Saiba como utilizar o espaço Mescla da PUC-Campinas e fortalecer sua experiência acadêmica

Ações estão sendo oferecidas de forma on-line durante a quarentena; participe!

Quem é estudante da PUC-Campinas certamente já se deparou com o espaço Mescla, localizado próximo à biblioteca do Campus I. Um ambiente elegante, moderno e tecnológico de encher os olhos, não é verdade? E mais importante do que isso: um local de aprendizado para fortalecer a formação acadêmica e profissional dos alunos.

Saiba como participar das atividades:

O Mescla, inaugurado no início deste ano, tem como um de seus objetivos fomentar a inovação, o empreendedorismo e outros projetos ligados ao universo de startups. Busca estimular e ajudar os estudantes no desenvolvimento de ideias inovadoras e na criação de empresas de tecnologia e demais áreas que contribuam na solução dos problemas da comunidade.

O espaço de coworking e o laboratório de fabricação digital que compõem o local, armazenando ampla infraestrutura com miniauditório, salas de reunião, termomodeladora, cortadores a laser, impressoras 3D e outros equipamentos, criam o ecossistema para o aprimoramento de projetos e surgimento de potenciais negócios de sucesso.

Na impossibilidade de abrir suas portas durante a pandemia, o espaço Mescla preparou 4 formas de participar das atividades a distância. São iniciativas gratuitas e ­on-line para manter os alunos atualizados e engajados nas questões de inovação que tendem a revolucionar o mercado de trabalho nos próximos anos. Vai ficar de fora dessa?

1.Orientações para novos negócios e desenvolvimento de startups.

Uma das formas de relacionamento com o espaço Mescla ocorre por meio das orientações para novos negócios. O atendimento, que seguirá acontecendo normalmente no segundo semestre, busca auxiliar os estudantes na construção de seus projetos de empreendedorismo. Professores ou membros da equipe Mescla, disponíveis mediante agendamento de horário para diálogo pelo ­e-mail mescla@puc-campinas.edu.br, fornecerão auxílio sobre os métodos de estruturação dos projetos, modelagem de negócios, ideação de startups e outras questões correlatas ao tema.

2. Palestras e minicursos

Realizados desde junho, as palestras e minicursos são voltados aos estudantes da Universidade e seus familiares de forma gratuita e on-line pela plataforma Microsoft Teams. Com a finalidade de promover capacitação e atualização, sobretudo após as mudanças decorrentes da pandemia, as atividades serão oferecidas ao longo do semestre mediante inscrição.

Em setembro, já estão confirmados para os dias 8, 17 e 29, respectivamente, minicursos com as temáticas “Como negociar qualquer coisa, com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo”; “Espaços para aprendizagem inovadora”; e “Como formatar seu infoproduto”. Os links para as inscrições serão disponibilizados gradativamente e divulgados nos canais oficiais (portal e redes sociais) da Universidade.

3. 3ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo (Motiv.se)

A Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas, em sua terceira edição, objetiva estimular e valorizar a produção de projetos inovadores gerados por alunos e professores, sendo o evento, desta vez realizado remotamente nos dias 23 e 24 de setembro, pelo Microsoft Teams, aberto a toda a comunidade. Até 10 de setembro, os estudantes podem submeter seus projetos (ideias de negócios, ainda que em fase inicial) pelo site da Universidade. (Clique e saiba mais)

Os trabalhos apresentados no evento serão avaliados por professores do Mescla e profissionais da aceleradora Venture Hub. Os melhores serão selecionados e convidados para o Programa de Aceleração de Startups da PUC-Campinas, que visa amadurecer os projetos, tornando-os viáveis como produtos ou serviços para o mercado.

4. Programa de Aceleração de Startups

Alunos da Universidade, individualmente ou em grupos de até 8 pessoas, poderão ter suas ideias de negócios assessoradas por professores do Mescla e profissionais da aceleradora Venture Hub por dois semestres. Para isso, devem inscrever seus trabalhos até 10 de setembro (clique para se inscrever) no site da PUC-Campinas. Os melhores projetos serão selecionados durante a 3ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo, que ocorre virtualmente nos dias 23 e 24/09.

O programa busca ajudar projetos em fase inicial a crescer e se tornar negócios estruturados e aptos para funcionamento.

Vinícius Purgato
31 de agosto de 2020