Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas realiza workshop e apresenta Programa LANDS, com foco na sustentabilidade

Programa desenvolvido na Universidade tem como objetivo identificar e implementar soluções em agendas ligadas aos temas de sustentabilidade e desenvolvimento em várias áreas

A PUC-Campinas realizou nesta terça-feira um workshop que deu a largada para o Programa LANDS: o novo Laboratório Nacional para o Desenvolvimento Sustentável, criado na Universidade. Participaram do evento o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; o Prof. Dr. Marco Aurélio Pinheiro Lima, do Instituto de Física da Unicamp; o Prof. Dr. Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, Diretor de Desenvolvimento Científico e tecnológico da Finep; o Prof. Dr. Antônio José de Almeida Meirelles, Reitor da Unicamp; a engenheira Dra. Rosana Ceron Di Giorgio, coordenadora do Programa de Gestão de Negócios do LANDS; Diane Teo de Moraes, coordenadora do Mescla; e, virtualmente, participaram Michael Hennessey, especialista da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do BID; e Arthur Yabe Milanez, Gerente Administrador AI/DEAGRO/GESET1 do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e professores da Universidade.

Confira aqui o workshop na íntegra.

Antes, pela manhã, os convidados foram recebidos pelo Reitor, acompanharam uma apresentação no Mescla e participaram de um tour pela Universidade, também com a presença do ex-reitor da Unicamp, o professor Marcelo Knobel. Depois, tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas do curso de Gastronomia, onde participaram de um almoço.

No workshop, na parte da tarde, o Programa foi apresentado pela Universidade aos convidados e reuniu colaboração dos presentes sobre a agenda econômica do Brasil e temas como: desenvolvimento de agricultura, mineração, urbanização e uso de fontes fósseis de formas sustentáveis, desenvolvimento de energia limpa e barata, transporte com baixa emissão de carbono, entre outros. A meta é atuar para criar a ciência e as tecnologias necessárias para o desenvolvimento sustentável.

O Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior abriu os trabalhos falando do início do projeto, sobre como a PUC-Campinas abraçou a ideia do LANDS. Ele citou a missão da Universidade, inspirada, sobretudo, pelas palavras do Papa Francisco, e reforçou a necessidade de se colocar luz sobre o tema da sustentabilidade. “O laboratório propõe promover debates, estudos, análises, avaliações e oferecer serviços na perspectiva de levar adiante referências importantes para a economia nacional, sobretudo, no que diz respeito à ideia de economia circular, baseada em um urbanismo sustentável e com o cuidado com o meio ambiente, proporcionando diretrizes para que tudo aquilo que está voltado ao que chamamos de agronegócio possa se dar na perspectiva da sustentabilidade”, comentou. Confira a fala completa do reitor, clicando aqui.

Na sequência, quem teve a palavra foi o Prof. Dr. Marco Aurélio Pinheiro Lima, do Instituto de Física da Unicamp, o idealizador e um dos arquitetos do laboratório que está sendo criado. Ele fez uma apresentação detalhada aos convidados sobre o LANDS, inclusive adiantando as diversas áreas de atuação em que ele pode ser aplicado. “A ideia é não trabalhar sozinho, mas detectar competências e trazer essas competências para soluções específicas do tema (…) A ideia básica é que o LANDS leve a sério as mudanças climáticas devido à presença humana e atue com foco no desenvolvimento tecnológico necessário e oportuno para o Brasil. Será um laboratório complexo e precisa de apoio objetivo das instituições públicas e privadas”, explicou. Confira a apresentação completa do professor, clicando aqui.

Confira aqui o material completo da apresentação.

Após a apresentação do Programa, o Prof. Dr. Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho também falou sobre o assunto. Ele citou várias formas de participação por meio de editais, em ramos diferentes de atividade. “Estamos em fase de lançar editais. Chamo vocês para acompanharem de perto e verem as oportunidades que existem para uma iniciativa como essa que está sendo proposta. Não foi por acaso que a gente escolheu temas na área de infraestrutura e que a transição ecológica e a energética, que tem forte acoplamento, estão [sic] na ordem do dia”, adiantou. Confira a fala completa do professor, clicando aqui.

Para Michael Hennessey, o tema da sustentabilidade é de fundamental importância e é inevitável no momento que vivemos. “Nós estamos bem engajados com essa missão que se está colocando sobre a mesa na proposta do LANDS. Acho que não tem como evitar essa pauta da sustentabilidade nos próximos anos. Os compromissos que os países têm com as contribuições nacionais, as metas com Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), todos estão buscando alcançar as metas, porque, senão, nós ultrapassaremos os dois graus e o impacto será horrível nas mudanças climáticas”, comentou. Assista a fala completa, clicando aqui.

Arthur Yabe Milanez, Gerente Administrador AI/DEAGRO/GESET1 do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), citou a importância de se desenvolver um trabalho que possa resolver problemas de uma determinada cadeia produtiva. “Estamos em um momento importante, em termos de ofertas de recursos, tanto reembolsáveis quanto não reembolsáveis. Acho que é importante o LANDS ter um foco de atuação, uma marca para ser reconhecida pelas empresas como uma alternativa para determinados problemas comuns de cadeias produtivas”, pontuou. Veja a fala na íntegra, clicando aqui.

Por fim, o Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antônio José de Almeida Meirelles, também manifestou apoio e aproveitou para apresentar o projeto compartilhado com a PUC-Campinas e outras estruturas de inovação da cidade: o HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), que também caminha, de forma integrada, com foco na sustentabilidade. “Nós temos 16% da produção científica e tecnológica do país na Região de Campinas. Temos uma concentração de equipamentos de ciência e tecnologia muito significativa, que envolve uma região de cerca de 11 milhões de metros quadrados, com muito espaço de mata ainda, mas que já é ocupado por instituições importantes como o CNPEM, o Instituto Eldorado, que tem cerca de mil pesquisadores em Campinas na área de TI, o CPQD, o Campus I da PUC-Campinas, entre outros”, elencou o professor. Confira a apresentação completa, clicando aqui.

A reunião de apresentação foi considerada um sucesso e, agora, o objetivo é ampliar a discussão e definir os primeiros focos de atuação dentro dos temas propostos. “O LANDS está nascendo com foco em desenvolvimento sustentável e nós convidamos as instituições para que possamos ampliar essa discussão. O LANDS tem uma conversa direta com a PUC-Campinas porque faz parte da filosofia da Universidade. Eu tenho certeza que vamos encontrar muitos interessados. O entusiasmo da comunidade com o tema é muito grande”, finalizou o Prof. Dr. Marco Aurélio Pinheiro Lima.

O Vice-Reitor da Universidade também reforçou a importância de se ter um trabalho colaborativo. “Nós acreditamos muito no trabalho em rede. Nós somos uma Universidade pontifícia e a palavra do Papa Francisco sempre tem nos guiado. E a orientação é trabalhar em rede, de universidades, de institutos de ciência, porque a rede mostra o trabalho colaborativo e não a competição. Acredito que o mundo pode ser muito melhor se nós estabelecermos redes e pontes para que possamos construir melhor o desenvolvimento sustentável da casa comum, que é o nosso planeta”, comentou o Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David.

Sobre o LANDS

O novo Laboratório Nacional para o Desenvolvimento Sustentável caminha na esteira do Pacto Global, que propõe que a estratégia de desenvolvimento socioeconômico precisa evoluir, de olho na sustentabilidade. As mudanças climáticas, por exemplo, devido à presença humana, são reconhecidamente reais e impactantes. O mundo econômico vê muitas oportunidades nas chamadas tecnologias disruptivas.

Página do Lands: https://www.puc-campinas.edu.br/lands/

O Brasil tem grandes vantagens competitivas para o desenvolvimento econômico sustentável (grande território voltado ao agronegócio, ricas florestas, abundância em recursos hídricos, diversas fontes abundantes e sustentáveis de energia, minérios, petróleo, etc.).

Nesse cenário, surge a inspiração para criar o LANDS, para fomentar e realizar uma pesquisa objetiva e aplicada para o crescimento econômico do Brasil pela sua integração efetiva na agenda ONU de desenvolvimento sustentável.

Outro tema de extrema importância é a pobreza no país e o crescimento econômico, juntamente com uma melhor distribuição de renda, que são absolutamente necessários.

O cenário convida o Brasil a participar de modo ativo de uma agenda mundial liderada pela ONU sobre desenvolvimento sustentável e a buscar soluções que podem criar novas estratégias para o país e torná-lo economicamente mais atraente e mais competitivo. O momento atual diz que a sustentabilidade precisa ser um valor cultural poderoso e, enquanto precisarmos de crescimento econômico, precisaremos saber quais as sinergias e trade offs existentes para termos um desenvolvimento que não impacte o meio ambiente de forma descontrolada.

O LANDS traz em seu site mais detalhes sobre a atuação do Programa e a estrutura criada.

Quer saber mais sobre o LANDS? Clique aqui para conhecer a página.

Para receber notícias atualizadas sobre a PUC-Campinas, assine o nosso canal no WhatsApp, clicando aqui. 

 



Carlos Giacomeli
22 de novembro de 2023