Resultados de 2023 mostram queda expressiva das importações na RMC

Análise do Observatório prevê leve aumento das importações em 2024

O Observatório PUC-Campinas divulgou os últimos resultados da balança comercial da Região Metropolitana de Campinas em dezembro de 2024. No estudo, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, com assistência de João Lucas Alves da Silva, também foi realizada uma análise de 2023 e previsões para este ano de 2024. O estudo aponta para um leve aumento nas importações e queda nas exportações neste ano.

As análises para 2024, a partir dos dados da série histórica, apontam para um ano de leve aumento nas importações (var. 2,24%) e queda das exportações (var. -6,56%). A última previsão para o ano de 2023, apresentada no informativo anterior, apontava para um ano de queda expressiva nas importações (var. -20,35%) e leve queda das exportações (var. -2,20%).

Efetivamente, considerando, por fim, os dados de comércio internacional de dezembro de 2023, observou-se uma queda nas importações de -19,70% e uma queda das exportações de -2,48%.

“A redução das importações pode estar relacionada à queda no valor importado tanto de bens acabados como bens intermediários. Reduções expressivas na importação de bens intermediários indicam, em geral, queda do ritmo da produção industrial”, disse o Prof. Paulo.

Dezembro

Para a análise do mês de dezembro de 2023, os dados utilizados são da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Media Lab. Por fim, este informativo é concluído com uma previsão do comportamento da balança comercial para o ano de 2023.

Clique aqui para ver estudo completo

Dentre as informações analisadas, destacam-se, em dezembro, a diminuição de -0,09% nas exportações e diminuição de -13,4% nas importações da RMC, resultando em queda de -19,62% no déficit comercial regional.

As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo foram de 21,17% e 5,67%, respectivamente, a maior desde 2021 e a menor da última década.

Em 12 meses, houve diminuição de -2,49% nas exportações e diminuição de -19,7% nas importações da RMC, resultando em queda de -27,24% no déficit comercial regional.

Destaca-se o crescimento do valor das exportações de óleos de petróleo ou de minerais betuminosos e de coque de petróleo, betume de petróleo e outros resíduos de petróleo.

Também houve queda do valor importado de agroquímicos, compostos heterocíclicos de nitrogênio e ácidos nucleicos e seus sais.

Aumentos relativos das exportações só ocorreram para quatro de todos os principais destinos, com destaque positivo para Estados Unidos e Países Baixos, e queda relativa das exportações para a China.

Houve queda relativa das importações de praticamente todas as principais origens, com destaque para China e Estados Unidos, além de crescimento significativo das importações russas.

Em suma, para além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram piora da atividade do setor externo da RMC, em dezembro de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Marcelo Andriotti
18 de janeiro de 2024