Reitor da PUC-Campinas participa de missão acadêmica entre Reitores com o Papa Francisco

Participação foi articulada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Missão, organizada pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común (RUC), reuniu instituições da América Latina e do Caribe

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participa, em Roma, na Itália, do “Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança”, missão acadêmica organizada pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común (RUC), nos dias 20, 21 e 22 de setembro. A agenda de eventos, programada para a Santa Sé, com mais de 200 reitores, sendo 40 do Brasil, teve a presença do Papa Francisco e contou com diversos grupos de trabalho sobre temas de vital importância para todo planeta.

Na perspectiva das Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti, os reitores de universidades da América Latina e do Caribe – convocados pela RUC, em colaboração com a Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL) – encontraram o Papa Francisco para renovar o compromisso de cuidar da Casa Comum.

No primeiro dia de agenda, foram realizados grupos de trabalho sobre temas de relevância mundial, como questões ambientais, envolvendo mudanças climáticas, água e biodiversidade; atividades econômicas relacionadas à tecnologia e tecnocracia; assuntos sociais, com destaque para a degradação social e a desigualdade; e também questões culturais, como o desemprego e a migração. No período da tarde, os debates seguiram, abordando outros temas, como direitos humanos, ecologia integral, paz e cidadania, fraternidade e cooperação.

Nesta quinta-feira (21), os reitores participaram, no Vaticano, de audiência com o Papa Francisco e realizaram novas atividades no período da tarde. A programação terminou nesta sexta-feira (22), com uma reunião com o Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza, e uma visita à Universidade Roma Tre, com a participação do Reitor Prof. Dr. Massimiliano Fiorucci, do Pró-Reitor de Internacionalização, Prof. Dr. Giorgio Resta, e do Diretor do Departamento de Línguas, Literatura e Cultura Estrangeira, Prof. Dr. Giorgio de Marchis.

Carlos Giacomeli
22 de setembro de 2023