No dia 5 de maio (quarta-feira), terão início as comemorações de 40 anos das Faculdades de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas. Para a abertura do ano comemorativo, será realizada uma palestra com o apresentador Serginho Groisman sobre o papel do comunicador no século XXI. A palestra ocorrerá, às 19h30, no Auditório Dom Gilberto, Campus I da PUC-Campinas. Nesta ocasião, os diretores das três Faculdades, assim como os professores do Centro de Linguagem e Comunicação esperam reunir alunos e ex-alunos da Universidade. O evento é gratuito. Os interessados em participar das comemorações ou conferir a programação devem acessar o site – //www.puc-campinas.edu.br/eventos/2010/comunicacaosocial.

Ao longo de quatro décadas, os cursos formaram cerca de 10 mil alunos, que atuam na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no eixo nacional e fora do País. Para se atingir esse nível de qualificação, os cursos de Comunicação Social passaram por várias revisões curriculares ao longo dos anos, que resultaram em currículos adequados à formação profissional, inovações tecnológicas e exigências do mercado de trabalho.

Desde a década de 80 os cursos de Comunicação Social têm um modelo curricular que possibilita ao estudante, no ato da inscrição do vestibular, optar pela área que pretende estudar. Graças às atualizações curriculares orientadas pelas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), os cursos se modernizaram. “Eles são a cara de várias empresas de comunicação do Brasil”, explicou Rogério Bazi, diretor do CLC.

Sobre as Faculdades

Relações Públicas investe na formação estratégica
Os profissionais formados pela Faculdade de Relações Públicas (RP) são estimulados, desde o primeiro ano, a pensar de forma estratégica a comunicação com diferentes públicos. “Também procuramos adequar novos conteúdos às disciplinas, pensando a comunicação de forma integrada”, explicou a diretora do curso, Cláudia Maria de Cillo Carvalho. Um dos termômetros que refletem a qualificação do curso são os Projetos Experimentais e as premiações desses trabalhos, em concursos nacionais. Anualmente, 22 organizações dos setores público, privado e do Terceiro Setor participam desses projetos. O curso também realiza trabalhos reais com os alunos na Consultoria de Relações Públicas, atendendo a comunidade interna da Universidade e alguns clientes externos. Há cinco anos o curso promove um ‘encontro de clientes’ para apresentar o trabalho que será desenvolvido pelos alunos, nos Projetos Experimentais, e também divulgar a área de RP na região.

Publicidade e Propaganda forma profissionais diversificados
A Faculdade de Publicidade e Propaganda oferece em seu currículo conteúdos para a utilização de ferramentas em ações promocionais, mídias de massa e, para públicos específicos, ações em comunicação integrada e planejamento estratégico de campanhas e comunicação visual. “Esse perfil mais voltado para o planejamento estratégico em campanhas publicitárias dá-se em função da ênfase em marketing, que é a proposta do Projeto Pedagógico do curso”, explicou a diretora da Faculdade, Teresinha Cristiane de Morais. Um dos reconhecimentos do mercado pela Faculdade é a premiação do cartaz da Campanha da Fraternidade, que já venceu 19 vezes, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Procuramos desenvolver nos alunos, nas aulas e na Agência Experimental o senso crítico para a produção publicitária, além de discutirmos a ética da profissão, que é condutora das ações dos nossos futuros publicitários”, explicou.

Jornalismo é referência na RMC
A Faculdade de Jornalismo tornou-se referência na Região Metropolitana de Campinas (RMC) com seu projeto pedagógico que prioriza a formação de um profissional com uma bagagem humanística, competência técnica e teórica na área de comunicação – especificamente do jornalismo – e capacidade de discernimento ético para atuar na área. “As recentes mudanças sofridas pelo jornalismo nas redações, assessorias de imprensa e empresas de forma geral têm estimulado o corpo docente e discente a uma constante reflexão sobre a prática da profissão”, afirmou o diretor da Faculdade, Lindolfo Alexandre de Souza. “Graças a esse ensino, a pesquisa e às atividades de extensão nos tornamos hoje referência no ensino de jornalismo na região”, completou. Segundo ele, é importante reconhecer o percurso histórico do curso, que já formou jornalistas que hoje atuam na imprensa escrita e eletrônica em Campinas, na região, pelo País e até no exterior.

SERVIÇO:
Palestra Serginho Groisman
“O papel do profissional da Comunicação no século XXI”
Data:
05/05/2010 – quarta-feira