Faculdade de Turismo realiza roteiro cultural com participantes do Vitalità

Grupo participou de roteiro cultural da imigração italiana, em Sousas e Joaquim Egídio

A Faculdade de Turismo promoveu um roteiro cultural com os participantes do Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, no último domingo (21). A atividade faz parte da curricularização da extensão.

Cerca de 10 idosos foram levados em um ônibus até o local, acompanhados de dois monitores. “Foi um tour bastante positivo, uma experiência muito bacana. As pessoas gostaram bastante. Nós já temos outros projetos engatilhados, que reúnem o turismo e o lazer com o público 60+”, adianta a professora Ana Maria Vieira Fernandes, diretora da Faculdade de Turismo, que também participou da ação.

Da esquerda para a direita: Eros Vizel (coordenador do Depto. de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas); Roberto Cardinali (Casa D’Italia); Prof. Marcelo Lopez e Profa. Ana Fernandes (Faculdade de Turismo da PUC-Campinas); e os profa. Carla Pernambuco e prof. Arthur Negrão (curso Técnico de Guia de Turismo do Senac Campinas)

O local de visitação foi escolhido por conter um rico patrimônio e recursos culturais, motivado pelos 150 anos da imigração italiana, dentro dos 250 anos de Campinas e os 50 anos da Faculdade de Turismo. “Entendemos que a Faculdade de Turismo, nos seus 50 anos, deve ajudar no desenvolvimento da cidade de Campinas com algumas ações para fomentar e impulsionar o desenvolvimento do turismo na cidade, que tem um potencial muito grande”, reforça a professora.

Esse é um roteiro turístico piloto, com recorte na imigração italiana, passando pelos principais pontos relacionados à cultura do país europeu.

O trajeto

O grupo saiu da PUC-Campinas e passou pela praça Beira Rio, em Sousas, onde pôde saber um pouco mais da história da vinda dos italianos para cá e da participação no momento de fundação de Joaquim Egídio, sobretudo nas lavouras de café.

Depois, o passeio esteve na Società Italiana de Lavouro e Progresso, onde o presidente italiano contou a história do patrimônio imaterial. Eles também puderam ver o Monumento do Imigrante, em Sousas.

A próxima parada foi a estação ambiental de Sousas e Joaquim Egídio, onde o assunto foi a sustentabilidade e a ligação da linha férrea. As atividades também contaram com um momento de troca de memória dos idosos, sobre tradições italianas na culinária e também familiares.

“Esperamos continuar esse roteiro e acrescentar ainda mais possibilidades. A partir daí, deixar um formato já alinhado com a Secretaria de Cultura e Turismo, para que possa ser utilizado pelo município como um tour guiado, por exemplo”, completou a professora Ana Maria.

Carlos Giacomeli
25 de abril de 2024