Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

28 a 30 de julho de 2017

______

Apresentação:

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), o Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e o Pateo do Collegio, convidam Vossa Senhoria para o I Studium de Música Sacra: Canto Gregoriano e Órgão após 50 anos da Instrução “Musicam Sacram” a realizar-se nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017.

Certificados :

Os participantes devidamente inscritos no I Studium de Música Sacra, através deste portal, receberão um certificado emitido pela PUC-Campinas, disponibilizado para a impressão nos endereços de e-mail dos participantes.

Inscrições:

A inscrição deste evento está dívida em dois públicos, externo e interno (alunos, professores e funcionários). Cada público deverá se inscrever em seu determinado link. Obs : No cadastro favor preencher com nome completo.

CLIQUE AQUI PARA VER INSTRUÇÕES DE CADASTRO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Objetivo:

O I Studium de Música Sacra propõe estimular uma reflexão a respeito do papel do canto gregoriano e do órgão, sobretudo no seu âmbito litúrgico, musical, pastoral e estético, precisamente cinquenta anos após a promulgação da Instrução “Musicam Sacram” do Concílio Ecumênico Vaticano II, a fim de:

  • Refletir sobre o fenômeno musical, sempre presente na história da Igreja;
  • Discutir sobre a mudança paradigmática na música sacra, desde o período da promulgação da referida Instrução (1967);
  • Recuperar parte do patrimônio musical da Igreja, em particular, o canto gregoriano e o órgão, em diálogo com a cultura contemporânea;
  • Estimular a urgente necessidade de uma sólida formação dos diversos ministérios litúrgico-musicais.

Destinatários:

Animadores de canto, cantores, compositores, estudantes de história, instrumentistas, liturgistas, musicistas, organistas, regentes, religiosos e religiosas, sacerdotes, seminaristas e quaisquer demais interessados em música sacra.

Critério : Idade mínima de 15 anos

Vídeo

______

Convidados especiais

______

I Studium de Música Sacra_Josep Solé Coll_small

Josep Solé Coll

Organista titular adjunto da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano

Nascido em Sabadell (Espanha), iniciou os seus estudos de solfejo e piano junto à Academia Marshall com M. Josepa Mas e Carlota Garriga e os estudos de órgão junto ao Conservatório do Liceu com Josep M. Mas e Montserrat Torrent. Atualmente reside em Roma, onde obteve o Mestrado em Órgão e Improvisação Organística junto ao Pontificio Istituto di Musica Sacra com Pe. Theo Flury, OSB.

Participou de cursos de interpretação organística na França, Itália, Canadá e Estados Unidos com Olivier Latry, Daniel Roth, Paolo Crivellaro, Michel Bouvard e Marie-Claire Alain.

Organista litúrgico, trabalhou nas principais paróquias de sua cidade natal e nas basílicas romanas de Santa Maria Maggiore e San Lorenzo fuori le mura. Atualmente é o organista titular adjunto da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano e correpetidor da Cappella Musicale Pontificia “Sistina”.

Como solista, correpetidor e continuísta, se apresentou e acompanhou diversas formações musicais na Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Irlanda, Rússia, Hungria, Croácia, China, Canadá e México.

I Studium de Música Sacra_Monsenhor Marcos Pavan

Monsenhor Marcos Pavan

Magister Puerorum da Cappella Musicale Pontificia Sistina

Sacerdote brasileiro, nascido em São Paulo, é o atual Magister Puerorum (maestro dos “meninos cantores”) da Cappella Musicale Pontificia “Sistina” e membro do Cabido da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Concluiu os seus estudos musicais em São Paulo, especializando-se em Técnica Vocal com Leila Farah (São Paulo) e com Franco Iglesias (New York); em Canto Gregoriano com Eleanor Dewey (São Paulo) e com Dom Eugène Cardine na Abadia de Solesmes (França). Recebeu o Fellowship Diploma em Regência Coral no National College of Music and Arts de Londres.

Vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais, desenvolveu uma carreira lírica nos principais teatros brasileiros, tendo em seu currículo gravações radiofônicas e televisivas.

Foi também membro do Coro do Estado de São Paulo, do Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e regente do Coro do Conservatório Musical Brooklin Paulista e do Coro Gregoriano São Gregório Magno.

Depois de sua transferência para a Itália, em 1991, continuou suas atividades artísticas participando de produções líricas e de música sacra, que foram gravadas pela Rai e pelas casas discográficas Sony, San Paolo MultimediaBongiovanni e Paulus. Como cantor, se apresentou no Brasil, Itália e Alemanha, e tem em seu currículo diversas gravações no campo da música sacra.

Em 1998, o então maestro diretor da Cappella Musicale Pontificia “Sistina”, Monsenhor Giuseppe Liberto, convidou-o para assumir o cargo de Magister Puerorum da Cappella Musicale Pontificia “Sistina”, cargo que continua a ocupar, sob a direção geral do Maestro Massimo Palombella. Como Magister Puerorum da “Sistina”, realizou uma intensa e profícua atividade concertística, propondo um variado repertório musical que foi diversas vezes gravado pela Rai, Sat2000 e pelas casas discográficas SonyKelindon, San Paolo Multimedia e Deutsche Grammophon.

Em 2005, recebeu do Papa Bento XVI o título de Monsenhor no grau de “Capelão de Sua Santidade”. Com bula papal de 22 de setembro de 2015, o Papa Francisco o nomeou coadjutor do Cabido da Basílica de São Pedro no Vaticano, tomando posse em 21 de fevereiro de 2016.

Desde 2013 colabora com o “Ufficio delle Celebrazioni Liturgiche del Sommo Pontefice” como diretor do Coro-guia Mater Ecclesiæ nas liturgias papais.

Coros

______

Logo-coro-fundo-menor1

Coro da Arquidiocese de Campinas

O Coro da Arquidiocese de Campinas foi fundado em 16 de agosto de 2008, como um dos grupos ligados ao Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC). Sempre sob a direção musical e regência de Clayton Dias, nestes oito anos e meio de atividades, o Coro participou de várias celebrações e concertos, destacando-se: o Concerto na visita do Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri (2008), o Concerto na Assembleia Geral da CNBB (2009), os Concertos do Oratório Messiah de Händel (2012), Magnificat de Vivaldi (2011), Via Crucis de Franz Liszt (2013 e 2015), Stabat Mater de Pergolesi (2014), a Missa de Posse Canônica de Dom Airton José dos Santos como Arcebispo de Campinas (2012) e a Missa com o Cardeal Zenon Grocholewscki (2015). No ano de 2016 o Coro realizou sua primeira peregrinação internacional a Itália e Portugal. No Vaticano, o Coro esteve ao lado da Cappella Musicale Pontificia Sistina, cantando em uma Missa de Canonização presidida pelo Papa Francisco. Executou também uma Missa na Basílica Papal de Santa Maria degli Angeli (Assisi) e na Sé Patriarcal de Lisboa. Em 2017 o coro recebeu a sua filiação junto à Associação Internacional de Estudos de Canto Gregoriano, com sede em Cremona (Itália).

logo Pateo Azul marinho_branco

Schola Cantorum do Pateo do Collegio

Fundada pelo atual diretor do Pateo do Collegio, Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, a Schola Cantorum vem desenvolvendo um trabalho referencial no centro da cidade de São Paulo.

A proposta da Schola Cantorum do Pateo do Collegio, é proporcionar o ensino de música para as pessoas da comunidade para melhor servirem nos serviços litúrgicos. Além dos ensaios, os membros tem aulas de teoria musical e percepção e técnica vocal aplicada. A Schola Cantorum do Pateo do Collegio também proporciona a seus membros um apuramento da cultura musical e geral, formando além de bons cantores, bons ouvintes. O coro tem se aprimorado através de ensaios intensivos, workshops, masterclasses e aulas com professores e regentes convidados, tais como João Batista Bíglia, Solange Siqueirolli, Ana Elisa Portes, Ana Raquel Rodrigues, Flávio Fachini, entre outros.

A Schola é composta por membros da comunidade do Pateo do Collegio que se reúnem duas vezes por semana para ensaiar. O objetivo do coro é servir nas Missas e Liturgia das Horas com qualidade técnica e de repertório. A Schola Cantorum tem recebido elogiosas críticas de músicos sacros, liturgistas e especialistas em assuntos da Igreja.

Desde 2009, está sob a regência de Felipe Bernardo, Organista Titular e Mestre de Capela do Pateo do Collegio.

Programação

______

28 de julho de 2017 (Sexta-feira)

Seção I – Órgão – Professor convidado: Josep Solé Coll

______

O organista litúrgico

 

  1. Um pouco de história:
  • Motu proprio “Tra le sollecitudini” (São Pio X – 1903)
  • Constituição conciliar “Sacrosanctum Concilium” (Concilio Vaticano II – 1963)
  • Instrução “Musicam Sacram” (Sagrada Congregação dos Ritos – 1967)

 

  1. O organista litúrgico hoje:
  • As Laudes
  • A Missa
  • As Vésperas

 

  1. O acompanhamento tonal:
  • Tonalidade – Estado Fundamental – Inversões – Sétimas – Notas estranhas
  • O estilo “ceciliano”
  • O caso de “Montserrat”
  • O estilo anglo-saxão: Descant – Last verse

 

  1. O acompanhamento do Canto Gregoriano:
  • Antes da “restauração” de Solesmes (Haberl)
  • Depois da “restauração” de Solesmes (Potiron)
  • O acompanhamento do Canto Gregoriano hoje
  • O “Octoechos
  • Os Modos – Os graus tonais – As cadências

 

  1. 5. A improvisação:
  • Na liturgia :
    • Prelúdios, interlúdios, poslúdios e formas superiores
  • Técnica :
    • Tons vizinhos e Dominantes secundárias
    • O barroco (Ouverture française, Toccata frescobaldiana, Fuga)
    • A música contemporânea (França e Alemanha)

 

  1. Dúvidas e perguntas
Horário Evento Local
08h00 Saudação e Abertura Igreja São Sebastião Valinhos / SP
09h00 Masterclass de órgão – I Igreja São Sebastião Valinhos / SP
10h15 Coffee break Igreja São Sebastião Valinhos / SP
10h30 Masterclass de órgão – II Igreja São Sebastião Valinhos / SP
12h00 Almoço Livre
14h00 Masterclass de órgão – III Mosteiro de São Bento Vinhedo / SP
15h15 Coffee break Mosteiro de São Bento Vinhedo / SP
15h30 Masterclass de órgão – IV Mosteiro de São Bento Vinhedo / SP
17h00 Encerramento da Seção I Mosteiro de São Bento Vinhedo / SP
20h00 Concerto de Órgão “Johann Sebastian Bach e compositores românticos” Mosteiro de São Bento Vinhedo / SP

29 de julho de 2017 (Sábado)

Seção II – Canto Gregoriano – Professor convidado: Monsenhor Marcos Pavan

______

Primeira Parte: Os 50 anos da Instrução Musicam Sacram (1967)

  1. O “problema” da música sacra: breve perspectiva histórica

 

  1. Os precedentes “imediatos” da Instrução:
    1. Motu Proprio “Tra le sollecitudini” di Pio X (1903)
    2. A Constituição Conciliar “Sacrosanctum Concilium” do Vaticano II (1963)

 

  1. A Instrução “Musicam Sacram”:
    1. Principais tópicos
    2. Qualidades e limites

 

  1. Perguntas e troca de ideias

 

Segunda Parte: Elementos para uma correta interpretação do Canto Gregoriano

Durante a preparação de duas peças do repertório gregoriano (Ofertório “Ave Maria” e Sequência “Veni, Sancte Spiritus”) serão abordados os seguintes tópicos:

 

  1. Pré-requisitos e indicações gerais para uma boa interpretação das melodias gregorianas

 

  1. Estilos da composição gregoriana (canto silábico, semi-ornado, ornado)

 

  1. Transposição das melodias gregorianas

 

  1. Ritmo gregoriano
    1. Arsis e thesis
    2. Relação entre texto e melodia
    3. A notação medieval semiológica
    4. Noções de “neuma” e de “valor”
    5. O “tempo fundamental” silábico e suas variações
    6. Os sinais rítmicos na notação quadrada

 

  1. Elementos de fonética do latim eclesiástico
    1. Pronúncia
    2. Acentos primários e secundários
Horário Evento Local
08h00 Acolhida aos participantes Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
08h30 Saudação e Abertura Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
09h00 Instrução Musicam Sacram: 50 anos Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
10h00 Coffee break Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
10h30 Canto Gregoriano – I Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
11h30 Almoço Praça de Alimentação PUC-Campinas / SP
13h00 Canto Gregoriano – II Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
14h30 Coffee break Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
15h00 Canto Gregoriano – III Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
16h00 Encerramento da Seção II Auditório Dom Gilberto PUC-Campinas / SP
17h30 Vésperas (em latim com cantos gregorianos e órgão) Catedral Metropolitana N. Sra. da Conceição
Campinas / SP
18h30 Celebração Eucarística (em latim com cantos gregorianos e órgão) Catedral Metropolitana N. Sra. da Conceição
Campinas / SP

30 de julho de 2017 (Domingo)

Seção III – Órgão e Canto Gregoriano

______

Horário Evento Local
10h00 Celebração Eucarística (em português com cantos gregorianos e órgão) Pateo do Collegio São Paulo / SP
12h15 Concerto de Órgão “O órgão sinfônico: César Franck e Marcel Dupré” Mosteiro de São Bento São Paulo / SP

Estrutura didática

O I Studium está estruturado em três seções.

______

  • A Seção I, destinada em primeiro lugar a organistas, acontecerá na Igreja São Sebastião em Valinhos / SP e no Mosteiro de São Bento em Vinhedo / SP. Esta seção está estruturada em quatro partes, contemplando o papel e a formação dos organistas na liturgia da Igreja Católica, seja como acompanhadores da música litúrgica, seja como solistas.
  • A participação nesta seção é gratuita. Vagas disponíveis: 300 vagas.
  • Os participantes devidamente inscritos nesta seção receberão um certificado emitido pela PUC-Campinas, disponibilizado para a impressão nos endereços de e-mail dos participantes.
  • Ao final da Seção I será oferecido um Concerto de Órgão pelo organista Josep Solé Coll no Mosteiro de São Bento em Vinhedo / SP.
  • Os materiais didáticos a serem utilizados nesta seção (apostilas, partituras e gravações) serão encaminhados, em data oportuna, aos e-mails dos participantes. É importante que os participantes verifiquem se o e-mail com os materiais didáticos não foi indevidamente colocado na caixa de spam.
  • A Seção II, destinada aos interessados em Canto Gregoriano, acontecerá no Auditório Dom Gilberto da PUC-Campinas. Serão abordados os aspectos teóricos e interpretativos do Canto Gregoriano.
  • A participação nesta seção é gratuita. Vagas disponíveis: 400 vagas.
  • Os participantes devidamente inscritos nesta seção receberão um certificado emitido pela PUC-Campinas, disponibilizado para a impressão nos endereços de e-mail dos participantes.
  • Ao final da Seção II serão celebradas as Vésperas e a Missa solene em Canto Gregoriano na Catedral Metropolitana de Campinas. Estas celebrações serão abertas à comunidade em geral e contarão com a participação do Coro da Arquidiocese de Campinas e da Schola Cantorum do Pateo do Collegio.
  • Os materiais didáticos a serem utilizados nesta seção (apostilas, partituras e gravações) serão encaminhados, em data oportuna, aos e-mails dos participantes. É importante que os participantes verifiquem se o e-mail com os materiais didáticos não foi indevidamente colocado na caixa de spam.
  • A Seção III, aberta a toda a comunidade, acontecerá no Pateo do Collegio e no Mosteiro de São Bento em São Paulo / SP.
  • Na Seção III teremos uma Missa solene no Pateo do Collegio em São Paulo / SP. Esta celebração será aberta à comunidade em geral e contará com a participação do Coro da Arquidiocese de Campinas e da Schola Cantorum do Pateo do Collegio.
  • Ao final da Seção III será oferecido um Concerto de Órgão pelo organista Josep Solé Coll no Mosteiro de São Bento em São Paulo / SP.

Endereços e locais

______

Igreja São Sebastião

Rua Padre Manoel Guinaut, 74

Centro

Valinhos / SP

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição

Praça José Bonifácio, s/n

Centro

Campinas / SP

Auditório Dom Gilberto

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campus I

Rodovia Dom Pedro I, Km 136, s/n

Campinas / SP

Mosteiro de São Bento

Rua do Observatório, 138

Vinhedo / SP

Pateo do Collegio – Capela São José de Anchieta

Largo Pateo do Collegio, 2

Centro

São Paulo / SP

Mosteiro de São Bento

Largo de São Bento, s/n

Centro

São Paulo / SP

Instituições Promotoras

______

logo_puc_campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) através da Pastoral Universitária

cemulc-logo

Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC)

logo Pateo Azul marinho_branco

Pateo do Collegio

Apoio

______

Arquidiocese de Campinas / SP

Mosteiro de São Bento em São Paulo / SP

logo_AISCGRE

AISCGRE

Mosteiro de São Bento em Vinhedo / SP

logo_catedral_campinas

Catedral Metropolitana de Campinas / SP

Logo_TLC Produtora

TLC Produtora

Paróquia São Sebastião - Valinhos / SP

Paróquia São Sebastião – Valinhos / SP