Três novos Cursos Superiores de Tecnologia serão oferecidos; Enfermagem, Fonoaudiologia e Turismo foram reformulados

A PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2009 nesta segunda-feira, 15 de setembro, com três novos Cursos Superiores de Tecnologia: em Geoprocessamento; em Gestão da Tecnologia da Informação e em Hotelaria. O candidato ainda tem como opção 42 cursos distribuídos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia. Desses cursos, três foram totalmente reestruturados: Enfermagem, Fonoaudiologia e Turismo. O Vestibular 2009 será realizado dias 28 e 29 de novembro e as inscrições estarão abertas de 15 de setembro a 31 de outubro, pelo site www.puc-campinas.edu.br.

Os três novos Cursos Superiores de Tecnologia foram desenhados especialmente para este vestibular. Também serão reoferecidos, nesse Processo Seletivo, os Cursos Superiores de Tecnologia em Comunicação Assistiva – Tradução e Interpretação de Língua Portuguesa Brasileira de Sinais (Libras) e o Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, que foram lançados no primeiro vestibular de meio de ano da PUC-Campinas, realizado em julho passado.

Os Cursos Superiores de Tecnologia são, segundo o Pró-Reitor de Graduação, Germano Rigacci Júnior, uma resposta oportuna da Instituição às novas demandas sociais que buscam um ensino de graduação com características especiais, como menor durabilidade e o diploma de tecnólogo. “Com isso, a Universidade pode atender a um outro perfil de público, que estava carente de uma qualificação profissional”, explicou Rigacci Júnior. De acordo com o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, esses cursos foram criados para atender a uma demanda da sociedade e fechar um ciclo do Ensino Superior, composto pelos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Os cursos de tecnologia têm duração de 2 a 3 anos e conferirão o diploma de tecnólogo aos formandos”, completou.

Reestruturados

Três cursos que serão oferecidos no Processo Seletivo de 2009 da PUC-Campinas passaram por reestruturações curriculares. Um deles é Fonoaudiologia, que recebeu a nota máxima no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A partir do próximo ano, o estudante terá uma vivência maior com a prática da profissão a partir do primeiro ano de curso, que continuará funcionando no período matutino. Assim, ele não apenas vivenciará na prática os conceitos teóricos aprendidos na sala de aula, como antecipará sua inserção no mercado.
O curso de Enfermagem também passou por uma reestruturação. O curso será oferecido no próximo ano no período matutino, com 06 horas/aula diariamente, de segunda a sexta-feira e no vespertino/noturno, também com 06 horas/aula, sendo que do 1º ao 6º períodos o horário será das 17h50 às 22h35 e no 7º e 8º períodos das 16h00 às 20h50, também de segunda a sexta-feira.
A duração do curso noturno, que antes era oferecido em 05 anos, com 04 horas/aula/dia passará a ter duração de 04 anos com 06 horas/aula/dia. Mudança foi a palavra de ordem na Faculdade de Turismo, que apresenta, neste Processo Seletivo, um novo curso, mais enxuto e atento às novas demandas dos negócios e do turismo, como um todo, que formará Gestores de Destinos Turísticos e Gestores de Negócios Turísticos. O curso será oferecido nos períodos matutino e noturno.
A Faculdade de Filosofia oferecerá, a partir de 2009, o Curso de Licenciatura em Filosofia no período matutino e manterá os pilares de seu curso, oferecido no noturno, que são centrados na área da ética. Após três anos de estudos, o aluno poderá lecionar no Ensino Médio e Fundamental.

Provas específicas

Os cursos de Medicina e Direito realizarão, no dia 28 de novembro, provas específicas, compostas por dez questões de Língua Portuguesa (para ambos os cursos) e perguntas dirigidas a cada curso: os candidatos de Medicina responderão 40 questões de Biologia e Química, enquanto os de Direito, 40 questões de História e Literatura Brasileira. No dia 29 será a prova geral, em que todos os candidatos aos 45 cursos de graduação (incluindo Medicina e Direito e também os cinco Cursos Superiores de Tecnologia) responderão 50 questões de múltipla escolha e redigirão uma redação.

Os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo farão, no dia 22 de novembro, uma prova prática de habilidade em linguagem arquitetônica, em que poderão demonstrar traquejo com a futura profissão. As provas serão realizadas no Campus Central, Campus I, Campus II, Colégio de Aplicação Pio XII e Unicamp.

Serviço:
Vestibular PUC-Campinas 2009
Período de Inscrições: 15/09 a 31/10
Inscrições serão feitas pelo site www.puc-campinas.edu.br

12 de setembro de 2008