Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Inaugurada em 1980, a clínica-escola de Terapia Ocupacional, visando atender aos requisitos do Ministério da Educação (MEC), é um espaço voltado à formação acadêmica, permitindo aos alunos uma vivência prática por meio do atendimento gratuito à população.

Mantida com o aporte financeiro da Universidade, contando ainda com recursos custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a realização de procedimentos específicos, a clínica atende gratuitamente a comunidade de Campinas e região mediante encaminhamento feito pelo Hospital PUC-Campinas e pelas demais clínicas do Centro de Ciências da Vida (CCV).

Os tratamentos, conduzidos pelos estudantes sob a supervisão dos professores e auxílio de terapeutas ocupacionais contratados, estão voltados principalmente à reabilitação física de crianças e adolescentes portadores de deficiência mental, física, sensorial ou com atraso no desenvolvimento. Há também atenção a adultos e idosos portadores de disfunções físicas e senso-perceptivas decorrentes de problemas neurológicos, ortopédicos, reumáticos e doenças osteomusculares.

De modo geral, o objetivo da terapia ocupacional é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar, de forma satisfatória, suas atividades da vida diária: autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal (direção veicular, uso de aparelhos de comunicação, finanças pessoais etc.), trabalho, estudo, lazer e participação social.

Para viabilizar o atendimento, os interessados precisam comparecer ao local – Campus II da PUC-Campinas – de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 13h, levando o encaminhamento do médico ou de outro profissional da saúde, RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de endereço original. Por se tratar de um serviço assistencial, a clínica não garante atendimento imediato, podendo o paciente ser submetido a uma fila de espera ou dirigido a outras instituições especializadas.