Semana Acadêmica une Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão de 23 a 27 de outubro

Eventos presenciais e virtuais mobilizam todos os setores da Universidade

A Semana Acadêmica 2023 da PUC-Campinas será realizada de 23 a 27 de outubro, nos campi I e II da Universidade, com atividades diversas e em diferentes espaços. O evento integra Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, e, neste ano, terá como tema principal a inovação e seu impacto social. Para isso, a organização trará pessoas que desenvolveram projetos aliando tecnologia com uma inovação importante para a sociedade.

Serão realizados, de forma presencial e virtual, por meio da plataforma Teams, workshops, minicursos, trabalhos acadêmicos, palestras, exposições, oficinas, apresentações de pesquisas e performances artísticas, entre outros eventos. Eles são abertos a todos da comunidade acadêmica: estudantes, professores e funcionários.

Na semana, serão realizadas atividades do XVIII Encontro de Iniciação Científica e o XIII Encontro de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação e o XIII Encontro Anual, de Extensão Universitária, com apresentações de pôsteres, palestras e oficinas. Também serão apresentados trabalhos dos mestrandos e doutorandos no V Postgraduate Meeting e outras atividades como o III Fórum do Centro de Longevidade Vitalità, e o IV Fórum do Observatório PUC-Campinas.

Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever

Na Iniciação Científica, haverá uma palestra do professor Sérgio Salles, da Unicamp, com a presença do Comitê Externo do CNPq, que vem para avaliar os trabalhos. No Postgraduate Meeting, um evento voltado à internacionalização, em que são apresentados os pôsteres em inglês, os alunos que estão iniciando mestrado e doutorado na Universidade apresentam seus projetos para avaliadores externos.

“O importante, nesses trabalhos, é o envolvimento dos alunos de graduação e pós-graduação, que se reúnem, divulgam seus trabalhos e conhecem outros que a Universidade tem. A programação está repleta de opções abertas para toda a comunidade interna, alunos, funcionários, docentes. São eventos da extensão, iniciação científica, do Observatório PUC-Campinas e apresentações artísticas do Centro de Cultura e Arte. É uma semana muito rica que mostra todas as oportunidades que a Universidade oferece”, diz a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Atividades paralelas

Dentro da Semana Acadêmica, serão realizadas outras atividades paralelas. O Universo PUC, por meio do qual estudantes de Ensino Médio podem conhecer as estruturas da Universidade e de seus cursos, ocorrerá no Campus I, no dia 24, das 13h30 às 18h.

No dia 27, das 19h às 22h30, será realizada a edição 2023 do Sempre PUC, no qual ex-estudantes são homenageados e convidados a falar sobre suas experiências acadêmicas e profissionais. O evento será no Auditório Principal do Campus I.

Também será aberto, nos campi I e II, o Programa Yoga e Tai Chi Chuan. No dia 26, a inauguração contará com uma palestra e atividade na área de descompressão do Campus II, junto à biblioteca, das 9h às 12h. No dia 27, a atividade será no Campus I, em frente à praça de alimentação, das 9h às 12h30.

“Entendemos que é um momento para mostrarmos os trabalhos realizados ao longo do ano e para integrarmos as Pró-Reitorias. Esse envolvimento de toda a Universidade, junto com as escolas, com os cursos, com as faculdades, com os alunos e com os professores, é muito importante para a gente fazer um balanço e um mapeamento das nossas produções, para pensar no nosso agir pedagógico, sair um pouco de sala de aula e conseguir refletir e respirar um pouco mais, no sentido de fazer, mesmo, um diagnóstico, um balanço e mostrarmos o quanto de trabalho a gente tem feito”, diz a Profa. Dra. Cyntia Andretta, Pró-Reitora de Graduação.

Inovação

Pela Pró-Reitoria de Inovação, haverá palestras e encontros com personalidades que realizaram inovação, algumas aliando tecnologia digital com uma inovação importante para a sociedade. Entre elas está Luís Norberto Pascoal, fundador da D. Pascoal, que vai falar sobre a trajetória dele e da Fundação Educar.

Também haverá palestra com Nádia Rebouças, que trabalhou com Betinho e foi criadora do Fome Zero, programa referenciado no mundo inteiro. Além disso, a programação conta com uma líder indígena empreendedora, influenciadoras do Instagram, a diretora de Marketing Global da Natura, uma ex-aluna que criou um fundo para ajudar negócios de mulheres negras, o superintendente da FEAC e uma representante do projeto SOMA, divisão do BTG Pactual que capacita a gestão das ONGs.

“Estamos querendo trazer essa inovação para outros olhares além da tecnologia digital. Como a Semana Acadêmica deste ano tem como tema inovação e impacto na sociedade, a ideia é desvincular um pouco a questão da inovação somente aliada à tecnologia digital, pois a gente tem inovação em inúmeros processos, inclusive para ajudar as comunidades”, diz a Profa. Dra. Camila Brasil, Pró-Reitora de Inovação.

Minicursos

Entre as outras atividades presentes na semana estão minicursos e oficinas com atividades desenvolvidas na Universidade para especialização e atualização profissional.

“Conhecimento, integração e troca de experiências. A Semana Acadêmica é mais um diferencial da PUC-Campinas na formação integral de nossos estudantes. Na Pró-Reitoria de Educação Continuada, contribuímos com nossos cursos de Pós-Graduação e os rápidos, além das oficinas sobre projetos pedagógicos planejadas”, disse o Prof. Dr. Rogério Bazi, Pró-Reitor de Educação Continuada.

Marcelo Andriotti
22 de outubro de 2023