Empresários e profissionais da educação da Paraíba visitam a PUC-Campinas

Grupo veio conhecer o sistema de Serviços Compartilhados desenvolvido na Universidade

Um grupo de empresários e profissionais da educação da Paraíba esteve sexta-feira (26/04) na PUC-Campinas para conhecer o sistema de Serviços Compartilhados desenvolvido na Universidade. Os profissionais do Grupo Vila, rede de escolas e educação básica, com três escolas e mais de dois mil alunos em João Pessoa, foram recebidos pelo Pró-Reitor Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni e por gerentes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados.

O grupo de ensino está iniciando a implantação do sistema em suas unidades e veio para a PUC-Campinas em busca de referências.

“Sou acadêmico na UFPB (Universidade Federal da Paraíba), no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração, e minha dissertação é justamente voltada para o segmento de análise de maturidade de Centros de Serviços Compartilhados. Então, eu recebi aqui o convite de vir aqui à PUC-Campinas e aproveitei e trouxe os empresários voltados da área da educação, que também querem implementar o modelo, a conhecer”, disse Adriano Figueira, que assessora o grupo Vila.

Eles foram recebidos na Reitoria, onde conheceram detalhes do sistema implantado na Instituição, e depois visitaram parte da estrutura da Universidade ligados a projetos como os de eficiência energética, segurança e serviços prestados à comunidade acadêmica.

“Percebo que, realmente, a PUC-Campinas está muito à frente do que a gente até imaginava em nível de organização. Vejo justamente a existência de uma maturidade avançada para o modelo em questão do serviço compartilhado. Estamos pegando um pouco desse know-how aqui da PUC e amadurecendo para implementar esse modelo lá no sistema Vila”, disse.

O objetivo da cultura de serviços compartilhados é conseguir mais eficiência, redução de custos, diminuição de desperdícios e melhoria na qualidade dos serviços prestados para garantir o bom funcionamento das atividades-fim da Universidade.

Para isso, foram implantadas em 2023 nove diferentes gerências, sendo elas as de Planejamento Econômico, Tecnologia da Informação, Serviços Acadêmicos, Gestão de Pessoas, Facilities, Obras, Operações e as de Administração do Campus I e Administração do Campus II.

“Nós queríamos entender como está funcionando o centro de serviços compartilhados, já que a PUC é uma referência em tudo o que faz, e nos surpreendemos. Vimos que estão em um nível bastante elevado de implantação, com todos os departamentos funcionando de maneira integrada, em processos fortes e robustos. Isso me chamou bastante a atenção aqui”, disse o professor Ribamar Francisco Monteiro, diretor e mantendedor do grupo.

Marcelo Andriotti
26 de abril de 2024