‘Jornalismo na Democracia’ traz lançamento de livro de Oscar Pilagallo para a PUC-Campinas

Jornalista da Folha de S.Paulo lança livro “O girassol que nos tinge: uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil” durante o evento promovido pela Faculdade de Jornalismo. No período da noite, Faculdade recebe Agência Mural

O jornalista Oscar Pilagallo, da Folha de S.Paulo, lançará, no próximo dia 22 de abril, às 8h30, na sala 800 do prédio H01, o livro “O girassol que nos tinge: uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil”, durante o evento “Jornalismo na Democracia”, promovido pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Jornalista Oscar Pilagallo

Ele trará para o debate a importância do fato histórico registrado em 1984, com a Emenda Constitucional nº 5, do deputado federal Dante de Oliveira, apresentada em março de 1983. A medida foi rejeitada pela Câmara dos Deputados, mas a participação popular que seu debate mobilizou, como aponta Pilagallo em sua obra, colocou fim a duas décadas de ditadura militar, iniciada no dia 1º de abril de 1964.

O girassol é uma metáfora que referenda a ação da classe artística da época, após 20 anos de censura, que produziu um documento declarando o desejo da sociedade em “usar o amarelo das flores sem medo, o girassol amarelo que nos guia, tinge e alimenta”. Essa ação reverberou na sociedade, que foi às ruas pedir eleições diretas para a Presidência da República.

“A presença de Oscar Pilagallo na Faculdade de Jornalismo significa rememorar esse fato histórico”, aponta a professora Rosemary Bars, diretora do curso, ao relembrar como a ditadura afetou a democracia brasileira, em processos de censura e perseguição política.

A resistência aos militares contou com a participação direta de jornalistas que denunciaram os abusos cometidos pelos militares e daqueles que foram presos e torturados, a exemplo de Vladimir Herzog, morto no prédio do DOI-CODI, em outubro de 1975. O livro está sendo comercializado na livraria do Campus I, que fica na praça de alimentação.

Programação da noite

Jornalista Paulo Talarico de Bastos

A programação do “Jornalismo na Democracia” continua no período noturno. Às 19h30, também na sala 800, acontecerá o debate sobre as ações democratas brasileiras com o olhar da periferia e da juventude. A discussão reunirá o jornalista Paulo Talarico de Bastos, cofundador, diretor de treinamento e dados da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que é graduado em História. Talarico está na Agência Mural desde 2011, cobrindo a realidade dos moradores das periferias paulistanas e da região metropolitana.

O debate vai contar também com Andreza Barbosa, professora da Faculdade de Educação da PUC-Campinas, que faz pesquisas sobre a gestão democrática das escolas públicas, a partir das avaliações sobre políticas educacionais, trabalhando, entre outros temas, o novo ensino médio.

Clique aqui para saber mais da programação.

Carlos Giacomeli
16 de abril de 2024