Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD é um órgão complementar da Reitoria vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas. O Centro foi criado em 1991, tem como missão contribuir para a inclusão social de pessoas com deficiência.

Desde o ano de 2015, o CIAPD vem desenvolvendo o Projeto “Preparando Pessoas com Deficiência para a Inclusão no Mundo do Trabalho” que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, motoras e sociais das pessoas com deficiência visando sua preparação, ingresso e permanência no mundo do trabalho. As oficinas são desenvolvidas pela equipe de profissionais do CIAPD e conta com o apoio de estudantes bolsistas matriculados nos diferentes cursos de graduação da Universidade.

Projeto do CIAPD


 

As ações deste projeto compreendem o oferecimento de oficinas socioeducativas de Empregabilidade, Empreendedorismo, Jogos e Modalidades Esportivas, Treinamento de Habilidades Profissionais, Geração de Renda, Acompanhamento e Orientação de Carreira e Orientação aos Pais e/ou Responsáveis.

EMPREGABILIDADE

Desenvolver competências, habilidades e atitudes nas pessoas com deficiência preparando-as para o ingresso e permanência no mercado de trabalho.

JOGOS E MODALIDADES ESPORTIVAS

Promover o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, motoras e sociais nas pessoas com deficiência relacionando as vivências em jogos e modalidades esportivas com o universo do trabalho.

ORIENTAÇÃO DE PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

Conscientizar a família e/ou responsável da pessoa com deficiência sobre a importância da inclusão no mercado de trabalho para desenvolvimento de sua autonomia e independência.

EMPREENDEDORISMO

Desenvolver atitude empreendedora nas pessoas com deficiência capacitando-as a empreender, inovar, criar e construir um planejamento de carreira.

ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE CARREIRA

Aprimorar as competências e habilidades das pessoas com deficiência que atuam no mercado de trabalho, objetivando sua permanência e qualificação profissional.

GERAÇÃO DE RENDA

Desenvolver habilidades e competências que promovam a autonomia da pessoa com deficiência por meio de ações que possibilitem a geração de renda como uma forma de inclusão no mundo do trabalho.

TREINAMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS

Fomentar um espaço para observação e prática de habilidades específicas relacionadas ao cargo de auxiliar de escritório objetivando preparar pessoas com deficiência para o exercício de funções específicas no mercado.

Vídeos


Notícias