinas:

“A participação em atividades de extensão me capacitou a ter um entendimento mais aprofundado de como as demandas surgem, quais os limites éticos e políticos de atuação junto à sociedade e o que significa ser um profissional que atua muito além da sala de aula”

Como ponto de partida para a definição de um projeto de extensão junto a um determinado público-alvo, tem-se como premissa a existência de um conhecimento local por parte das entidades parceiras que possibilita a elaboração de intervenções adequadas aos contextos onde serão praticadas. Assim, essas ações serão reconhecidas e apropriadas pelas próprias pessoas da comunidade. Trata-se de um processo ativo e compartilhado de enfrentamento a problemas concretos vivenciados cotidianamente pelas pessoas.

Nossos parceiros da região de Campinas desempenham papel importante não apenas na elaboração da proposta de intervenção, mas, sobretudo, na execução das atividades, compartilhando suas vivências com nossos alunos e professores, apontando caminhos e participando ativamente no processo de desenvolvimento dos projetos. A PUC-Campinas, por sua vez, busca nesse relacionamento dialógico criar condições para que o público-alvo desenvolva e exerça autonomia após o término de vigência das atividades extensionistas.

A conjugação entre o compromisso institucional de estimular e fomentar a realização de projetos de extensão e a relação dialógica de professores e alunos com as entidades tem se revelado eficiente e criativa. Pelo segundo ano consecutivo (2015/2016), a PUC-Campinas foi dentre as instituições comunitárias de ensino superior, aquela com maior número de projetos e recursos aprovados pelo Ministério da Educação. No Encontro Anual de Extensão realizado pela universidade os alunos apresentam oralmente seus trabalhos e são avaliados por um conjunto de professores convidados de outras instituições com comprovada experiência na execução de atividades de extensão. Assim, o processo avaliativo completa o processo de desenvolvimento dos projetos e enseja antecipar seus impactos na população que constitui o público-alvo.

Projetos de Extensão


EXTENSÃO: COMPROMISSO SOCIAL NAS COMUNIDADES


AÇÕES COLABORATIVAS

Ano 2022

PROJETOS

Ano 2022

Ano 2021

Programa da Extensão


Sísifo e o cuidado


Podcast

O projeto de Extensão da PUC-Campinas “ARTiculadas” reúne memórias de idosas e idosos moradores da Região do Jd. Rosolém, em Hortolândia, em formato de podcasts. O projeto é desenvolvido por extensionistas da PUC-Campinas em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Episódio:
Solidariedade e Cooperação

Portfólio – Memórias do Cuidado

Vozes Juvenis


O Projeto de Extensão Vozes Juvenis tem o objetivo de fortalecer e de valorizar a participação social dos jovens nas comunidades onde residem por meio da visibilidade de suas vozes, que expressam vivências, conhecimentos, habilidades e competências. Visa também fomentar a reflexão dos jovens sobre a produção e o compartilhamento de seus saberes nas redes sociais. O projeto pretende construir e compartilhar de forma coletiva produtos de comunicação digital, sobre assuntos de interesse do grupo e questões relacionadas à cidade de Campinas e região. O Vozes Juvenis é desenvolvido pela professora extensionista Cecília Toledo em parceria com escolas do ensino médio de Campinas.

Projeto Vínculos


O Projeto Vínculos, derivado do Projeto de Extensão Sistema Prisional, Família e Vínculos Comunitários tem como objetivo desenvolver atividades visando a reflexão, o diálogo, a construção e o compartilhamento coletivos de experiências e conhecimentos sobre direitos humanos que pela empatia, acolhimento e respeito contribuam para melhorar a sociabilidade das famílias de pessoas presas. O projeto é desenvolvido pela professora extensionista Camilla Marcondes Massaro em parceria com o CRAS Jardim Novo Ângulo em Hortolândia/SP.

Cadernos de Atividades Pedagógicas voltados para crianças de educação infantil e fundamental com o objetivo de levar o tema para as instâncias de formação e trabalho com as crianças do município de Hortolândia, no intuito de sensibilizar escolas, famílias e comunidades para que consigam lidar com a questão a partir de maiores subsídios. As atividades propostas partem do livro de literatura infantil “Pai Francisco” da escritora Marina Miyazaki Araújo e ilustrado por Marcus Vinicius Vasconcelos. O livro foi publicado pela editora Pólen/Jandaíra, São Paulo, em 2015.

Vídeos YouTube

Vídeos produzidos pelos alunos voluntários da extensão da PUC-Campinas dirigidos para o acolhimento das famílias de pessoas encarceradas sobre direitos e direitos humanos, acolhimento e assistência social, psicologia e saúde mental.

Posts Facebook

Posts derivados de textos elaborados pelas alunas de Ciências Sociais a partir de reflexões e análises teóricas, com indicações de textos acadêmicos e livros com pequenas resenhas.

Posts Instagram

Acompanhe o Instagram do Projeto Vínculos para saber o que vem por aí!

Ações e Produções Colaborativas


Vozes Femininas

O vídeo-depoimento “Vozes Femininas” resulta de uma ação colaborativa dos projetos de extensão universitária das professoras Cecília Helena Toledo Vieira e Tatiana Slonczewski e a equipe discente, em seus respectivos projetos, Vozes Juvenis: compartilhando conhecimento e vivências por meio da comunicação digital e Projeto Girassóis: apoiando comunidades na construção de relações humanas saudáveis e na prevenção de violência/ comportamento suicida. Essa ação colaborativa teve início em agosto de 2021 e tem como principal objetivo incentivar o protagonismo juvenil de adolescentes, visando valorizar, compartilhar e dar visibilidade aos conhecimentos, vivências e saberes dos jovens nas redes sociais.

Sinopse: Adriellen Torres, estudante do Instituto Educacional Crescer, apresenta uma reflexão sobre o processo de descobertas, de sentimentos e dúvidas sobre a vida, a partir de roda de conversa com Aretha Duarte…

Adriellen Torres, estudante do Instituto Educacional Crescer, apresenta uma reflexão sobre o processo de descobertas, de sentimentos e dúvidas sobre a vida, a partir de roda de conversa com Aretha Duarte: montanhista, ativista ambiental, empreendedora social e a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest. Coordenado pelas professoras extensionistas o projeto Vozes Femininas tem como meta estimular a reflexão e a manifestação de sentimentos e opiniões entre as jovens por meio de rodas de conversa, que possibilitam o compartilhamento de vivências e experiências, como também oferecem continência, carinho e conforto aos seus participantes. As rodas de conversa estimulam a comunicação interpessoal, fundamental para o diálogo, a troca de conhecimentos e a aproximação das pessoas.

PODCAST


Do lado de cá

O vídeo-documentário “Do lado de cá” resulta de uma ação colaborativa dos projetos de extensão universitária das professoras Stela Cristina de Godoi e Vera Lúcia dos Santos Plácido e sua equipe discente. Essa ação colaborativa se desenvolveu no biênio 2020-2021 em função de uma demanda de parte da comunidade que participou das intervenções extensionistas das docentes em seus respectivos projetos, sendo respectivamente, Projeto Articuladas na RMC – identificar, articular, qualificar e fomentar e Cartografia Social e territórios em situação de vulnerabilidade na RMC – do risco à cidadania.

Sinopse: Através da reconstrução da memória de duas moradoras que participaram das lutas das Associações de Moradores do Satélite Íris e São Judas Tadeu, Do lado de cá: segregação socioespacial e cidadania territorial apresenta uma narrativa socioespacial das lutas, conquistas e desafios da população residente na região do Noroeste de Campinas.

Através da reconstrução da memória de duas moradoras que participaram das lutas das Associações de Moradores do Satélite Íris e São Judas Tadeu, Do lado de cá: segregação socioespacial e cidadania territorial apresenta uma narrativa socioespacial das lutas, conquistas e desafios da população residente na região do Noroeste de Campinas.

Espaços e lugares se cruzam no território. Enquanto espaço, o Satélite vôa para lugares distantes. Se os mapas e as divisões administrativas das instituições representam redes que se conectam com o distante, o lugar carrega a densidade do vivido. Espaço é amplidão, lugar é experiência e memória. A esse lugar-memória, dotado de voz e consciência, chamamos de lugar enunciado.

Os relatos apresentados no vídeo-documentário fazem o espectador atravessar as fronteiras da segregação socioespacial. As associações de moradores são elas próprias resultado da cidadania territorial. Se é verdade que os lugares falam, a voz que ouvimos vem do presente, se orienta pelas lutas do passado e se dirige às dívidas de Campinas como futuro da população do “lado de cá”.

Eventos On-line


11º Encontro Anual de Extensão Universitária

Palestra: A Extensão Universitária na América do Sul: perspectivas e ações práticas.

Notícias Relacionadas


Contato


Fone: (19) 3343-7185 ou (19) 3343-7217
E-mail: cgpe@puc-campinas.edu.br

Contato on-line