Universidade sedia concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

No início da década de 60, Orquestra foi mantida pela PUC-Campinas; evento é gratuito e aberto ao público

A temporada de concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que celebra 90 anos de existência em 2019, terá como um de seus palcos o Auditório Dom Gilberto, em apresentação gratuita no dia 3 de maio, às 20h, no Campus I da Universidade. Aberto ao público, o evento ainda conta, na mesma data, com um ensaio geral, às 10h. (clique para se inscrever)

As comemorações, que marcam a trajetória de nove décadas da Orquestra Sinfônica – uma das mais antigas em atividade no Brasil –, contemplam uma série de 13 programas em 26 concertos a serem apresentados até dezembro no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas.

O concerto especial na PUC-Campinas, contudo, resgata um capítulo importante desta história. Em 1963, um projeto idealizado por Monsenhor Emílio José Salim, à época reitor da Instituição, permitiu que a Orquestra fosse mantida com recursos da Universidade. Por um período de quase dois anos, ficou conhecida como Orquestra Sinfônica Universitária, contando com a participação de alunos, que constituíram grande parte dos primeiros e segundos violinos do grupo.

“Receber essa apresentação comemorativa é motivo de orgulho, tamanha a representatividade desse patrimônio cultural para a cidade. Ajuda a manter vivas as raízes com a PUC-Campinas, que colaborou para a consolidação da Orquestra Sinfônica. Além disso, fortalece o nosso compromisso institucional de fomentar atividades artísticas e culturais”, destaca o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

A apresentação na Universidade, indicada para maiores de 6 anos, contará com músicas do compositor alemão Georg Friedrich Händel. A obra “Música Aquática”, estreada em 1717 em um concerto encomendado pelo Rei Jorge I e executado sobre o Rio Tâmisa, será regida pelo conterrâneo e maestro Erich Lehninger, que conduzirá mais de 30 músicos no espetáculo. Outras 18 pessoas estarão trabalhando nos bastidores.

O regente Lehninger, que começou a tocar violino aos cinco anos de idade, integrou-se, no início da década de 1960, à classe de Max Rostal na Escola Superior de Música na cidade de Colônia, na Alemanha, onde diplomou-se em 1969. A extensa atuação de solista e comerista possibilitou que o maestro percorresse quatro continentes. Desde 1975, está radicado no Brasil, onde fundou o consagrado “Trio Brasileiro”, formou duas gerações de jovens violinistas brasileiros e foi responsável pela criação do projeto “Memória Musical”. Ao longo da carreira, ganhou vários prêmios, como o Troféu Eldorado de Música Erudita, o Prêmio de Música de Câmara de Colônia, entre outros.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora da capital de Estado. Documentos encontrados recentemente, hoje guardados em um centro de memória, comprovam a data de sua fundação: 6 de outubro de 1929, inicialmente denominada Sociedade Symphonica Campineira.

A primeira apresentação foi realizada em 15 de novembro de 1929, data em que é comemorada a Proclamação da República, sob a regência do maestro Salvador Bove, no Teatro São Carlos. A estreia foi definida pelos músicos como a “Hora da Arte”.

Por mais de quatro décadas, a Orquestra sofreu com a falta de apoio financeiro, provocada por impactos de crises econômicas no Brasil. Nesse período, o grupo foi extinto, ressurgiu e chegou a ser mantido, por dois anos, com recursos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Na década de 1970, após ter a situação regularizada pela Prefeitura, recebeu o nome que carrega até hoje, se tornando a primeira orquestra sinfônica brasileira do interior de São Paulo financiada pelo poder público.

Ao longo dos anos, a orquestra vem encantando o público com obras de grandes compositores e privilegia o trabalho de artistas regionais. Atualmente, tem como diretor artístico e regente titular Victor Hugo Toro, e Radamés Bruno como diretor administrativo.

Serviço:

“Concerto – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas”

Data: 03/05/2019 (sexta-feira)

Horário: 10h (ensaio aberto); 20h (concerto)

Local: Auditório Dom Gilberto, Campus I

Entrada: gratuita (inscreva-se)