Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Autoridades prestigiam aula inaugural do Curso de Engenharia Agronômica

Evento no IAC contou com a palestra magna do ex-Ministro da Agricultura Prof. Dr. Roberto Rodrigues

A PUC-Campinas realizou, na manhã de 4 de abril, a aula inaugural do seu Curso de Graduação em Engenharia Agronômica em parceria com o Instituto Agronômico (IAC). O evento foi realizado no auditório do Instituto Agronômico, em Campinas, com a palestra magna sobre “Mudanças Climáticas: Desafios Para o Agro”, do ex-ministro da Agricultura Prof. Dr. Roberto Rodrigues. Participaram da abertura do evento o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Diretor-Geral do IAC, Dr. Marcos G.A. Landell; o Prefeito de Campinas, Dário Saadi; o Coordenador da APTA/SAA, Dr. Carlos Nabil Ghobril; e o Subsecretário de Agricultura, Dr. Orlando Melo de Castro.

Pela PUC-Campinas, também participaram do evento a coordenadora e o Decano da Escola Politécnica, Profa. Dra. Regina Márcia Longo e Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira.

Antes da aula inaugural, os componentes da mesa falaram sobre a importância da abertura no novo curso e da qualidade esperada por ser resultante da união de duas instituições tradicionais e com reconhecimento nacional e internacional, sendo a PUC-Campinas reconhecida nas áreas de ensino e pesquisa e o IAC, como a primeira instituição de pesquisas agrícolas da América Latina e uma das mais importantes do mundo.

“Eu queria muito fazer parte dessa primeira turma porque ela entra na história, não só das instituições, mas dos estudantes que iniciam a sua trajetória nesse curso. Há mais ou menos dois anos que nós estamos trabalhando nesse projeto, as equipes da PUC e do IAC. Foram idas e vindas. Em alguns momentos, ficamos em dúvida, mesmo porque a Universidade não contava com essa área de conhecimento que envolve a engenharia agronômica, a agronomia. Então, foi um processo lento, mas muito bem trabalhado, muito bem pensado. E, hoje, culminou com o início da implementação desse curso aqui no Instituto Agronômico de Campinas, onde conta com um corpo docente da Universidade, mais um corpo técnico-administrativo e um corpo de pesquisadores”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“O Papa Francisco pede que as instituições de ensino católicas pensem a sua formação considerando a mente, o coração e as mãos. Nenhum projeto pedagógico vai adiante se não levar em conta essas três coisas. Se for só a mente, não avança.  Se pensar só nas mãos, não avança. Se pensar só com o coração, não avança. É preciso buscar uma formação que envolva o conhecimento, o afeto, o carinho, a fraternidade que vem do coração e a habilidade de fazer com as mãos”, continuou.

“Então, para finalizar, a PUC-Campinas, com isso, também realiza a sua missão, que é reproduzir conhecimento, disseminar o conhecimento, sistematizar o conhecimento, mas sempre na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Espero que os nossos estudantes se orgulhem e possam, lá na frente, falar ‘eu fui da primeira turma do curso de Engenharia Agronômica da PUC’”, completou o Reitor.

“Hoje é um dia muito feliz aqui para o Instituto Agronômico. Nós temos uma história que no próximo mês vai completar 137 anos. Portanto, é o instituto de pesquisa na área agrícola mais antigo da América Latina. As bases da agricultura tropical realmente foram lançadas, foram desenvolvidas, a partir do final do século XIX, aqui nessa instituição. E, agora, a gente tem essa grande satisfação de abraçar um novo projeto com a instituição, junto com o pessoal da PUC-Campinas. E, para nós, é muita novidade, mas a gente não tem medo de novidade. A gente gosta de novidade e a gente gosta de desafios. Então, eu acho que vai ser extremamente positivo pelas características das duas instituições”, disse o Diretor-Geral do IAC, Dr. Marcos G.A. Landell.

“O DNA de cada uma delas, quando se juntam, são muito complementares e enriquecedores para aqueles que estiverem com a gente no curso, aprendendo e ganhando informações. Então, é isso que a gente pretende, se dedicar a esse projeto da melhor forma possível”, finalizou.

O Prefeito Dário Saadi também ressaltou a qualidade do curso. “Se esse curso começa com uma aula inaugural do ministro Roberto Rodrigues, calculo como será. Eu venho aqui como prefeito, mas eu venho também como um aluno que estudou na PUC. Fiz faculdade de Medicina lá, comecei em 82. E, para mim, é um orgulho muito grande, como prefeito, estar aqui nessa aula inaugural, uma parceria fantástica do IAC com a PUC. Quem cursar esse curso, já, mais do que uma formação tradicional, vai estar num ambiente de pesquisa fantástico. Vai estar dentro de um ambiente que vai propiciar o conhecimento dos alunos no mundo das pesquisas, no mundo do desenvolvimento e da história, e, também, do desenvolvimento da agricultura no país”, afirmou.

“Quando a gente fala de PUC, sempre é um nome que traz muita respeitabilidade, uma ideia de seriedade, de tradição, com uma vida universitária bastante intensa. Não só o ensino, mas a parte cultural, toda essa parte universitária que envolve o campus universitário da PUC. Então, é uma grande alegria para a gente estar fazendo essa parceria, somando esforços com o IAC”, disse Coordenador da APTA/SAA, Dr. Carlos Nabil Ghobril.

“Fico orgulhoso desse momento especial e de ver que a parceria entre o IAC e a PUC-Campinas está dando resultados, e fico muito feliz com o início desse curso. Também sempre procuramos provocar os institutos na área de ensino e incentivamos a parceria do Ital com a Universidade, no curso de Engenharia de Alimentos. Esperamos que o Instituto de Zootecnia também siga esse caminho com o curso de Veterinária da PUC”, disse Dr. Orlando Melo de Castro, Subsecretário de Agricultura.

O palestrante, que é autor de 10 livros, foi ministro e secretário de Agricultura, além de ser professor e integrante de diversas organizações públicas e privadas relacionadas à agricultura, falou sobre a honra de participar do evento.

“Eu estou muito contente aqui hoje por várias razões. A primeira, porque sou agrônomo, o meu pai também era agrônomo, meu tio agrônomo, minha mãe era filha de um agrônomo. Tinha três irmãos, os três eram agrônomos. Eu tenho uma irmã casada com um agrônomo, e tinha dois filhos, os dois foram agrônomos. Minha mulher era agrônoma e temos quatro filhos, dois agrônomos, e dois netos, também agrônomos. Então, uma família totalmente vinculada à agronomia, e isso enche de alegria, de honra. Eu estaria fazendo tudo de novo se estivesse colocando a minha escolha a mais de 60 anos atrás”, disse.

Ele também falou sobre sua ligação com o Instituto Agronômico, onde seu pai trabalho, e onde ele nasceu, em uma casa que a família morou na unidade de Cordeirópolis.

O curso

O curso de graduação em Engenharia Agronômica da PUC-Campinas terá duração de 5 anos, com uma carga horária de 3708 horas. Será oferecido em período integral (matutino e vespertino) nos quatro primeiros anos, buscando uma sólida formação nos conteúdos para a formação profissional e o desenvolvimento do cidadão.

A concepção pedagógica foi elaborada com o objetivo de transformar conhecimentos teóricos em aplicados por meio de atividades práticas, a partir do desenvolvimento de Projetos Integradores (3° ao 8° período do curso). Haverá a possibilidade de realização dos Estágios Supervisionados e dos Projetos Finais de Curso nas dependências, laboratórios e áreas agrícolas experimentais do IAC, contando com o conhecimento e o material de trabalho dos seus pesquisadores. Serão realizadas visitas técnicas durante todo o curso nos Núcleos Regionais do Instituto.

O novo curso une duas instituições tradicionais e com reconhecimento nacional e internacional nas áreas de ensino e pesquisa. A PUC-Campinas, com mais de 65 cursos de graduação, além de Especialização e Pós-Graduação Strictu Sensu, formou mais de 200 mil profissionais durante seus 83 anos de existência.

O IAC é o mais antigo centro de pesquisa agrícola do Brasil, fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892, passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

Sua área física, de 1.279 hectares de terras, abriga a Sede, o Centro Experimental de Campinas e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios e demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos. A Fazenda Santa Elisa, em Campinas, será utilizada para aulas práticas do curso de Agronomia.

O projeto está sendo desenvolvido em conjunto pelas instituições há muito tempo, mas só foi oficializado em 2023, com assinatura do acordo de cooperação, realizado na sede do IAC. O evento ocorreu em junho, durante as comemorações dos 136 anos do instituto de pesquisa.

 

Além do Curso de Engenharia Agronômica, a PUC-Campinas oferece um Curso de Especialização em Agricultura Digital, uma pós-graduação na modalidade EaD (Ensino a Distância) com duração de um ano.



Marcelo Andriotti
4 de abril de 2024