A Faculdade de Educação e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas organizam o XII SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO e X SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos. Esta edição, conta com convidados de instituições internacionais e a participação de renomados pesquisadores da área de Educação.

Desde o ano de 2006, a Faculdade de Educação e o Programa de Pós-Graduação da PUC-Campinas têm organizado os Seminários e, nos últimos anos, passou-se a receber trabalhos de diferentes estados da União Federal, incluindo regiões como o Nordeste, Centro-Oeste e região Norte. A partir dessa crescente demanda, o corpo docente desenhou esta terceira edição internacional que busca, no contexto do fortalecimento das atividades de pesquisa, ações para contribuir em relação à pesquisa em educação e à internacionalização do PPGE.

O evento tem como objetivo promover espaços de diálogo para reflexões com relação aos desafios enfrentados pela área da educação no país. Neste ano, pesquisadores nacionais e internacionais debaterão questões relacionadas às Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos, tema central da edição.

As atividades ocorrerão nos dias 23, 24 e 25/10/2017. Dentro do cronograma previsto serão realizados seminários com os convidados, bem como ocorrerão sessões com mesas de discussão, apresentações de trabalhos nos formatos de pôster, comunicação oral e palavra de professor/a, divididos pelos eixos temáticos do evento: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Política Educacional, Gestão da Educação e Fundamentos da Educação. E também serão oferecidas 8 oficinas com vários temas da atualidade na educação.

Comissão organizadora do XII SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO e o X SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminho

Prof. Dr. André Pires (PUC Campinas)

Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy (PUC Campinas)

Profa. Dra. Elvira Cristina Martins Tassoni (PUC Campinas)

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (PUC Campinas)

Profa. Dra. Mônica Piccione Rios (PUC Campinas)

E-mail: xiiseminario.edu@puc-campinas.edu.br

Dia 23 de outubro (segunda-feira)

8h00 às 9h00 Credenciamento e Apresentação Cultural Auditório D. Agnelo Rossi
9h00 Abertura com a presença de representantes da Reitoria da PUC-Campinas Auditório Dom Agnelo Rossi
9h30 às 11h30 Conferência de Abertura : Dimensões da desigualdade educacional no Brasil

Conferencista: Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira (Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo – USP)

Coordenador: Prof. Dr. Samuel Mendonça (Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas)

Auditório D. Agnelo Rossi
14h00 às 17h00 Apresentação de trabalhos: sessões paralelas incluindo Pôsteres, Comunicações Orais e trabalhos do Palavra do Professor/a

Clique aqui para saber a programação detalhada da segunda-feira

19h20 às 20h00 Credenciamento e Apresentação Cultural Auditório D. Agnelo Rossi
20h00 às 20h30 Abertura
20h30 às 22h30 Conferência: Doctorados en educación: tendencias internacionales contemporáneas

Conferencista: Prof. Dr. Luis Sime Poma (Departamento de Educación de la Pontificia Universidad Católica del Perú – PUCP)

Coordenador: Prof. Dr. Artur Renda Vitorino (Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas)

Auditório D. Agnelo Rossi

Dia 24 de outubro (terça-feira)

8h00 às 8h30 Credenciamento e Apresentação Cultural Auditório D. Agnelo Rossi
8h30 às 11h30 Conferência: Políticas de Inclusão na Educação Superior: massificação ou democratização?

Conferencista: Profa. Dra. Maria Ligia de Oliveira Barbosa (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)

Coordenador: Prof. Dr. André Pires (Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas)

Clique aqui para saber a programação detalhada da terça-feira

18h40 às 19h30 Credenciamento e Apresentação Cultural Auditório D. Agnelo Rossi