Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A pesquisa na PUC-Campinas


A PUC-Campinas incentiva a pesquisa e a inovação tecnológica por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável pelos cursos de Pós-Graduação nas modalidades de Especialização, Mestrado e Doutorado, além da Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

As atividades de pesquisa na PUC-Campinas visam contribuir para a expansão e consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu no país, sendo desenvolvidas por docentes pesquisadores e seus orientados de doutorado, mestrado, iniciação científica, de programas de educação tutorial e de trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Essas atividades ocorrem no âmbito dos Grupos de Pesquisa Institucionais que são certificados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/MCTI; atualmente, a Universidade tem 47 Grupos de Pesquisa institucionalmente certificados junto ao CNPq.

História


Na década de 1980, foram implantadas na PUC-Campinas as Coordenadorias de Pós-Graduação e de Estudos e Apoio à Pesquisa, os Núcleos de Extensão de Saúde e Educação, a Assessoria de Planejamento da Reitoria, além de diretrizes da Carreira Docente. Como forma de fomentar a Pesquisa e a Extensão, a Universidade passou a contar com docentes em regime de dedicação para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Extensão e Capacitação para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Ainda nesse período, foram implantados os Programas de Bolsa de Pós-Graduação da CAPES/MEC e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, em 1993.

A consolidação da Pesquisa na Universidade ocorreu durante a década de 1990; entretanto, é a partir de 2002, com a instalação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que se estabeleceu uma política de Pesquisa e Pós-Graduação. Tal política promoveu a reorganização dos Grupos de Pesquisa já existentes e a constituição de novos Grupos de Pesquisa, possibilitando a integração entre as atividades-fim da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Em 2018, a Universidade chegou à marca de 9 Programas de Pós-Graduação, com 229 alunos dos Cursos de Mestrado, 100 alunos dos Cursos de Doutorado e 10 pós-doutorandos, divididos em 47 Grupos de Pesquisa, que somavam 16 teses e 94 dissertações defendidas, além da produção de artigos científicos e participação em Congressos Nacionais e Internacionais. No mesmo ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação contava, ainda, com 234 alunos de Iniciação Científica e 127 professores pesquisadores.

Procedimentos e Critérios para
Cadastramento de Grupos de Pesquisa


 

Encontra todos os procedimentos e critérios para o cadastramento de um Grupo de Pesquisa na Universidade.

Censo 2016

Conheça os Grupos de Pesquisa