Idosos aprendem dicas de higienização e de pratos para o dia a dia no Hub Gastronômico

Iniciativa da Gastronomia e do Vitalità ofereceu oficina para público 60+, que terminou com deliciosos pratos feitos por eles

O Hub Gastronômico da PUC-Campinas, através de uma parceria entre o Curso de Gastronomia e o Vitalità – Centro de envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas –, realizou, na manhã desta segunda-feira (8), uma oficina mão na massa voltada ao público 60+. Na atividade, os participantes puderam conhecer dicas de higienização de alimentos e aprender pratos com ingredientes comuns do dia a dia, que estão na cesta básica do brasileiro.

A oficina foi coordenada pela professora Regina Jordão, da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas, e as dicas e o auxílio para fazer os pratos foram de responsabilidade dos estudantes do primeiro semestre do Curso de Gastronomia da Universidade, em atividade que faz parte da curricularização da extensão do componente de Nutrição básica, higiene e segurança em gastronomia.

“Essa atividade traz uma proximidade do estudante com esse processo de comunicação com o público que eles vão atender na vida real, na prática. É importante, também, para desmistificar alguns mitos, quando falamos de higiene de alimentos. Isso ajuda com que, no dia a dia, eles evitem a contaminação ou diminuam os riscos dentro de uma alimentação mais saudável”, explica a professora.

Para a aluna Elaine César, do primeiro semestre do Curso de Gastronomia, foi um momento também de colocar em prática uma receita afetiva, que ajudou na saúde do filho. Ela orientou um grupo de participantes a fazer um sanduíche de abacate com frango. “Quando nos foi feita a proposta para atendermos esse grupo, que é tão especial para nós, eu quis trazer algo afetivo, algo que eu utilizo em casa para a questão de saúde do meu filho. Ele é seletivo na alimentação e estava com um problema de saúde. Foi quando eu tentei apresentar para ele o abacate, que, segundo o nutricionista, seria legal para questão do colesterol, e para que ele não sentisse tanta fome em um intervalo maior entre uma refeição e outra, por conta da insulina. Com isso eu fui criando, adaptando, até chegar na receita”, explica. O sanduíche traz ingredientes como o frango (ou ovo), abacate, cebola, tomate, coentro e manjericão.

Além desse prato, também foram realizados, com a ajuda dos estudantes, uma frittata (com ovos, ervas e legumes), uma cuca de maçã com café e manjericão, um bolo de fubá com calda de laranja e hortelã e um bolo de café. Para beber, eles fizeram uma água saborizada com limão e laranja e um chá com gengibre, canela e limão.

“Foi tudo muito bom! Como sempre, muito interessante. Nós aprendemos muito. Está tudo muito gostoso”, afirmou Irani Fernandes, de 77 anos, que participou da oficina.

Carlos Giacomeli
8 de abril de 2024