Trabalhos de Extensão da PUC-Campinas são selecionados em congresso internacional

O XVI Congresso Latino-Americano e Caribenho de Extensão e Ação Social Universitária será realizado de 26 a 29 de outubro

Trabalhos desenvolvidos em texto e dois vídeos produzidos dentro do Projeto Girassóis, de Extensão da PUC-Campinas, foram aprovados pelo XVI Congresso Latino-Americano e Caribenho de Extensão e Ação Social Universitária, organizado pela União Latino-Americana de Extensão Universitária. Outro trabalho de Extensão desenvolvido no Curso de Ciências Sociais da Universidade também foi selecionado. O congresso será feito de forma virtual de 26 a 29 de outubro e está sendo realizado neste ano pela Costa Rica.

Os trabalhos em texto aprovados foram , “Apoiando a Comunidade na Prevenção de Comportamentos Suicidas e Violências”, “Projeto Conta Comigo”, “Treinamento Sentinela: Estratégia para a Consciência Comunitária de Prevenção de Comportamento Suicida” e “Projeto Sentinelinha: Promoção da Saúde Mental Infantil em Contexto Escolar”.

Além deles foram aprovados os vídeos “Transtorno de Estresse Pós Traumático: Compreensão em tempos de pandemia” e “O fio que nos conecta é o mesmo que nos move: Orientações sobre saúde mental na pandemia covid-19” (veja abaixo) .

A Profa. Dra. Camila Massaro, do Curso de Ciências Sociais, teve o trabalho de Extensão “Sistema prisional, família e vínculos comunitários – ações para a sensibilização com acolhimento e respeito”, apresentado em formato de texto, aprovado pelo congresso.

O objetivo do encontro é contribuir para a reflexão crítica do trabalho de Extensão e Ação Social das universidades latino-americanas por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências de diferentes atores da comunidade civil e universitária frente aos desafios do contexto regional.

“Ter os trabalhos aceitos é uma tripla satisfação. Em primeiro lugar, porque temos a oportunidade de levar a experiência da PUC-Campinas para compartilhamento e trocas com outros docentes, alunos e equipes que desenvolvem a extensão em seus respectivos contextos e realidades. Em segundo lugar, porque favorece que, durante o evento, possamos discutir e refletir sobre impacto que as ações de Extensão têm sobre a sociedade e a vida das comunidades, qualificando ainda mais nossas ações. Em terceiro, mas não menos importante, porque permite evidenciar o protagonismo e a qualidade da formação universitária dos discentes que realizam ações de Extensão em nossa Universidade, uma vez que os trabalhos que enviamos e que foram aprovados foram todos desenvolvidos em coautoria com alunos voluntários do Projeto Girassóis”, disse a Profa. Dra. Tatiana Slonczewski, coordenadora do projeto.

Marcelo Andriotti
4 de setembro de 2021