PUC-Campinas traz economia inclusiva por meio da Ecafro

Evento, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Econômicas, da Escola de Economia e Negócios, e pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, trouxe a temática de inclusão na economia por meio de palestras e cases de sucesso na região

A Escola de Economia e Negócios, por meio da Faculdade de Ciências Econômicas, e o Centro de Estudo Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro realizaram, na PUC-Campinas, o Ecafro: evento voltado para a economia inclusiva. Durante o dia todo, os participantes puderam acompanhar palestras e rodas de conversas sobre os desafios e oportunidades na inserção socioeconômica de africanos e afro-brasileiros.

A iniciativa tem por objetivo alinhar conceitos em prol de uma comunicação empática, que permita qualificar os debates econômicos e contribuir com a construção de sociedade mais respeitosa, justa e solidária, através da apresentação de conteúdos científicos, ações empreendedoras, manifestações culturais e artísticas e apresentação de políticas públicas e empresariais, com ênfase nos aspectos étnicos e nas desigualdades e assimetrias geradas em função dessa condição.

A programação teve, na abertura, o Prof. Me. Duncan Chaloba, da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas. O professor foi um dos organizadores e fez parte do Movimento Negro Unificado, realizando trabalhos sobre o tema desde 2004 no Brasil.

Entre as atrações, o evento trouxe cases de sucesso com Fabiana Lourenço; Edson Ferraz (Coordenador do Projeto Afro-empresarial); Odair Marques (Coordenador Afro-empreendedorismo); e Rogério (empresário – Afro Sapiens).

A programação trouxe, também, palestras com Ademir da Silva, sobre Reparação e Equidade Social; Luciana Lourenço, sobre Desenvolvimento de produtos de Estética; e José Henriques da Silva Ribeiro (Coordenador da Rede de Economistas Pretos e Pretas).

O professor Duncan Chaloba teve a oportunidade de falar sobre oportunidades de Brasil-África. Depois, estudantes africanos que estudam na PUC-Campinas puderam compartilhar as experiências vividas na Universidade e os impactos que levam para as famílias.

Rui Mucaje (AfroChamber – Câmara de Comércio Afro-Brasileira), Odair Marques da Silva (Atlas Geocultural), José Henriques da Silva Ribeiro (REPP – Rede de Economistas Pretos e Pretas), Ilcéi Mirian e Marcos Ferreira (Afromix) também puderam compartilhar suas especialidades.

Para o professor Duncan Chaloba, o saldo do evento foi bastante positivo. “O saldo, para mim, pessoalmente, foi muito mais do que eu esperava. Todos os participantes propuseram parcerias, professores de diferentes especialidades participaram, estudantes, todos gostaram muito do conteúdo, que foi muito rico. Esperamos desdobramentos positivos”, comentou o professor.

Carlos Giacomeli
21 de setembro de 2023