Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

V Sustentare e VIII Wipis, realizados na PUC-Campinas, reúnem mais de 8 mil participantes

Eventos híbridos sobre sustentabilidade estão entre os mais importantes da América Latina

Foi aberta na manhã de 22 de novembro, na PUC-Campinas, o V Sustentare – Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas – e VIII WIPIS – Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos (Sustentare & WIPIS). Sob o tema “Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos”, o evento conta, neste ano, com mais de 8 mil inscritos e apresentação de 544 trabalhos de 1235 diferentes autores. Com realização de forma híbrida, o Sustentare teve sua abertura realizada de forma on-line.

A abertura foi feita pelo Vice-Reitor da PUC-Campinas Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David. “É uma satisfação participar desse encontro que tem como tema central a sustentabilidade, que é um dos eixos estratégicos de nossa Instituição. Somos uma Universidade com dois adjetivos importantes, pois ela é católica e pontifícia. Considerando isso, desejo recordar as grandes orientações recentes do Papa Francisco. A primeira delas, sobre os cuidados da nossa Casa Comum, o Planeta Terra. A outra é sobre a importância do trabalho em redes para enfrentarmos os desafios de cuidar dessa casa. Vejo, nesse evento, esses dois elementos, pois discute o cuidado com o nosso planeta e com o desenvolvimento sustentável sendo construído por nós de maneira conjunta, em rede, com a colaboração de nossas três instituições: a PUC-Campinas, a USP São Carlos e os Comitês das Bacias PCJ. Só com trabalho em rede conseguiremos promover a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, apontando, em especial, caminhos para a gestão de recursos híbridos”, disse.

Também participaram da abertura o Prof. Dr. Antônio Nélson Rodrigues da Silva, Vice-Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo; o Prof. Me. Eduardo Frare, Decano da Escola de Economia e Negócios da PUC-Campinas; o Prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros, Professor da EESC/USP, Assessor da Superintendência de Gestão Ambiental da USP e Coordenador Nacional do curso de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais; o Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi, Pesquisador do Instituto de Zootecnia/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP e Coordenador da Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais dos Comitês das Bacias PCJ; a Profa. Dra. Kátia Viana Cavalcante, Professora da Universidade Federal do Amazonas e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da área de Ciências Ambientais da CAPES; e o Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges, Professor do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, que foi o mestre de cerimônias da abertura.

Todos ressaltaram a importância do evento e da grandiosidade que ele tomou, em especial nesta última edição, atingindo mais de 8 mil participantes de todo o Brasil e outros países, com centenas de trabalhos apresentados e atraindo interesse de diversas revistas científicas. “Acredito que, deste evento, 120 trabalhos serão encaminhados para publicação nessas revistas de todas as Qualis, inclusive A1”, disse o Prof. Dr. Marcos Georges.

“É uma grande alegria poder contribuir como escola e como docente. Fiquei impressionado com os números, que são muito expressivos. Espero que a Escola de Engenharia de São Carlos continue contribuindo com esse evento”, disse o Prof. Antônio Nélson Rodrigues da Silva.

“Quero destacar o fato de poder trazer os alunos de graduação também para a temática do evento. Os números são muito animadores e mostram como o Sustentare vem se destacando na discussão desse tema na América Latina”, disse o Decano Eduardo Frare.

André Navarro, dos Comitês PCJ, também destacou que os números mostram que o evento é um sucesso. “Mais de 8 mil inscritos nos dão a sensação de dever cumprido. Estamos discutindo a necessidade de formação de pessoal qualificado para trabalhar com sustentabilidade e gestão ambiental, e acredito que o Sustentare contribui com isso”, disse.

O Prof. Tadeu Malheiros, da Engenharia USP São Carlos, também falou na abertura. “Essa ponte das universidades com as instituições, como o PCJ, é essencial para desenvolver trabalhos e pesquisas na área de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

João José Demarchi, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, disse que o Sustentare e o Wipis marcam a aproximação das instituições de ensino, como a PUC-Campinas e a USP, com as instituições de pesquisa e os comitês de bacias, não só na área de pesquisas, mas também por trazer os jovens para essa área, motivando-os para que tenham uma nova cultura ambiental.

A Profa. Dra Katia Viana Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas, disse que esta edição traz mais oportunidade de discussão e está consolidando sua linha envolvendo não só a pós-graduação, mas também a graduação, permitindo trocas e aprendizados para estudantes, professores e pesquisadores. “Fico feliz por fazer parte desse grupo que sonha esse sonho junto e realiza esse maravilhoso evento”, disse.

Palestra

Depois da abertura foi realizada uma palestra mediada pelo Prof. Dr. Diego de Melo Conti, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, e ministrada pelo Prof. Dr. Shi-Jie Cao, professor titular e diretor do ”Center for Sustainable Built Environment, CSBE” da Escola de Arquitetura da Southeast University, da China.

Na apresentação em inglês, ele detalhou seu trabalho “Pollution Modelling and Control for Sustainable Urban Built Enviroment”, que trata sobre o controle da poluição para ambientes urbanos sustentáveis. Ele falou sobre a necessidade de equilibrar as necessidades de consumo de recursos por parte dos seres humanos com os limites e capacidades ambientais, além de mostrar como é essencial aplicar diferentes abordagens interdisciplinares para desenvolver soluções e sistemas de controle de poluição.

Após a apresentação, ele respondeu questões enviadas por estudantes, professores e pesquisadores que acompanharam a palestra.

Programação

Sob o tema “Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos”, o V Sustentare – Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas – e VIII WIPIS – Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos (Sustentare & WIPIS) terão apresentação de 544 trabalhos, além de palestras e mesas de debate.

O objetivo do Sustentare & Wipis é reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e entusiastas para compartilhar resultados de pesquisas, divulgar informações e experiências, promovendo a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e apontar caminhos para os gestores de recursos hídricos no Brasil e exterior.

Parte das atividades ocorrerão de forma presencial no auditório do Campus I e também pela internet até 24 de novembro (Clique aqui para acessar a programação completa e se inscrever) .

O evento é organizado em colaboração pelos Programas de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS) da PUC-Campinas; pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento, da Escola de Engenharia da USP de São Carlos; e pela Agência das Bacias PCJ, por meio do Grupo de Trabalho “Indicadores e Monitoramento”, da Câmara Técnica de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

Os grupos de trabalho estão organizados em torno das seguintes temáticas: Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, Educação para a Sustentabilidade, Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade, Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade em Suas Múltiplas Dimensões e Sustentabilidade nas Organizações.



Marcelo Andriotti
22 de novembro de 2023