Tomate foi o item da cesta básica com maior alta em Campinas nos últimos meses

Estudos do Observatório PUC-Campinas começaram em setembro de 2022

O Observatório PUC-Campinas fez uma avaliação das variações dos itens componentes da cesta básica para Campinas entre os meses de setembro de 2022 e maio de 2023. Esse período marca os primeiros meses de estudos feitos pela Universidade sobre o tema, tendo como coordenador o Prof. Me. Pedro de Miranda Costa. A análise permitiu apontar o tomate como o item que mais subiu nos últimos meses, enquanto a batata e o óleo tiveram redução de preços em 2023.

Considerando como ponto de partida o mês de setembro de 22, observa-se grande variação e impacto no custo do tomate. Desde setembro de 22 o preço deste item variou em 86,64%. Esse impacto, no entanto, foi concentrado nos últimos meses de 2022, de forma que a variação quando considerada somente o ano de 2023 é bem menos significativa.

Ainda, considerando somente o ano de 2023, os itens que tiveram maiores aumentos foram o leite (16,64%) e o feijão (8,47%), e entre as maiores baixas aparecem a batata e o óleo, que experimentaram reduções de 13,37% e 17,35% respectivamente.

O Observatório PUC-Campinas já registrava e analisava dados da Região Metropolitana de Campinas (RMC) relativos a temas como empregos, renda, produção, exportação e importação, envelhecimento da população, saúde, educação e outros assuntos relevantes para a região. Esses estudos servem de subsídios para pesquisas e políticas públicas na região.

Clique aqui para ver estudo completo

Desde setembro de 2022 começaram a ser acompanhados os preços de produtos da cesta básica. No estudo são apresentados preços, variações a participação na cesta para os 13 itens de consumo básico, conforme metodologia do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Para a apuração do custo da cesta básica em Campinas, são pesquisados mensamente 28 estabelecimentos (supermercados) localizados em bairros ao redor do perímetro do centro da cidade. Cada estabelecimento é visitado uma vez por mês, entre a segunda e terceira semana do mês. Para cada item com marca estão determinadas marcas quatro preferenciais. Na ausência destas, são coletadas marcas equivalentes.

Destacam-se como itens bastante importantes no Custo da Cesta Básica a carne e o pão francês. Isso se deve em parte pelo valor desses itens (principalmente a carne), mas muito também pelas quantidades preconizadas. Desta maneira, variações nos preços desses itens tem um impacto no maior no resultado da cesta como um todo.

De outro lado, itens como o óleo de soja, a farinha e o café têm participações menor expressivas com variações de preço individuais menos impactantes.

Marcelo Andriotti
4 de julho de 2023