PUC-Campinas promove palestras no Dia da Eliminação da Discriminação Racial

Evento, promovido pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, reuniu representantes do Movimento Negro e trouxe estudantes de diversos cursos

A PUC-Campinas, por meio do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, promoveu, nesta quinta-feira (21), palestras em homenagem ao Dia da Eliminação da Discriminação Racial e também ao Dia Nacional das Matrizes Africanas, celebrados neste dia. Compuseram a mesa o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; a Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, coordenadora do Centro; o Prof. Dr. Pe. Alexandre Boratti Favretto, da PUC-Campinas; a Comendadora Edna Almeida Lourenço, presidente da Associação Dos Religiosos de Matriz Africana de Campinas e Região (Armac); a Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy, da PUC-Campinas; e Moacir Barra Grande Filho, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Também estiveram presentes a Mãe Corajaci; TC da Silva, da Casa de Cultura Tainã; a vereadora Guida Calixo; o vereador Paulo Búfalo, o representante da vereadora Paola Miguel; e a Dra. Paola Mineiro, advogada da PUC-Campinas.

As falas dos participantes abordaram a importância do reconhecer as práticas de matrizes africanas e o sagrado, que é diferente para cada grupo e, por isso, a importância do respeito e da fraternidade entre os povos. Também foi enfatizada a importância do Centro se tornar uma verdadeira referência nos debates sobre temas ligados à cultura, religião e a lutas sociais dos negros. Além disso, foi reforçada a possibilidade de trazer jovens estudantes para ampliar a formação dos mesmos.

“O evento foi muito bonito, pois contamos com a presença de muitos estudantes dos cursos de Direito, Pedagogia e Engenharia. Além de docentes, representantes de autoridades religiosas e da Câmara Municipal. É importante ver que o evento trouxe novas reflexões sobre a práxis antirracista e o direito”, comentou a professora Waleska.

Grupo de Estudos

A PUC-Campinas criou o Grupo de Estudo Raça, Cultura e Decolonialidade. Trata-se de uma iniciativa dos professores pesquisadores Eliane Righi de Andrade e Tarcisio Torres Silva, da Escola de Linguagem e Comunicação, em parceria com o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da PUC-Campinas. As atividades tiveram início no último dia 12 de março.

“O objetivo do grupo é desenvolver estudos sobre raça e culturas afro-americanas, promovendo o interesse pela temática sensível à sociedade brasileira como um todo e à comunidade universitária. A proposta é abordar autores negros específicos em formato de ciclos de cerca de quatro meses, de forma a propor abordagens mais direcionadas aos participantes”, explicou o professor Tarcísio Torres Silva.

O primeiro livro a ser estudado será Pele Negra, Máscaras Brancas do autor Frantz Fanon (1925-1961). Os encontros são quinzenais, sempre às terças-feiras, das 13h às 14h30, no prédio do Centro de Estudos, localizado no H11, no Campus I.

“Toda vez que tornamos visíveis as questões de raça, de etnias, nós nos percebemos saindo daquela situação de conforto, de um pseudo conforto, que é o fato de acharmos que o nosso país não tem racismo. O racismo existe, sim, e ele está perpetuado em várias das estruturas do nosso sistema. Portanto, precisamos visibilizar, trazer vozes também de um ponto de vista, de um referencial, de pessoas que falam sobre o tema e que são da raça negra”, comenta a professora Eliane Righi de Andrade. “Nosso país possui mais de 50% da população composta de pessoas negras e pardas. Então, nós não podemos dizer que não existe, na verdade, um grande número de pessoas que vivem, na própria pele, a questão da discriminação social, econômica e financeira. Então, nós estamos trazendo pensadores, que também são pensadores negros e negras, para falar um pouco dessa condição de minoritarizados, porque eles não são minoria, mas eles são colocados em um espaço de que são em quantidade menor e, portanto, não teriam direito à voz”, completa.

Os interessados em participar podem entrar em contato por e-mail com os professores: tarcisio.silva@puc-campinas.edu.br ou eliane.righi@puc-campinas.edu.br. Ou podem obter informações no Centro de Estudos.

Clique aqui e confira o cronograma completo.

Carlos Giacomeli
22 de março de 2024