Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A mudança de estação sempre mexe com a saúde das pessoas, mas ela também causa o mesmo com os pets. Com os animais no verão, por exemplo, as temperaturas elevadas levam a diversas condições como a hipertermia (insolação) e o aumento de parasitas, como pulgas e carrapatos, que causam diversas doenças.

Por isso, é essencial promover alguns cuidados para manter a saúde e o bem-estar dos pets perto de você. A seguir, confira alguns dos principais. Boa leitura!

Quais cuidados oferecer aos animais no verão?

É fácil cuidar dos animais no verão. Afinal, simples ações podem melhorar muito o dia a dia nessa época do ano, além de minimizar problemas de saúde. Confira!

Coloque vários potes de água

Manter a hidratação em dia é essencial, já que a água ajuda a controlar a temperatura. Com os animais no verão, esse fator é especialmente necessário.

Por exemplo, por transpirarem pela boca, os cães têm a temperatura do corpo diminuída, mas raças de focinho e boca curtos, como os pugs, têm essa área menor, o que prejudica a correta transpiração. Por isso, eles sofrem mais e precisam estar sempre bem hidratados.

Nesse caso, a solução é simples, já que basta colocar vários potes de água fresca pelo espaço, a fim de incentivar que bebam. Isso também funciona com gatos, pois eles têm um comportamento de beber líquidos por conveniência.

Ofereça alimentos ricos em líquidos

Alimentos ricos em líquidos, como as frutas, são ótimas opções para aumentar o nível de hidratação. Nesse caso, existem várias opções práticas que você pode escolher.

Por exemplo, manga e caju têm bastante polpa, são saudáveis e podem ser transformadas em picolé para o pet.

Mantenha a tosa em dia

Para gatos e cachorros muito peludos  – especialmente cães com pelo longo – , manter a tosa em dia ajuda a “refrescar” os animais no verão.

Porém, é preciso cuidado. Afinal, os pelos ajudam também a controlar a temperatura dos animais no verão. Sendo assim, é importante tosar apenas a quantidade em excesso e deixar pelos suficientes para proteger a pele dos pets, especialmente os de pele clara, que podem ter queimaduras solares.

Tenha cuidado na hora do passeio

Falando em queimaduras e insolação nos animais no verão, o cuidado é o mesmo que para os seres humanos. Ou seja, prefira sair antes das dez da manhã e depois das quatro da tarde, quando o sol está menos forte e o calor mais ameno. Mesmo assim, leve sempre uma tigela para colocar água para o pet.

Outra dica é escolher áreas arborizadas para passear e fazer caminhadas noturnas pela rua, aproveitando o clima mais fresco. Antes disso, em casa, é essencial garantir que o pet tenha sombra suficiente.

Já na praia ou ambiente com piscina, é preciso ter outros tipos de cuidados. Isso porque a água do mar, da piscina com cloro, ou até mesmo a areia, podem desencadear reações alérgicas nos bichinhos. Assim, é preciso ficar de olho para qualquer reação que possam ter.

Invista em produtos com protetor solar

Para completar a proteção dos animais no verão, usar produtos com proteção solar é uma opção, principalmente se você vai levá-los a um local mais quente.

Nesse caso, os protetores para cães ajudam a prevenir queimaduras e câncer de pele, principalmente em peles claras. Assim, a dica é passá-lo nas áreas expostas, como:

  • focinho;
  • ponta das orelhas;
  • barriga.

Afaste os parasitas

A babesiose, ou doença do carrapato, é um exemplo de condição que afeta principalmente os cachorros. Porém, outros animais, como os gatos, também podem contrair esses parasitas e ficar doentes.

Sendo assim, a melhor forma de evitar a proliferação de pulgas e carrapatos é usar coleiras e produtos contra parasitas, que podem ser aplicados nos ambientes e também nos animais, a fim de afastá-los.

Além disso, também é importante manter os locais sempre limpos, especialmente quintais, pois o ambiente e a época chuvosa do verão favorecem sua reprodução.

Outro aspecto essencial é garantir o controle das verminoses, que também podem afetar os pets e deixá-los doentes.

Troque a ração

Em épocas quentes e úmidas, é importante trocar a ração com mais frequência. Isso porque ela pode estragar e fazer mal aos bichinhos. Além disso, moscas e outros insetos podem pousar na ração, colocando ovos e contaminando o alimento, o que também deixa o pet doente.

Assim, vale a pena colocar apenas a quantidade necessária para que ele coma. Para comidas em sachês, o cuidado também deve ser aplicado, pois têm umidade e podem atrair insetos não desejados.

Não deixe o pet em local sob incidência solar

Alguns animais no verão, como hamsters ou peixes, precisam de um cuidado especial em relação ao sol. Por ficarem muito tempo em gaiolas e aquários, é essencial que elas não fiquem expostas diretamente à luz solar.

Isso porque podem causar insolação ou, no caso dos peixes, alterar a temperatura da água, comprometendo seu bem-estar.

Quanto aos cachorros e gatos que ficam em uma área restrita, é importante colocar sua almofada ou casinha longe do contato com o sol. Se não for possível, prepare outro local, com piso fresco, para que o pet fique, pelo menos, durante o dia.

Prepare o pet para viajar

A época do verão também é o período em que as pessoas costumam sair de férias. Por isso, são necessários alguns cuidados para que os pets fiquem confortáveis durante a viagem e ao chegar ao destino:

  • leve o pet ao veterinário para checar vacinas e cuidados, já que certos ambientes, como as praias, podem ter pernilongos transmissores de doenças, como a leishmaniose;
  • cuide da hidratação durante a viagem e o coloque em uma caixa de transporte, para viajar seguro e na sombra;
  • faça paradas regulares para o pet fazer suas necessidades e nunca o deixe sozinho no carro fechado;
  • antes de ir embora da praia, escove e limpe as patas do pet, para remover o sal e a areia.

No verão, os animais sentem os efeitos das altas temperaturas tanto quanto nós. Por isso, é essencial aplicar alguns cuidados para que sintam bem-estar e mantenham a saúde. Neste caso, as dicas práticas que passamos ajudam com o cuidado do pet nessa época do ano. Mas para quem quer se aprofundar nesses cuidados e outras questões relacionadas aos pets, as especializações na área de veterinária ensinam tudo o que é preciso saber para cuidar dos pets de forma profissional.

Quer saber mais? Conheça a PUC Vet!



Marketing
20 de março de 2024