I Studium de Música Sacra: Canto Gregoriano e Órgão acontece de 28 a 30 de julho

Nos dias 28, 29 e 30 de julho, acontece o I Studium de Música Sacra: Canto Gregoriano e Órgão após 50 anos da Instrução “Musicam Sacram”, evento realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em parceria com o Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e o Pateo do Collegio.

O I Studium de Música Sacra propõe estimular uma reflexão a respeito do papel do canto gregoriano e do órgão, sobretudo no seu âmbito litúrgico, musical, pastoral e estético, precisamente cinquenta anos após a promulgação da Instrução “Musicam Sacram” do Concílio Ecumênico Vaticano II.

O objetivo é refletir sobre o fenômeno musical, sempre presente na história da Igreja; Discutir sobre a mudança paradigmática na música sacra, desde o período da promulgação da referida Instrução (1967); Recuperar parte do patrimônio musical da Igreja, em particular, o canto gregoriano e o órgão, em diálogo com a cultura contemporânea e Estimular a urgente necessidade de uma sólida formação dos diversos ministérios litúrgico-musicais.

O evento é direcionado para maiores de 15 anos, voltado para animadores de canto, cantores, compositores, estudantes de história, instrumentistas, liturgistas, musicistas, organistas, regentes, religiosos, sacerdotes, seminaristas e quaisquer demais interessados em música sacra.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no link: https://www.puc-campinas.edu.br/i-studium-de-canto-gregoriano/

Silvia Perez de Freitas
25 de junho de 2017