PUC-Campinas lança novo curso de Design de Games, de olho em indústria que já supera a do cinema

Nova opção cria oportunidade importante em área que já movimenta mais do que a indústria do cinema e da fonografia

A PUC-Campinas ampliou a sua oferta no campo dos jogos. A Universidade passa a oferecer, a partir do segundo semestre, o curso de bacharelado de Design de Games.

A iniciativa está alinhada com o olhar da PUC-Campinas para o presente e também para o futuro. Isso porque o mercado de games movimentou, em 2023, US$ 93,5 bilhões em todo o mundo – mais do que o cinema e a indústria fonográfica. Já o Brasil movimenta cerca de R$ 13 bilhões ao ano, com lucro de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, alcançando o 10º mercado mundial de games, segundo a consultoria Newzoo (2023). A perspectiva é que até 2025 os brasileiros gastem com jogos cerca de R$ 17 bilhões, com potencial de alcançar a 6ª posição mundial. Segundo a empresa de inteligência Emarketer, o Brasil soma 104 milhões de jogadores.

Esse crescimento diz respeito a todas as plataformas, não apenas aos jogos de consoles. Hoje, o consumo dos games em celulares é grande. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2024 (PGB), divulgada em fevereiro pelo SX Grupo, com a consultoria Go Gamers, o celular lidera a preferência do brasileiro: dos 74% da população que gostam de jogar, 48% preferem o telefone móvel como plataforma; 21,7%, os consoles, e 14,8%, os computadores.

Assim, o designer de games ganha, cada vez mais, espaço para desenvolver o seu trabalho em uma indústria que está em alta, em plena expansão.

“O estudante terá a oportunidade de idealizar e desenvolver um game desde o enredo inicial, passando pela criação de personagens, conceitos de gamificação, ambientes 3D, objetos e cenários, até a publicação”, explica o professor Tomas Guner Sniker, coordenador do curso de Design Digital. “Design de Games será o terceiro bacharelado correlacionado ao campo do Design na PUC-Campinas, seguindo os cursos de Design Digital e Design de Moda. Estamos felizes com o crescimento do campo na instituição”, completa o professor.

Clique aqui a saiba mais sobre o curso

O novo curso de Design de Games tem a finalidade de formar bacharéis para atuar na área de desenvolvimento de jogos digitais, incluindo etapas de projeto, execução, testes e publicação. Para isso, oferece uma formação de caráter multidisciplinar, envolvendo Artes, Computação e Design, o que possibilita atuação profissional em vertentes relacionadas às três grandes áreas.

Paralelamente, o currículo traz, além das ferramentas necessárias de programação, uma ênfase para os componentes de design, o que oferece identidade ao curso e coerência com a finalidade apresentada.

Assim, o profissional formado no curso, terá uma visão interdisciplinar e uma perspectiva projetual sistêmica para criar games inovadores, com capacidade para o uso de técnicas de criação, linguagens e fundamentos do Design, além de domínio da programação computacional aplicada ao desenvolvimento de games.

Para se inscrever no Vestibular de Inverno, clique aqui.

Carlos Giacomeli
29 de abril de 2024