Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Assim como os seres humanos, os animais também têm necessidades específicas para terem a saúde e o bem-estar garantidos. Por esse motivo, é preciso conhecer os cuidados com pets essenciais no dia a dia, a fim de cuidar bem dos seus bichinhos de estimação.

A prevenção é um dos principais passos para cuidar do bem-estar. Afinal, permite evitar problemas e complicações de saúde. Por esse motivo, a medicina veterinária preventiva se destaca como uma área muito importante.

Neste artigo, saiba mais sobre quais cuidados com os pets são indispensáveis na rotina e como a medicina veterinária preventiva pode ajudar!

O que é a medicina veterinária preventiva?

Da mesma maneira que os exames de rotina e consultas regulares ao médico funcionam com os humanos, acontecem com os pets. A medicina preventiva busca analisar o estado de saúde do indivíduo e, com isso, realizar cuidados personalizados para assegurar a qualidade de vida e o bem-estar.

Na medicina veterinária preventiva, são realizados procedimentos de rotina e exames de check-up adequados para cada espécie. Assim, é possível avaliar o estado atual do animal e ter um diagnóstico da saúde.

A medicina veterinária preventiva é fundamental para garantir diagnósticos precoces e dar início ao tratamento adequado, sempre que necessário. Com isso, você garante que os seus pets se mantenham protegidos, saudáveis e felizes.

Como caprichar nos cuidados com pet?

Vale a pena destacar que a prevenção a doenças é um trabalho coletivo do médico e do tutor do animal. Por esse motivo, é fundamental adotar uma rotina de cuidados com os pets para evitar qualquer tipo de complicação ao máximo.

A seguir, confira alguns cuidados que não podem faltar na hora de cuidar de um animal de estimação!

Preste atenção na vacinação

Manter as vacinas em dia é uma necessidade para os humanos e os animais. Afinal, com esse cuidado, é possível prevenir doenças causadas por vírus, bactérias e demais patógenos que afetam gravemente a saúde e o sistema imunológico de um indivíduo.

Por esse motivo, acompanhe sempre as datas das próximas vacinas e mantenha a carteirinha de vacinação animal atualizada. Desse modo, os médicos também podem monitorar a saúde dos pets e fazer avaliações mais precisas.

Adote cuidados com higiene

A higiene é mais um aspecto fundamental para a saúde. Por meio dela, é possível evitar a contaminação por agentes patológicos, desde verminoses até microrganismos, como bactérias e fungos.

Sendo assim, ter uma rotina de cuidados com higiene fará toda a diferença na vida de um animal de estimação. No entanto, é preciso ter em mente que alguns procedimentos, como o banho, variam de espécie para espécie.

Por exemplo, para saber a frequência ideal de banho em cachorros, é fundamental observar o tipo de pelo, a raça, a idade, o porte e a saúde do animal. Um cão adulto e com pelagem de tamanho médio pode tomar banho a cada 30 e 45 dias, aproximadamente.

Por essa razão, o ideal é conversar com o médico veterinário sobre os cuidados com higiene que não podem faltar na rotina do animal. Dessa forma, você recebe as orientações adequadas conforme a espécie do seu pet.

Observe a saúde bucal

Um cuidado que é deixado de lado por muitos tutores de animais de estimação é a saúde bucal do pet. No entanto, todos os indivíduos que realizam alimentação oral também precisam de atenção aos dentes e boca, no geral.

Cães e gatos, por exemplo, podem contar com escovas e petiscos específicos para garantir a saúde bucal. Além disso, é fundamental evitar o contato de produtos e materiais de higiene da boca humana, como creme dental e enxaguante bucal, com os animais, uma vez que as necessidades dos pets são outras.

Vale destacar também que a atenção à saúde bucal dos animais é fundamental para evitar uma série de complicações, desde inflamações e infecções até problemas cardiovasculares. Afinal, assim como nos humanos, problemas orais podem acarretar diversos sintomas desagradáveis e doenças.

Marque consultas com veterinários para fazer um check-up

Para garantir os cuidados preventivos com o pet, nada melhor que ter contato direto com os profissionais veterinários. Por esse motivo, é fundamental marcar consultas periódicas com os médicos para fazer um check-up no seu animal de estimação.

Animais adultos, por exemplo, de diversas espécies, podem realizar esse acompanhamento uma vez por ano. Desse modo, é possível conferir se o estado de saúde do pet está satisfatório. Essa iniciativa também é muito importante para se adaptar aos cuidados essenciais para a sua condição, caso receba algum diagnóstico.

Além disso, se o animal apresentar qualquer sintoma incomum ou sinal de desconforto, é importante procurar um médico veterinário quanto antes. Mudanças no comportamento, na alimentação, nas fezes e na urina e na socialização são indicativos que a saúde do pet pode estar comprometida e merecem atenção especial.

Tenha cuidado com o sedentarismo de cães e gatos

Mais uma semelhança que os pets têm com os humanos é a necessidade de manter o corpo em movimento. É claro que as demandas variam de acordo com cada espécie, mas o combate ao sedentarismo é tão importante para os animais quanto para a gente.

O sedentarismo de cães e gatos é bastante comum em casas pequenas, apartamentos ou famílias com rotina muito corrida, que não permite brincar e estimular o animal a se movimentar. No entanto, é necessário encontrar meios de manter os pets mais ativos no dia a dia para evitar complicações na saúde cardiovascular e do organismo como um todo.

Levar o cachorro para passear, montar torres verticais para os gatos, colocar estímulos cognitivos, brincar e estimular o convívio social dos pets são medidas que ajudam no combate ao sedentarismo e contribuem com o bem-estar.

Como visto, os cuidados com pet no dia a dia são semelhantes aos com a saúde humana. Por isso, dar atenção às demandas de saúde que os seus animais de estimação apresentam é fundamental para garantir que tenham uma vida feliz e repleta de bem-estar. Neste contexto, a medicina veterinária preventiva é uma grande aliada e pode oferecer todas as orientações necessárias.

Gostou da ideia? Então, saiba como contar com atenção especial aos seus pets com a clínica veterinária da PUC Campinas!



Marketing
4 de outubro de 2023