Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Conheça


O Serviço-Escola de Psicologia, vinculado ao Centro de Ciências da Vida e mais especificamente a Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, existe desde 1967 e tem como base quatro pilares: contribuir na formação do profissional psicólogo; oferecer assistência de qualidade a população, ser um espaço de construção de conhecimento científico e de promoção da saúde mental.

Os serviços psicológicos são prestados por estudantes de psicologia a partir do 8º semestre da graduação de forma gratuita à população da Região Metropolitana de Campinas.

Sede: prédio do Ambulatório de Especialidades, no Campus II da PUC-Campinas na Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Campinas/SP – CEP

Os telefones para contato são: (19) 3343-6846 e Whatsapp (19) 97166-5474.

Missão

Possibilitar o desenvolvimento integral do ser humano; promover a saúde mental nos diversos contextos de atuação do psicólogo e contribuir para uma formação profissional com foco no compromisso social.

Visão

Ser um Serviço-Escola de Psicologia de referência na formação de profissionais psicólogos e de promoção da saúde mental, bem como no desenvolvimento do potencial humano da população assistida.

Valores

Ética, equidade, compromisso e responsabilidade.

O QUE É PSICOLOGIA ?


 

É uma ciência que estuda a mente e o comportamento humano, com foco na compreensão da pessoa, no desenvolvimento de potencialidades, no ajustamento do indivíduo ao seu ambiente, na superação do sofrimento e na construção consciente e responsável da sociedade.

O QUE A PSICOLOGIA FAZ?


O Psicólogo trabalha para promover saúde, com o objetivo de ajudar indivíduos, grupos e instituições a se conhecer, se compreender, se fortalecer e se desenvolver plenamente.

Atua na área da saúde realizando diagnósticos, acompanhamento psicológico e intervenções. Considera diferentes abordagens e ocorre em instituições diversas como clínicas, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e hospitais com o objetivo de promover o bem estar e reduzir o sofrimento humano.

Atua no âmbito da educação, formal ou informal, realizando pesquisas, diagnósticos e ações preventivas e interventivas. Tem como foco o processo de ensino aprendizagem, as relações interpessoais e os processos intrapessoais que ocorrem no ambiente escolar, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.

Atua em diversas áreas relacionadas a análise e desenvolvimento organizacional e a saúde do trabalhador em instituições formais ou informais, com o objetivo de promover indivíduos e grupos, buscando melhor qualidade de vida no trabalho.

SERVIÇOS OFERECIDOS


Treinamento de Habilidades Sociais


Ler mais

O grupo “Como é que se diz?” acontece de forma presencial com atividades, discussões e dinâmicas com objetivo de desenvolver e praticar a fala, expressão pessoal, assertividade, e muito mais. Exercitando habilidades que poderão ser utilizadas para conversar e interagir com outras pessoas no dia a dia em diferentes contextos, como: trabalho, escola, relações familiares e etc.
O grupo possui 2 perfis, um destinado para adolescentes entre 12 a 17 anos e outro destinado para pessoas maiores de idade.

Inscreva-se

Grupo de Apoio para pessoas em Luto


Ler mais

O grupo é destinado para pessoas jovens e adultas que estão enfrentando o processo do luto e possuem o desejo de se encontrar remotamente com outras pessoas para trocar experiências, sentir, se apoiar e pensar.

Inscreva-se

Plantão psicológico


Ler mais

O Plantão Psicológico Online é uma modalidade de atendimento clínico que não necessita de agendamento e que funciona em dias e horários específicos, para maiores de 18 anos, com o objetivo de oferecer atendimento  pontual e breve para demandas emocionais. Os atendimentos são realizados via Skype.

Quartas-feiras em 2 períodos:
8h às 11h e das 17h às 20h
Sexta-feira:
13h às 16h

Acesse aqui

Triagem Psicológica


Ler mais

A triagem psicológica propõe uma escuta inicial qualificada, com o objetivo de acolher, identificar e compreender as necessidades da pessoa que manifestou interesse pelo atendimento psicológico clínico. Orienta-se ações que visam o melhor benefício para a pessoa, como encaminhamentos aos programas internos oferecidos pelo Serviço-Escola de Psicologia ou encaminhamentos externos, como UBS, CAPS, entre outros espaços de cuidado.

Acesse aqui

Psicoterapias Individuais e Grupais


Ler mais

Adulto e Infantil

Para esta modalidade é imprescindível que o interessado tenha realizado anteriormente a Triagem Psicológica. As psicoterapias são uma modalidade de atendimento clínico que abrange diferentes faixas etárias e grupo de pessoas, como: indivíduos, famílias, casais e demais grupos. Nesta modalidade é trabalhado com as demandas psicológicas, visando promover saúde mental, facilitar condições de enfrentamentos de conflitos ou transtornos psíquicos. Ressalta-se que todas as ações são sustentadas por conhecimentos teóricos e técnicos fundamentados cientificamente, conforme estabelece o Conselho da Profissão.

Avaliação Psicológica


Ler mais

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve planejamento prévio e cuidadoso, que visa a compreensão de fenômenos psicológicos por meio de métodos, técnicas e instrumentos reconhecidos com base em demandas, condições e finalidades específicas, auxiliando tomadas de decisões. Para esta modalidade é imprescindível que o interessado tenha realizado o processo de Triagem Psicológica anteriormente.

Se liga no trabalho


Ler mais

Se liga no trabalho é um Programa de Valorização Profissional e Empregabilidade que visa auxiliar pessoas que estão em situação de desemprego para reinserção no mercado de trabalho.

Inscreva-se

Para saber mais envie Whatsapp para: (19) 97166-5474.

INFORMATIVO AO USUÁRIO


  • Todos os serviços são gratuitos.
  • Atende-se pessoas a partir de 4 anos.
  • As ações são conduzidas por estagiários do curso de Psicologia da PUC-Campinas, supervisionados por psicólogos professores, seguindo todas as diretrizes do Conselho Regional de Psicologia. ​
  • Os atendimentos são caracterizados por serem de curta duração e variam de uma semana à, no máximo, dois anos, a depender do acompanhamento de cada usuário.
  • Os atendimentos são realizados sempre com agendamento prévio, em dias e horários específicos.
    Ressalta-se que a pessoa interessada deve ter comprometimento e responsabilidade nos agendamentos. Faltas comprometem o processo e são passíveis de motivo para desligamento.
  • Não oferecemos serviços para situações de emergência. Neste caso deve-se procurar por equipamentos específicos.
  • As ações agendadas ocorrem de maneira semanal e variam de 50 min à 1h30 de duração.
  • Articulações com as redes de saúde, assistência social ou educação podem ser necessárias para apoio e responsabilidade nas condutas adotadas.
  • O interessado deve manter os dados de telefone atualizados. Tentativas de contato sem sucesso, são passíveis de motivo para desligamento e exclusão de cadastro. Sugere-se que o usuário adicione os telefones do Serviço no celular para que este não seja identificado como Spam. ​

VÍDEOS


Plantão Psicológico

PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS


Psicologia da Saúde/Clínica

Psicologia na Educação/Escola

Contato


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus II, Avenida John Boyd Dunlop, S/N / Ambulatório Térreo, Jardim Ipaussurama.
13060-904, Campinas, São Paulo.

(19) 3343-6846
(19) 97166-5474