Práticas de Formação

Para que cursar as Práticas de Formação?

As Práticas de Formação foram criadas para possibilitar a você, aluno da PUC-Campinas, ampliar e enriquecer sua formação, acrescentando a ela conteúdos de diversas áreas do conhecimento, experiências, oportunidades para desenvolver novas habilidades, e convivência com alunos de outros cursos.

As Práticas de Formação são um banco de recursos educativos para ajudar você a tornar-se um profissional qualificado, um cidadão consciente e responsável e um ser humano realizado. Aproveite.

1º Passo: Conheça antes o elenco de atividades

Para aproveitar bem as Práticas de Formação, você deverá conhecer o elenco de atividades do semestre, dentre as quais irá selecionar as de seu interesse. Nele, encontrará o nome da atividade, descrição, dias e horários das turmas, e local em que será realizada. Preste atenção nas observações e pré-requisitos da atividade, pois algumas necessitam de conhecimentos prévios.

2º Passo: Indique suas opções

Após a consulta do elenco, você deverá indicar de 01 a 06 opções, por ordem de preferência. Esta indicação deverá ser realizada via Internet (na área logada do Aluno). Se necessário, poderão ser utilizados os Laboratórios da Universidade.
As alterações das indicações serão permitidas apenas nas fases Classificatórias e serão consideradas as opções do último acesso.

Após terminado o período de indicações, o sistema se encarregará de processar sua matrícula, procurando alocá-lo em uma das opções cadastradas, conforme os critérios de classificação.

3º Passo: Imprima o comprovante com suas indicações

Ao concluir todo o percurso para finalizar o processo de indicações, o programa disponibilizará o acesso ao comprovante para impressão. Este poderá ser útil diante de qualquer imprevisto.

4º Passo: Consulte o resultado de matrícula

No prazo estabelecido, você poderá acessar a área logada do Aluno (acadêmicos – Grade de Disciplinas) para verificar se foi matriculado em alguma atividade. Caso você não tenha sido atendido em nenhuma de suas opções, você poderá matricular-se nas vagas remanescentes, de acordo com o cronograma divulgado. A matrícula nas vagas remanescentes é realizada por ordem de acesso e imediata. Após a confirmação da matrícula, o cancelamento da atividade somente será permitido se estiver dentro das condições estabelecidas pela RN 019/05.

Na Fase Classificatória, as seguintes situações poderão ocasionar o não atendimento da opção realizada:
a) número insuficiente de interessados;
b) por não ter alcançado a classificação segundo os critérios supracitados;

5º Passo: Imprima o comprovante da matrícula.

Uma vez verificada a sua matrícula, imprima o comprovante. Nele estarão confirmadas as informações da Prática de Formação matriculada.

Fique atento(a), se o seu nome não constar no diário de classe, procure a Secretaria Acadêmica de seu curso para esclarecimentos.
Caso não realize a matrícula em nenhuma das atividades, deverá realizá-la no próximo semestre.

As Práticas de Formação são parte integrante do currículo dos cursos de graduação da PUC-Campinas, portanto, devem ser cursadas junto com os demais componentes curriculares. Você deverá escolher, entre as diversas atividades oferecidas, aquelas que melhor enriqueçam sua formação humana, profissional e universitária.
As atividades são realizadas no período matutino, vespertino, noturno, na pré-aula noturna (das 17h50 às 19h20) e na pós-aula matutina (das 11h35 às 13h15)
O fato de estar trabalhando não lhe dará o direito de dispensa das Práticas de Formação.

• Maior índice de classificação, obtido pela fórmula:

IC = CDnorm + IP + CN + PE , onde:
CDnorm: coeficiente de desempenho do aluno (média ponderada das notas), dividido pela média dos coeficientes de desempenho dos alunos de seu curso;
IP: índice de progressão do aluno (créditos cursados com aprovação divididos pelo total de créditos do curso);
CN: 0,2 ponto concedido ao aluno regularmente matriculado em curso noturno;
PE: prioridade eventual, no valor de 0,5, concedida eventualmente pela CPRAFOR para correção de situações excepcionais.
O Índice de Classificação também pode ser descrito pela fórmula seguinte:

pratica-de-formacao-criterios

 

• Caso haja empate, serão aplicados sucessivamente os seguintes critérios:
1º aluno formando;
2º aluno mais velho.

Cada 17 horas-aula de Práticas de Formação correspondem a 1 crédito. Você deve cursar, no decorrer da Graduação, o número de créditos obrigatórios ao seu Curso. Os créditos que ultrapassarem o número de créditos obrigatórios do curso serão cobrados como crédito excedente.
Ressaltamos que você pode cursar até dois créditos por semestre, ou, quatro créditos por semestre se formando.

Cronograma

Segunda Fase

De 10 a 14 de março

Fase Classificatória

Período estabelecido para a pré-matrícula (opões) em atividades de Práticas de Formação referente à Segunda Fase de oferecimento. Todos os alunos veteranos (exceto alunos dos Cursos de tecnologias) poderão fazer de 01 a 06 opções, por ordem de preferência.

Os alunos que não tiveram nenhuma matrícula efetuada em atividades de Práticas de Formação nesse 1º semestre terão prioridade no processamento.

O processo de matrícula será por classificação.

 REMANEJAMENTO: poderão ser efetuadas alterações nas opções realizadas somente nesse período, sendo considerado o último acesso.

17 de março

2ª FASE – Resultado

Os alunos que fizeram as suas opções para a Segunda Fase, poderão conferir se alguma atividade lhe foi atribuída, acessando a sua Grade de Disciplina e, no Banner (Resultado) disponibilizado na área logada do aluno.

EXCLUSÃO: Após a efetivação da matrícula, a exclusão da atividade somente poderá ser solicitada por motivo de trabalho ou doença, mediante a apresentação do documento comprobatório (declaração de vínculo empregatício ou atestado médico), conforme determinam as Normas vigentes para as Práticas de Formação.

A partir de 21 de março

2ª FASE – Vagas remanescentes – TODOS os alunos

Todos os alunos veteranos (exceto dos Cursos de tecnologias), poderão incluir mais créditos, até 02 dias antes do início das atividades. O aluno formando poderá se matricular em até 04 créditos no semestre e os não formandos em até 02 créditos no semestre.

EXCLUSÃO: Após a efetivação da matrícula, a exclusão da atividade somente poderá ser solicitada por motivo de trabalho ou doença, mediante a apresentação do documento comprobatório (declaração de vínculo empregatício ou atestado médico), conforme determinam as Normas vigentes para as Práticas de Formação.

25 de março

Início das atividades da Segunda Fase