Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

GRUPO DE VIVÊNCIA COOPERATIVA E SOLIDÁRIA


O “Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária” (GVCS) promove espaços de escuta, onde os alunos se encontram, conversam, partilham experiências pessoais e acadêmicas, e, assim, possam se ajudar mutuamente, se tornar multiplicadores de ações cooperativas e solidárias e, na perspectiva de uma antropologia integral, possam se colocar a caminho das competências, das habilidades e das atitudes que integram seus currículos formativos profissionais.

As trocas de experiências entre os alunos são realizadas num sistema de pares, pois se entende que a vivência universitária traz experiências comuns e que podem ser compartilhadas entre os graduandos da universidade, podendo promover saúde e sentimento de pertencimento.

O GVCS é formado por alunos, denominados articuladores, e está presente em toda a universidade. Os alunos articuladores recebem formação continuada, com o intuito de oferecer ferramentas e treinamento para que possam escutar, de forma eficiente e segura, os alunos que os procurem.

Quer participar do Grupo? Nos procure! Os encontros são oferecidos aos alunos da graduação nas salas de aula, no formato presencial ou remoto, conforme o que apresenta no Quadro 1.

Quadro 1 – Encontros semanais promovidos pelo GVCS por Escola
Escolas Dia da Semana Horário e Formato
Horário Presencial Remoto
Escola de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas terças-feiras 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 Sala de aula 302 no Bloco C https://bit.ly/2PlDaq6
Escola de Ciências da Vida quartas-feiras 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 Sala de aula A31 no Bloco A
Escola de Linguagem e Comunicação segundas-feiras 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 Sala de aula 833A no Bloco H05
Escola de Arquitetura, Artes e Design quartas-feiras 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 Sala de aula 911 no Bloco H-04 https://shorturl.at/cnoJL
Escola de Economia e Negócios quartas-feiras 11h45 às 13hh15 e 17h45 às 19h15 Sala de aula 911 no Bloco H-04
Escola Politécnica quartas-feiras 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 Sala de aula 03A no Bloco CT

 

Não consegue nos encontrar nesses dias da semana? Você também pode nos enviar uma mensagem, por telefone e/ou e-mail, pelos seguintes contatos disponíveis no Quadro 2.

Quadro 2 – Contatos do GVCS
Escolas E-mail Telefone
Escola de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas caci.gvcs_12@puc-campinas.edu.br (019) 9-7143-9419
Escola de Ciências da Vida
Escola de Linguagem e Comunicação
Escola de Arquitetura, Artes e Design caci.gvcs_1@puc-campinas.edu.br (19) 9-9932-906
Escola de Economia e Negócios
Escola Politécnica

Encontro de Formação

O Encontro de formação tem como referência os programas de sistema de pares e busca oferecer aos alunos conteúdos e momentos de reflexão, a fim de que possam aprofundar sua compreensão a respeito do papel que desempenham enquanto alunos articuladores do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária. E, assim, também possam, por meio de dinâmicas de grupo, aprender e praticar ferramentas importantes de escuta e comunicação, assim como aprofundar a discussão sobre relações de ajuda.

Assim, o Encontro de Formação tem por objetivos: propiciar espaços de formação;  fornecer ferramentas e treinamento para que os acadêmicos articuladores do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária possam exercitar a escuta ativa, de forma eficiente e segura; contribuir para melhor instrumentalização das ações do grupo e propor oficinas para que possam executar escuta ativa e comunicação adequada.

Ao longo do Encontro de Formação, serão realizadas dinâmicas em grupo, ministração de conteúdo e momentos de reflexão. A programação será a seguinte, conforme apresentado no cronograma que se segue:

Atividade 1
O que você não sabe sobre mim
Atividade 2
Quem é o(a) aluno(a) articulador(a)?
Atividade 3
As fases da ajuda
Atividade 4
Escuta ativa, comunicação e postura
Atividade
5 Contornos e limites *
Atividade 6
Sinais de alerta e encaminhamento**
Atividade 7
O jogo das possibilidades
Atividade 8
O pertencimento ao grupo
Atividade 9
Encerramento
ATENDIMENTO
WHATSAPP